Noções básicas de marketing para uma pequena empresa

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Marketing é o processo de comunicação com seus clientes para convencê-los a comprar seus produtos ou serviços. Esse tipo de comunicação exige entender as necessidades de seus clientes e apresentar uma solução que só você pode entregar. Diz a equipe Seo BH em seu site: https://www.seobh.org/.

Noções básicas de marketing

marketing para sua pequena empresa é composto por uma variedade de estratégias que você pode usar para se comunicar e persuadir os clientes. Isso pode incluir publicidade paga, aparições em eventos, campanhas de relações públicas , tráfego online, mídia social, promoções por e-mail e muito mais.

Cada uma dessas ferramentas de marketing se conecta a um tipo diferente de cliente, atinge um número diferente de pessoas e custa uma quantia diferente para ser executada. Como resultado, cada empresa precisará de uma combinação diferente de ferramentas para criar uma estratégia de marketing eficaz. Isso é conhecido como mix de marketing do seu negócio . Um mix de marketing eficaz leva ao crescimento dos negócios, o que pode acontecer de quatro maneiras:

  • Conquistando mais clientes.
  • Persuadir cada cliente a comprar mais produtos.
  • Persuadir cada cliente a comprar produtos mais caros ou vender mais para cada cliente.
  • Persuadir cada cliente a comprar produtos mais rentáveis.

Cada uma dessas opções aumenta sua receita e lucro. Os três últimos, no entanto, todos dependem do primeiro. Antes de persuadir os clientes a mudar seus padrões de compra, primeiro você precisa adquirir esses clientes.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

A importância do mercado-alvo no marketing para pequenas empresas

A aquisição de clientes depende de conhecer e entender seu mercado-alvo. Para qualquer negócio, apenas uma parte da população compradora se transformará em clientes. O marketing eficaz deve falar diretamente com as preocupações, necessidades e valores desse mercado-alvo. Caso contrário, você perderá tempo, dinheiro e outros recursos tentando atrair consumidores que nunca se tornarão seus clientes.

A demografia do seu mercado-alvo afetará todas as escolhas que você fizer em seu marketing. Compreender seus clientes ajudará você a responder a perguntas sobre suas opções de marketing, como:

  • Que linguagem você deve usar em seus anúncios, slogans, slogans e outras mensagens?
  • Quais plataformas de mídia você deve usar para publicidade?
  • Quais palavras-chave você segmentará em seu conteúdo da web e otimização de mecanismos de pesquisa ?
  • Existem outras empresas ou organizações com as quais você pode fazer parceria?
  • Existem opções de patrocínio ou de alcance da comunidade que irão atrair a atenção e boa vontade de seus clientes?
  • Você deve oferecer quaisquer vendas, promoções ou descontos?
  • Como você vai interagir com os clientes para fazer vendas e distribuir seus produtos?

Para cada uma dessas opções de marketing, entender seu cliente-alvo o guiará para fazer escolhas eficazes. Se você tiver problemas para responder a qualquer uma dessas perguntas, talvez seja necessário realizar uma pesquisa de mercado . Isso ajudará você a entender melhor seu mercado-alvo, o que informará suas escolhas de marketing.

Apresentando sua proposta de valor

Depois de saber quem são seus clientes-alvo e como você os alcançará, você precisa apresentá-los com sua proposta de valor , às vezes chamada de proposta de venda exclusiva ou USP.

Esta declaração é o núcleo do seu negócio e do seu marketing. É uma promessa que você faz aos seus clientes que descreve o que você está oferecendo, como os clientes se beneficiarão e por que você é a melhor empresa para escolher.

A criação de uma forte proposta de valor depende da compreensão não apenas de seus clientes, mas também de sua concorrência . Para convencer os clientes a escolher você em vez de um concorrente, você precisa demonstrar o benefício que só você pode oferecer. Esse benefício pode assumir várias formas, como acessibilidade, preço, status ou valor.

Depois de definir sua proposta de valor, ela deve ser o núcleo de todas as mensagens de marketing que você comunica aos clientes.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Marketing para pequenas empresas com orçamento limitado

A maioria das pequenas empresas trabalha com um orçamento de marketing limitado . Ao contrário das grandes empresas, que podem se dar ao luxo de experimentar várias estratégias de marketing caras para encontrar a melhor, as pequenas empresas devem ser criativas e cuidadosas com suas escolhas de marketing.

Além da publicidade tradicional, tanto on-line quanto off-line, as pequenas empresas podem usar táticas de marketing eficazes e conscientes do orçamento, como:

  • Solicitar a fornecedores ou associados que participem de publicidade cooperativa.
  • Envio de referências de clientes existentes e incentivos de compra.
  • Usar sites como o HARO para aparecer na mídia e se posicionar como um especialista em seu campo.
  • Pegando carona em eventos locais para interagir com clientes em potencial dentro ou fora do seu local de trabalho.
  • Patrocínio de um evento, equipe esportiva ou campanha de caridade.

Outra maneira eficaz de comercializar uma pequena empresa dentro das restrições orçamentárias é criar um programa completo que combine atividades de vendas com suas táticas de marketing. A combinação dos dois diminuirá suas despesas de marketing e adicionará uma interação valiosa com seus clientes e clientes em potencial. Essa interação fornecerá informações sobre suas necessidades, preocupações e valores.

Onde quer que você decida gastar seu orçamento de marketing, crie uma maneira de rastrear cada campanha com ferramentas como anúncios codificados, páginas de destino dedicadas ou números de telefone ou simplesmente perguntando aos clientes em potencial onde eles ouviram falar de você. Isso permite determinar quando uma tática de marketing para de funcionar e substituí-la por uma estratégia mais eficaz.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Quando todos estão envolvidos no marketing, o alcance da sua prática ganha vida própria. Você pode ser proativo—antecipando necessidades e desejos e entregando experiências excepcionais aos seus pacientes—e reativo—respondendo a eventos e situações em sua comunidade (tanto física quanto online)—em tempo real.

Ser proativo é comumente visto como superior a ser reativo, mas há momentos em que uma resposta rápida pode ser oportuna e eficaz. Apenas certifique-se de que a reatividade seja cuidadosamente controlada pela implementação de uma cadeia de responsabilidade; é melhor errar por cautela do que passar semanas ou meses tentando se recuperar de uma gafe cara nas mídias sociais porque uma postagem responsiva não foi pensada completamente.

Ao implementar essas iniciativas de marketing, você pode aumentar seu alcance, aprimorar seus relacionamentos com pacientes existentes e potenciais e maximizar suas receitas de consultório em 2021.  

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital

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