Varizes – Tratamento de Injeção ou Escleroterapia
O que é escleroterapia?
A escleroterapia ou injeção de varizes é um procedimento destinado a melhorar a aparência de suas varizes. Uma solução chamada esclerosante é injetada nas veias, o que danifica o revestimento interno da veia e faz com que o sangue na veia coagule.
Com o tempo, seu próprio corpo destruirá a veia e ela desaparecerá. A solução normalmente utilizada para este procedimento é chamada de tetradecil sulfato de sódio (STD) e está disponível em diferentes concentrações, dependendo do tamanho da veia a ser tratada. Quer saber mais sobre os tratamento de varizes, acesse https://angio.com.br/
O que é escleroterapia com espuma?
Normalmente, a DST é injetada como uma solução diretamente na veia a ser tratada. Na escleroterapia com espuma, pequenos volumes da solução são convertidos em espuma por mistura rápida e agitação com um pequeno volume de ar. Isso pode então ser usado para tratar algumas das veias anormais subjacentes maiores que normalmente não seriam tratadas com a escleroterapia tradicional.
Isso é feito sob orientação de ultrassom. A solução de espuma causa espasmos venosos graves e um volume maior pode ser injetado sem usar muita solução STD.
A espuma é melhor do que a escleroterapia tradicional?
Os resultados iniciais com a escleroterapia com espuma são muito promissores e esse método de tratamento oferece uma alternativa potencial à cirurgia. No entanto, deve-se enfatizar que este é um tratamento novo e neste momento os resultados a longo prazo ainda não são conhecidos e não é possível dizer como este tratamento se compara à cirurgia tradicional ou escleroterapia em termos de resultados.
Minhas veias são adequadas para escleroterapia por injeção de espuma? As varizes com veias isoladas das pernas ou envolvendo a veia truncal longa ou a veia truncal curta são adequadas para este tipo de tratamento (a maioria das veias varicosas).
Se você tem varizes muito grandes e muito grandes, a cirurgia pode ser melhor do que a escleroterapia. Se você tiver quaisquer tendências subjacentes de coagulação do sangue, pode não ser aconselhável se submeter à escleroterapia.
O que o procedimento envolve?
Dependendo do número de varizes que você tem, você pode precisar de 2 ou 3 sessões de tratamento, ocasionalmente mais. Primeiro, a veia principal superficial a ser tratada é marcada em sua perna usando ultrassom. O anestésico local é então injetado em uma pequena área da pele, geralmente na parte inferior da perna ou no meio da panturrilha, e uma agulha é inserida na veia, novamente usando ultrassom.
Este é lavado com uma solução salina contendo Contém heparina, um anticoagulante, apenas para manter a agulha aberta. Duas ou três agulhas menores (chamadas agulhas de borboleta) são inseridas nas veias varicosas visíveis na perna e lavadas da mesma maneira. Sua perna é então levantada sobre o sofá e a solução de espuma é injetada em cada uma das agulhas em pequenas quantidades de cada vez. Durante isso, você será solicitado a dobrar o tornozelo para cima e para baixo para aumentar o fluxo sanguíneo nas veias profundas.
Você pode sentir uma leve picada quando a espuma é injetada, mas geralmente é indolor. A passagem da espuma na veia é monitorada com ultrassom, e as injeções de espuma em cada agulha são repetidas 2 ou 3 vezes.
Após a injeção de espuma suficiente, as agulhas são removidas e pedaços de esponja, gaze ou plástico-bolha (almofadas de compressão) são colocados na perna, seguidos de um curativo para comprimir as veias tratadas. Em seguida, coloca-se uma meia elástica de compressão na perna, inclusive na coxa, com fecho na cintura. Isso vai parecer confortável, mas não deve ser tão apertado a ponto de descolorir ou machucar seu pé.
O que acontece após o tratamento?
Você deve usar as almofadas de compressão, bandagem e meia continuamente por 5 dias. Depois disso, pode-se retirar os absorventes e o curativo e recolocar a meia, que deverá ser usada por mais 7 dias. Durante esses 7 dias você pode tirar as meias para tomar banho e, se desejar, também à noite. Se você achar a meia confortável e quiser usá-la por mais tempo, isso pode ajudar. Por favor, traga sua meia com você em sua próxima visita, pois ela pode ser reutilizável se você tiver outras injeções.
Você tem que andar muito e geralmente pode realizar a maioria das atividades normais sem problemas. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico.
Você pode estar normalmente ativo após o tratamento e não precisa evitar nada de especial. No entanto, não deve conduzir no dia do procedimento se notar quaisquer perturbações visuais (ver abaixo).
Preciso de tratamento adicional?
É improvável que todas as suas varizes melhorem após uma série de injeções e você pode precisar de vários tratamentos. Você será visto novamente em algumas semanas e mais injeções podem ser dadas nesta fase. Algumas das veias não tratadas podem ter encolhido nesta fase. Para saber os diferentes tratamentos da varizes, acesse https://angio.com.br/
Quais são as complicações?
Tromboflebite superficial
A maioria das pessoas tem alguns caroços duros que se formam nas veias tratadas. Estas são áreas de coagulação do sangue nas veias tratadas. Isso não é motivo de preocupação, mas pode estar associado a inflamação e desconforto. Neste caso, analgésicos anti-inflamatórios podem ajudar. Esses caroços eventualmente encolherão e desaparecerão, mas isso pode levar várias semanas ou meses. Este processo pode ser acelerado pelo seu médico enfiando uma agulha nos caroços e sugando-os, que se liquefazem novamente após algumas semanas.
Pigmentação marrom da pele
Isso pode ocorrer após a tromboflebite superficial descrita acima e pode ser permanente. No entanto, geralmente desaparece em um período de vários meses e pode desaparecer completamente.
Trombose venosa profunda (TVP)
Se a solução entrar nas veias profundas, existe o risco de trombose. Isso pode ser muito pequeno, sem sintomas, ou um grande coágulo de sangue com risco de embolia pulmonar (um coágulo de sangue vazando para os pulmões). Por isso, apenas pequenos volumes de espuma são injetados por vez e o tornozelo é treinado para manter um bom fluxo nas veias profundas. A cirurgia também acarreta o risco de trombose venosa profunda.
Varizes recorrentes e residuais
Se você tem varizes persistentes, geralmente pode injetá-las na próxima consulta. No entanto, se você tiver muitas varizes muito pequenas, pode não ser possível erradicá-las todas. É possível que a veia tratada reabra. O risco disso é atualmente desconhecido e apenas dados de acompanhamento de longo prazo fornecerão essas informações. Nesse caso, seria possível tratar a veia novamente, seja com uma injeção adicional ou com cirurgia.
Úlceras cutâneas
Se a solução não penetrar na veia, mas penetrar no tecido circundante, pode desenvolver-se uma pequena úlcera cutânea. Isso vai curar, mas isso pode levar várias semanas e deixar uma cicatriz.
Reação alérgica
A alergia à solução utilizada é rara, mas pode ocorrer. Se tiver alergias, deve informar o seu médico.
Distúrbios visuais
Houve relatos de distúrbios visuais transitórios com injeções de espuma. Não é certo por que isso ocorre, mas é mais comum em pessoas que sofrem de enxaqueca.
Derrame
Houve um número muito pequeno de derrames após a escleroterapia com espuma. No entanto, este é apenas um de muitas centenas de milhares de tratamentos realizados em todo o mundo. Nesses casos, pode ter havido motivos específicos para o derramamento, incluindo uma grande quantidade de espuma injetada.
Se ainda tiver dúvidas, contacte o seu médico especialista ou um dos funcionários ou enfermeiros que cuidam de si na enfermaria.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Variz
Average Rating