Varizes e suas causas, sintomas e mais !!

Read Time:5 Minute, 43 Second

Sintomas

As varizes podem não causar dor. Os sinais de varizes incluem:

  • Veias que são roxas escuras ou azuis
  • Veias que parecem torcidas e salientes, muitas vezes aparecendo como cordas nas pernas

Quando ocorrem sinais e sintomas dolorosos de varizes, eles podem incluir:

  • Uma sensação de dor ou peso nas pernas
  • Ardor, latejante, cãibras musculares e inchaço na parte inferior das pernas
  • Agravou a dor depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo
  • Coceira em torno de uma ou mais veias
  • Alterações na cor da pele em torno de uma veia varicosa

As veias da aranha são semelhantes às varizes, mas são menores. As veias da aranha são encontradas mais perto da superfície da pele e geralmente são vermelhas ou azuis.

As veias da aranha ocorrem nas pernas, mas também podem ser encontradas no rosto. Eles variam em tamanho e muitas vezes se parecem com uma teia de aranha. Quer saber mais sobre varizes, acesse https://angio.com.br/

Causas

Válvulas fracas ou danificadas podem levar a varizes. As artérias transportam o sangue do coração para o resto do corpo. As veias devolvem o sangue do resto do corpo ao coração. Para devolver o sangue ao coração, as veias das pernas devem trabalhar contra a gravidade.

As contrações musculares na parte inferior das pernas agem como bombas, e as paredes elásticas das veias ajudam o sangue a retornar ao coração. Pequenas válvulas nas veias se abrem quando o sangue flui para o coração e depois se fecham para evitar que o sangue flua de volta. Quando essas válvulas estão fracas ou danificadas, o sangue pode voltar e se acumular nas veias, fazendo com que as veias se estiquem ou torçam.

Fatores de risco

Os seguintes fatores podem aumentar o risco de desenvolver varizes:

Era: O envelhecimento desgasta as válvulas nas veias que ajudam a controlar o fluxo sanguíneo. Eventualmente, esse desgaste faz com que as válvulas permitam que algum sangue flua de volta para as veias, onde se acumula.

Sexo: As mulheres são mais propensas a desenvolver a condição. Alterações hormonais antes da menstruação ou durante a gravidez ou menopausa podem ser um fator, pois os hormônios femininos tendem a relaxar as paredes das veias. Tratamentos hormonais, como pílulas anticoncepcionais, podem aumentar o risco de varizes.

Gravidez: Durante a gravidez, o volume de sangue no corpo aumenta. Essa mudança ajuda o bebê a crescer, mas também pode dilatar as veias das pernas.

História de família: Se outros membros da família tiveram varizes, há uma chance maior de que você também tenha.

Obesidade: A obesidade aumenta a pressão nas veias.

Muito tempo em pé ou sentado: O movimento promove a circulação sanguínea.

Você pode prevenir varizes?

As varizes ocorrem por vários motivos. Os fatores de risco incluem idade, histórico familiar, sexo feminino, gravidez, obesidade, reposição hormonal ou terapia contraceptiva, ficar sentado ou em pé por tempo prolongado, entre outros. Alguns desses fatores de risco – como histórico familiar ou idade – são mais difíceis de evitar do que outros. Mas existe uma maneira de prevenir varizes?

Infelizmente, a resposta é não. No entanto, eles podem impedir que as varizes existentes piorem. Você também pode levar um estilo de vida saudável para retardar os problemas com suas veias pelo maior tempo possível. Aqui estão algumas dicas.

1. Evite ficar sentado ou em pé por muito tempo

Ficar em pé ou sentado em uma posição por longos períodos dificulta o fluxo de sangue pelas veias das pernas contra a força da gravidade. Isso aumenta a pressão nas veias. Isso pode eventualmente fazer com que o sangue se acumule em torno de seus tornozelos, fazendo com que seus pés e panturrilhas fiquem inchados e doloridos.

O exercício reduz a pressão venosa e melhora a circulação sanguínea. Se você estiver preso em uma mesa, faça pequenos exercícios como:

  • Vender os pés
  • Estender os tornozelos
  • Dobrar os joelhos ao marchar

Tente levantar as pernas pelo menos três vezes ao dia, cada uma por 15 minutos. Levantar os pés acima do coração quebra o círculo da gravidade. Isso leva a uma melhor circulação sanguínea e menos inchaço nos tornozelos.

2. Uso de meias de compressão

As meias e meias de compressão podem ajudar a manter as válvulas venosas na posição correta. Isso facilita o funcionamento adequado das veias, reduzindo o acúmulo de sangue, o inchaço e a dor.

Você pode sentir menos cólicas à noite depois de usar compressão de suporte durante o dia. Existem diferentes tipos de níveis de compressão, dependendo de quão danificadas suas veias estão. É uma boa ideia falar com seu médico ao escolher uma das quatro opções de compressão: leve, média, firme ou extra firme. Quer saber mais sobre varizes? Acesse https://angio.com.br/tag/varizes/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

3. Viva saudável

As varizes podem se desenvolver devido a fatores de risco que você não pode controlar. Portanto, é importante adotar um estilo de vida saudável para evitar mais danos às suas veias.

A obesidade com aumento da pressão nas veias é um dos agravantes. Uma dieta saudável baseada em carboidratos complexos, quantidades adequadas de proteínas e gorduras saudáveis ​​é fundamental. Evite alimentos ricos em sal e adicione alimentos ricos em fibras e potássio. Beba bastante água ao longo do dia – manter-se hidratado significa fluxo sanguíneo saudável.

4. O exercício deve fazer parte da sua rotina

O melhor exercício para prevenir varizes é a caminhada.

A ioga também é uma boa opção. Você pode praticar muitas poses que farão com que seus pés fiquem mais altos que seu coração. Estes são chamados de inversões e incluem um headstand, um ombro e uma pose de perna na parede.

A ioga também pode ajudar a alongar e tonificar os músculos mais profundos das panturrilhas e isquiotibiais. Os músculos profundos podem, até certo ponto, ajudar as válvulas nas veias a funcionar corretamente. As poses de alongamento e tonificação incluem o cão virado para baixo, a maioria das poses de flexão para a frente e saudações ao sol.

Outros tipos de exercícios benéficos incluem ciclismo e natação.

5. Posições de dormir para mulheres grávidas A gravidez é uma das maiores causas de varizes.

Dormir do lado esquerdo pode ajudar a prevenir a formação de varizes e aliviar os sintomas das varizes existentes. Esta posição de dormir ajuda a aliviar a pressão que o útero em expansão exerce sobre a grande veia pélvica, localizada no lado direito do corpo.

Qual é a perspectiva para as varizes?

Com o tempo, as válvulas nas veias enfraquecem, o que piora as varizes. Não há muito que você possa fazer sobre sua idade, sexo ou histórico familiar. Mas comer uma dieta saudável, exercitar-se regularmente, manter-se hidratado e manter sua pressão arterial saudável são todos aspectos do seu controle.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Variz

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post 3 Benefícios de ter um dermatologista
Next post Dicas e truques para criar os melhores convites de casamento virtual