Substituição da embreagem – tudo o que você precisa saber como motorista

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Para alguns redutores, o debate da caixa de câmbio manual/automática não é um problema. Isso porque eles preferem o veículo de transmissão manual, qualquer dia, e desaprovam as marchas automáticas. Os carros com transmissão manual são extremamente divertidos de dirigir, pois há um entendimento entre o motorista e o carro criado pela troca de marchas. A mudança se torna outra parte do corpo para o motorista. No entanto, a substituição da embreagem é necessária a cada 40.000 km a 100.000 km ou mais, dependendo de vários fatores. Para mais informações acesse: http://rsembreagem.com.br.

Problemas de embreagem manual e o que os causa

A embreagem é, sem dúvida, um dos componentes que mais trabalham em um veículo com transmissão manual. A embreagem engata e desengata a cada mudança de marcha, cada partida e cada parada, criando uma quantidade significativa de atrito e calor. Com o tempo, o atrito criado na placa de pressão, no disco da embreagem e no volante afeta os componentes da embreagem.Certos comportamentos do motorista, como pisar no pedal da embreagem e deixá-lo escorregar excessivamente, aceleram o processo de desgaste. Mas essas não são as únicas causas.

O desgaste acelerado da embreagem também vem do aumento da carga. Isso inclui cargas pesadas em sua van ou rebocar um trailer pesado. Se você modificou o motor para aumentar a potência, isso também aumentará a demanda na embreagem.

Normalmente, a embreagem é classificada para lidar com uma determinada quantidade de força por vez. Essa classificação depende de vários fatores, como o uso esperado, o tipo de direção e a potência do motor. Você encontrará embreagens de maior capacidade em desempenho e veículos mais pesados ​​para lidar com as demandas extras.

Nesse caso, a placa de pressão e o disco da embreagem terão material de revestimento resistente ao atrito e ao desgaste para reduzir o aumento da demanda. Também provavelmente terá um diâmetro maior para espalhar a carga por uma área mais ampla. As outras características de uma embreagem de serviço pesado incluem molas helicoidais mais rígidas ou molas de diafragma para acomodar demandas mais altas sem escorregar.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Substituição da embreagem da maneira certa

Quaisquer sinais de superaquecimento e queima na embreagem original indicam que uma substituição da embreagem é necessária. Às vezes, os deslizamentos da embreagem podem ser causados ​​​​pela contaminação do óleo e, nesse caso, você não deve se apressar para substituir o disco da embreagem. Identifique e repare a fonte do vazamento de óleo primeiro.O processo pode incluir a substituição da vedação do eixo de entrada da transmissão, uma vedação do virabrequim principal traseiro ou até mesmo um conjunto de juntas do coletor de admissão. Se for necessário substituir o disco de embreagem contaminado por óleo em um veículo com menos de 40.000 milhas, você pode reutilizar o rolamento de desengate e a placa de pressão original. A ressalva, no entanto, é que eles devem estar em boas condições.

Mas se a falha da embreagem foi no rolamento de liberação, placa de pressão e um disco de embreagem de um veículo de alto desempenho, é recomendável substituir os três simultaneamente. A substituição da embreagem é trabalhosa e substituir tudo de uma só vez resolve o problema de uma vez por todas. Você não terá que reclamar do mesmo problema.

Um kit de embreagem inclui uma nova placa de pressão, disco de embreagem e rolamento de desengate. Às vezes, usar o kit de embreagem é melhor porque todas as peças são da mesma marca. Eles são combinados e são os mais adequados um para o outro.

A condição do volante é crítica. Deve ser plano, liso e limpo para apoiar o funcionamento eficaz da embreagem. Também deve estar livre de rachaduras ou outras manchas. Caso contrário, a substituição ou recapeamento pode ser necessário.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Outras causas de deslizamentos e vibrações da embreagem

Os principais sintomas da patinagem da embraiagem incluem cheiro a queimado, aceleração do motor sem aumento correspondente na velocidade e dificuldade em conduzir em subidas.Além do vazamento de óleo, existem várias outras causas para o deslizamento da embreagem. Revestimentos da embreagem gastos, sujeira no pedal ou travamento parcial da placa de pressão defeituosa da articulação, mecanismo parcialmente travado e molas quebradas farão com que a embreagem patine.

Uma vibração severa de baixa frequência dirá que nem tudo está bem com a embreagem. Existem várias causas para essas vibrações. Desalinhamento da caixa de câmbio com o motor, coxins do motor gastos ou soltos, faces contaminadas com óleo e operação irregular do braço da embreagem podem conspirar para causar vibrações.

As outras razões para as vibrações incluem o rolamento do espigão desgastado e o volante vitrificado ou marcado.

E os problemas de liberação da embreagem?

Os problemas de embreagem associados à liberação e ao engate são causados ​​principalmente por uma incompatibilidade dos componentes. O problema de liberação da embreagem pode ser devido a uma vedação do pistão desgastada ou com vazamento no cilindro escravo ou no cilindro mestre da embreagem. Os problemas de liberação também podem ser devido ao vazamento de fluido hidráulico. Todas essas peças precisarão ser substituídas sem compromisso.Problemas de embreagem para veículos mais antigos podem ser do mecanismo de liberação do cabo. Cabo mal ajustado ou quebrado ou mesmo problemas com o garfo pivô impedirão a liberação da embreagem.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

O que significa o ruído da embreagem?

O ruído da embreagem pode vir de uma bucha piloto defeituosa ou de um rolamento de desengate ruim. Um arrasto da embreagem caracterizado por dificuldade para engatar a primeira marcha sem ruído e um solavanco na troca de marcha podem indicar que o sistema hidráulico de operação não possui fluido.Mas o solavanco repentino do veículo, mesmo quando você está soltando suavemente o pedal, indica um desalinhamento entre a caixa de câmbio e o motor, placa motriz contaminada com óleo ou sistema hidráulico desgastado. Uma operação irregular do braço da embreagem também pode ser a culpada pelo solavanco desconfortável.

O ruído da embreagem em seu veículo também pode ocorrer porque as faces estão contaminadas com óleo ou peças específicas, como a placa deformada, a placa acionada e o mancal da ponta, estão desgastadas.

Por outro lado, o problema da bucha piloto ocorre apenas em veículos com bucha piloto na extremidade traseira do virabrequim. Este componente específico pode ou não fazer parte do kit de embreagem, dependendo da aplicação.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem

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