Os passos essenciais para carregar uma bateria de carro
Vamos ver quanto tempo leva para carregar uma bateria de carro, como fazer isso passo a passo e como evitar sobrecarga.
Somos tão mimados por nossos telefones e eletrônicos domésticos. Apenas conectamos nossos telefones, Nintendo Switch ou escovas de dentes elétricas sempre que suas baterias ficam fracas.
Carregar a bateria do carro requer mais algumas etapas porque é um processo manual.
A bateria do seu carro não foi projetada como outros eletrônicos. A maioria dos dispositivos em sua vida (e suas baterias) possui componentes eletrônicos programados com instruções de carregamento. Eles seguirão exatamente as etapas certas automaticamente. Por exemplo, a bateria do seu telefone tem uma fina faixa de componentes eletrônicos. É assim que ele pode falar com o processador do seu telefone. Eles conversam sobre voltagem, taxas de amperagem e tempos de carga flutuante. É muita computação para prolongar a vida útil da bateria. Quer saber mais sobre a bateria do seu carro, acesse https://99baterias.com.br/
A bateria do seu carro não tem nada disso.
Depois que a bateria liga o motor, o alternador a carrega enquanto você dirige. Enquanto isso, o sistema de carregamento e o computador de bordo regulam a potência do alternador. O alternador faz o suficiente para manter uma bateria de carro durante uma vida útil normal da bateria de 3 a 5 anos. Isso geralmente é bom.
No entanto, pode ser necessário carregar a bateria do carro
- se você acabou de ligar o carro.
- se você notar um comportamento estranho em seus acessórios.
- se você deixou uma luz interna acesa durante a noite (mas o carro ainda liga).
- se a ignição soar diferente para você.
- se o seu carro teve uma partida lenta ou lenta recentemente.
Se é você, seu carro precisa de ajuda. Dirigir regularmente não resolverá isso. O alternador do seu carro não pode recarregar totalmente a bateria do seu carro.
É por isso que você pode precisar conectá-lo a um carregador.
Como recarregar a bateria do seu carro
Certifique-se de estar ao ar livre ou em uma área bem ventilada. Tire todas as joias, calce as luvas e coloque os óculos de segurança.
- Conecte seu carregador: Consulte quaisquer instruções específicas para o seu carregador.
- Conecte uma bateria de reserva à porta On-board Diagnostics II (OBD-II): Os computadores de bordo do seu carro precisam de energia o tempo todo. Perder energia apaga sua memória e isso pode causar problemas reais no carro, incluindo comportamento errático de marcha lenta.
- Desconecte o terminal negativo (geralmente preto) do carro: Em seguida, coloque um pano ou uma luva em volta do terminal para evitar que ele toque em qualquer outra coisa. Desconectar o negativo protegerá os componentes eletrônicos do seu carro da tensão de carga.
- Conecte o carregador aos terminais da bateria do seu carro: Os grampos do seu carregador devem corresponder aos postes. Tenha cuidado para não tocar os terminais do carregador no terminal negativo que você acabou de desconectar.
- Defina a voltagem para 12 volts e escolha “inundada” ou “molhada” para o tipo de bateria: Inundado e molhado são termos da indústria automobilística para uma bateria de carro normal, em oposição a uma bateria AGM, bateria inundada aprimorada ou bateria de lítio. Se você estiver usando um carregador inteligente, ele poderá detectar a voltagem e o tipo de bateria para você.
- Inicie o carregador e aguarde: Dependendo do carregador de bateria, pode levar de 4 a 8 horas para carregar a bateria o suficiente para ligar o carro algumas vezes. Pode levar de 10 a 24 horas para carregar a bateria até 100%. Quanto mais você carregá-lo, mais força o carregador pode colocar na bateria do carro.
- Desconecte o carregador da bateria quando terminar: A luz indicadora do seu carregador sinalizará quando terminar de carregar a bateria. Novamente, evite deixar que os grampos do carregador toquem no grampo negativo solto da bateria.
- Reconecte o terminal negativo do carro à bateria: Desconecte a bateria de reserva. Agora você está pronto para pegar a estrada com um novo começo.
Carregar a bateria do carro irá aquecê-la. Se ficar muito quente, a água dentro da bateria evapora. Por sua vez, o líquido no interior fica mais ácido. Isso significa que o interior da bateria é corroído muito mais rápido. A solução é carregar a bateria lentamente. Você deseja aumentar sua carga sem aumentar sua temperatura.
Recarregar a bateria pode adicionar meses à sua vida útil. Também fortalece a bateria para que possa servir melhor todo o seu motor. A bateria do carro faz mais do que ligar o motor. Ele protege seus componentes eletrônicos a bordo dos picos de energia do motor. Ele também preenche seu alternador se seu motor ou componentes eletrônicos precisarem de mais potência do que o alternador pode fornecer a qualquer momento.
Se você já notou que seu carro está mais responsivo logo após receber uma bateria nova, é por isso!
Seu carro realmente se sente melhor com uma bateria nova e totalmente carregada.
Que tipos de carregador de bateria você deve usar?
Use um carregador de bateria automático que ajuste sua tensão de carga para uma carga mais rápida.
Os carregadores variam significativamente, mesmo dentro de seus tipos. De carregadores lentos a carregadores e mantenedores inteligentes, a maior diferença entre os carregadores de bateria se resume a quanto tempo você planeja carregar a bateria:
- Use um carregador inteligente ou automático por 10 a 24 horas. Depende de quão fraca a bateria está e quais configurações de amplificador seu carregador específico usa. A bateria do seu carro estará 100% carregada quando terminar.
- Use um carregador lento por vários dias a uma semana. O tipo de carregador mais comum, os carregadores lentos, usam muito menos amperes, mas podem fornecer energia suficiente à bateria para carregá-la lentamente. Alguns carregadores lentos são movidos a energia solar. Outros se conectam a uma parede. Todos eles fornecem um fluxo constante de energia.
- Use um mantenedor de bateria por meses. Estes não carregam baterias. Se você carregar uma bateria a 75% e conectá-la a um mantenedor no outono, ela ainda estará em 75% na próxima primavera.
Outro dispositivo que você pode encontrar vendido ao lado de um carregador de bateria é um jump-starter.
No entanto, os jumpers não carregam a bateria do seu carro. Eles apenas enviam energia (através da bateria do carro) para o motor de partida para que você possa continuar. Descubra agora mesmo o método infalível para carregar uma bateria de carro de forma rápida e segura. Clique aqui e aproveite a tranquilidade de nunca mais ficar na estrada com uma bateria descarregada!
Como funciona um carregador de bateria de carro (e por que demora tanto)
Carregar uma bateria é como soprar ar em um balão.
A princípio, você pode empurrar muito ar para dentro do balão sem muito esforço. Então você tem que soprar com mais força à medida que enche. Quando está quase cheio, você tem que soprar com a força de sempre. Nesse ponto, você está trabalhando duro para manter o ar no balão em vez de soprar de volta em seu rosto.
Os carregadores de bateria de carro passam por três fases enquanto carregam uma bateria de carro:
- A fase em massa. O carregador aumenta a bateria em até 75% em poucas horas porque não precisa aumentar muito a voltagem para preenchê-la com amplificadores. O carregador demora esse processo para evitar que a bateria aqueça demais. A propósito, uma bateria de carro a 75% não dará partida confiável no carro por muito tempo.
- A fase de absorção. Agora o carregador deve aumentar sua voltagem para empurrar os últimos 25% para dentro da bateria. À medida que carrega, a voltagem da bateria retorna aos 12 volts normais. O carregador precisa de mais voltagem para terminar de empurrar a energia para a bateria. Tensão mais alta pode aquecer a bateria, fazendo com que o carregador fique lento. Pode levar horas para absorver seu novo poder.
- A fase flutuante. Essa fase mantém a voltagem da bateria alta até que você esteja pronto para retirá-la do carregador. Agora sua bateria está em 100%, então o carregador se transforma em um carregador lento. Afinal, uma bateria ociosa perde lentamente sua carga.
Os sinais de sobrecarga da bateria do carro – e como evitar a sobrecarga
Use seus sentidos de olfato, audição e tato para verificar se há sobrecarga na bateria. Desligue o carregador se você sentir qualquer um destes durante o carregamento da bateria do carro
- O cheiro de ovos podres
- Um som sibilante da bateria
- Calor da caixa de plástico
Esses sinais significam que você está prejudicando a bateria. Se você ouvir um chiado ou sentir cheiro de ovo podre perto da bateria, é sinal de que está saindo vapor de água. A bateria está ficando tão quente que a água está saindo da bateria.
Para evitar sobrecarga, verifique as configurações do seu carregador. Observe a etiqueta da bateria do seu carro para certificar-se de que está usando as configurações corretas. A maioria das baterias de carro no mercado hoje é uma bateria de carro molhada ou inundada. Usar a configuração errada para carregá-lo pode prejudicar a bateria do carro.
Use a configuração AGM somente se sua bateria for uma bateria de fibra de vidro absorvida.
Use a configuração de lítio somente se a bateria do seu carro for uma bateria de lítio.
Use apenas a configuração de 6 volts se estiver carregando uma bateria de 6 volts. As baterias dos carros são de 12 volts.
Consulte o manual de instruções do seu carregador. Isso deve responder a maioria das perguntas sobre qual programa de carregamento funciona melhor para a bateria do seu carro.
Além disso, verifique sempre a carga da bateria. Apesar de tudo o que a caixa do carregador anuncia, você nunca deve conectar um carregador a uma bateria e ir embora. Monitore se está funcionando corretamente primeiro.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva
Average Rating