O Uso de drones na agropecuária é tema de treinamento
A adoção da tecnologia geralmente ocorre em etapas. Na agricultura, progride melhor quando as inovações são estimuladas pela concorrência, e a própria tecnologia melhora claramente a eficiência dos trabalhadores e da produção. Novas tecnologias são imprescindíveis para ajudar a aumentar a produção em pastagens e lavouras em todo o mundo. Sem eles, será difícil alimentar um planeta com uma população estimada em 10 bilhões de pessoas até 2050.
Felizmente, uma variedade de novas tecnologias na agricultura cresce consideravelmente a cada dia. O mercado vai desde soluções simples, até o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, além de softwares e plataformas que mapeiam e monitoram o crescimento das lavouras. Quer saber mais sobre drones, acesse o nosso site https://guiamaisjoaopessoa.com.br/
Cada vez mais ouvimos falar do uso de drones nas práticas agrícolas, inovações que podem simplificar e acelerar muitas ações que, ao longo dos anos, exigiram horas e dias de esforço e muito trabalho.
https://youtu.be/zzZmzn3ynhc
Em Mato Grosso, Brasil, o uso de drones em pastagens e produção agrícola tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com o instrutor credenciado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Edson Jabur, o uso dos VANTs cria diversas oportunidades para os produtores. Segundo ele, os usuários de drones podem realizar voos regulares para acompanhar o desenvolvimento da safra, capturando imagens e analisando-as cronologicamente.
Durante este ano letivo convivido com as restrições da epidemia COVID-19, alguns alunos do instituto conseguiram concluir o curso de formação para a obtenção do certificado APR Piloto emitido pela Autoridade Nacional de Aviação Civil , sob a supervisão do prof. Filippo Gagliano. Durante as horas teóricas tratou de tópicos como: o uso do drone para levantamento aerofotogramétrico, os componentes do drone, a previsão do tempo (ser capaz de levantar e voar o drone), as leis e regras de comportamento para pilotos de UAV e, por fim, software para processamento e processamento de imagens e vídeos durante o voo.
Atualmente, nas fazendas que atendo em Mato Grosso, estamos utilizando drones para avaliar a qualidade do plantio de soja. Com o uso da plataforma Drone Deploy, criamos planos de voo e conseguimos obter excelentes fotos ortomosaicas.
Ainda estamos avaliando muitos mapas porque o plantio acaba de terminar em Mato Grosso. Outras plataformas de imagem como Agisoft e Pix4D estão sendo avaliadas pelas unidades de tecnologia das fazendas que atendo. Informações como essa ajudam os agricultores a gerenciar melhor suas lavouras e corrigir problemas operacionais que possam ocorrer, mas ainda há muito espaço para crescimento no Brasil.
O objetivo do treinamento é capacitar os produtores rurais a adotar essa nova tecnologia. A necessidade de conhecimento é muito grande. “Desde que foi disponibilizado na carteira da instituição em setembro de 2016, já capacitamos mais de 180 produtores rurais em diversos municípios de Mato Grosso”, disse Otávio Celidonio, superintendente do SENAR-MT. “A expectativa é que até o final de 2017, mais de 240 pessoas façam esse treinamento.”
Utilizando esta ferramenta e avaliando diversos campos e fotos, conseguimos identificar alguns problemas operacionais como profundidade de semeadura, baixa pressão e/ou muita pressão nas linhas de plantio, ataque de pragas, problemas no piloto automático e germinação de alguns lotes de sementes.
Na agricultura, os drones podem ser usados para vários propósitos, incluindo detecção de pragas e doenças, identificação de problemas de irrigação, descoberta de falhas no plantio, monitoramento do vigor das plantas e inspeção de cercas, diz Jabur.
O resultado tão esperado e desejado com o uso das tecnologias está diretamente ligado à capacidade de integração multidisciplinar. Ou seja, não adianta ter equipamentos modernos e caros se não houver troca de experiências entre os profissionais que trabalham na fazenda. Agricultores rurais, veterinários, agrônomos, pilotos de drones e profissionais de tecnologia da informação precisam trabalhar juntos em busca de soluções para aumentar a produtividade e a eficiência. Para extrair o melhor do que cada tecnologia oferece, é preciso contar com profissionais qualificados e capacitados. Com o aumento da demanda por mão de obra qualificada para operar drones, o SENAR-MT lançou um programa de treinamento sobre operação de drones na agricultura.
Existem muitos campos onde se utiliza tecnologia com o apoio de drones e um deles é a agricultura de precisão. Falamos de agricultura de precisão quando existe uma estratégia de gestão agrícola que faz uso de instrumentos modernos e visa realizar intervenções agronómicas tendo em conta as reais necessidades de cultivo e as características bioquímicas e físicas do solo. Os especialistas agrícolas e agrotécnicos e todos aqueles que podem se beneficiar enormemente com o uso de drones projetados para esta técnica específica, poderão analisar rápida e facilmente a situação da cultura de cima e intervir em tempo hábil com quaisquer ações corretivas no cortar. Este tipo de nova tecnologia não ajuda apenas na detecção de terrenos e fotografias, na verdade,
Somente nos últimos anos, na Itália, esta técnica inovadora começou a se espalhar e se desenvolver. Os países à nossa frente com a experimentação do uso de drones como máquinas de trabalho são a França, a Holanda e alguns estados dos EUA. A última pesquisa diz respeito às possíveis aplicações do uso do drone na agricultura. Por exemplo, a Yamaha Motor entrou na pista desenvolvendo YMR-08, um drone elétrico multi-rotor projetado para pulverização aérea de plantações.
Os desenvolvimentos futuros nos próximos anos serão a implementação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a utilização do drone, aplicando técnicas e ferramentas de monitorização ambiental e de estudo e análise do uso de terras agrícolas.
Com o desenvolvimento do consumo Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como drones na agropecuária, o Serviço Nacional de Aprendizado Agricultor de Bosque Abundante (Senar) formatou um treinamento acudido para a cirurgia de drones. Esse treinamento será executado especialmente nos Centros de Treinamento e Alastramento Tecnológica de Alegria e Campo Novo do Parecis através do próximo ano.
A abundância horária é de 16 horas, sendo que 70% disso são de aulas costumes e para associar é necessário ter 18 anos e treino essencial completo. O treinamento, dessa maneira como todos os ofertados pelo Senar é completamente carona.
Serão abalroados conteúdos como manifestação do equipamento VANT; origem e evolução tecnológica dos VANTs; boas costumes para adejo de drone; legislação atual; regras da Agência Nacional de Aeronáutica Civil (ANAC); componentes de um drone; utilizações de drones; ofício do drone na empresa agricultor; agricultura com consumo da tecnologia de VANTs; drone na agricultura e consumo de drone e execução: cirurgia de drones.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ve%C3%ADculo_a%C3%A9reo_n%C3%A3o_tripulado
Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Average Rating