O que é SEO: o guia completo para alcançar os principais resultados do Google
O que é SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas na web, que visam melhorar sua posição nos resultados orgânicos dos buscadores.
A cada segundo, milhões de buscas são processadas pelos mecanismos de busca — principalmente o Google, o buscador mais popular do mundo.
Os usuários estão procurando respostas para uma variedade incrível de perguntas em sua rotina diária – desde o hotel mais bem avaliado para uma próxima viagem até uma explicação sobre a teoria da evolução. Quer saber mais sobre SEO, acesse https://www.seobh.org/
Para cada pesquisa, o Google organiza os resultados classificando as melhores respostas primeiro. Os números abaixo mostram o quanto os usuários confiam no julgamento dos mecanismos de busca:
- Os três primeiros links orgânicos recebem aproximadamente 30% de todos os cliques.
- Apenas 0,78% dos usuários acessam um link na segunda página dos resultados.
Cada busca apresenta a oportunidade de sua marca oferecer a melhor resposta para o que os usuários estão procurando.
Com isso como foco, você tem mais chances de aumentar sua visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e aumentar os resultados com sua presença online.
Mas, para isso, você precisa provar ao Google que você tem a melhor resposta e merece aparecer na primeira posição da SERP (Search Engine Results Page).
Isso envolve não apenas ter um ótimo conteúdo, mas oferecer usabilidade, comunicar a autoridade do mercado e ajudar o Google a ler suas páginas.
Esses são os objetivos de uma estratégia de SEO.
O SEO também desempenha um papel no SEM (Search Engine Marketing), que abrange todas as estratégias de mecanismos de pesquisa, incluindo anúncios pagos e links patrocinados.
Já o SEO faz uso apenas de estratégias orgânicas e não contempla a compra de mídia. Isso resulta em um maior retorno sobre o investimento (ROI) e menor custo de aquisição do cliente (CAC).
O que são motores de busca?
Os mecanismos de pesquisa são sistemas ou algoritmos usados para rastrear, indexar e classificar o conteúdo da Web para exibi-lo de maneira ordenada com base nas pesquisas do usuário.
Quando nos referimos a motores de busca, não estamos a falar apenas do Google, mas também do Bing, Yahoo!, Baidu e outros.
Até o YouTube e o Pinterest podem ser considerados mecanismos de pesquisa, pois costumam ser usados para descobrir conteúdo.
Mas o Google é o líder claro da categoria, com quase 92% da participação no mercado de buscas.
Cada mecanismo de busca tem sua própria metodologia e critérios de classificação. Mas, no final, o objetivo é sempre o mesmo: oferecer os melhores resultados para o que o usuário procura.
Como funcionam os motores de busca?
Você já pensou exatamente no que o Google faz quando você pesquisa algo? Apesar de levar apenas milissegundos, há um longo processo para exibir uma lista de resultados que respondem à sua pergunta.
Primeiro, os mecanismos de pesquisa rastreiam o conteúdo da Web usando bots , também conhecidos como spiders. No Google, é conhecido como Googlebot. Esses bots seguem as conexões de links na web, procurando por páginas novas e atualizadas.
Depois disso, as páginas rastreadas são adicionadas ao índice do mecanismo de busca, que funciona como uma vasta biblioteca de conteúdo da web.
Lá, as páginas são organizadas de acordo com as informações que o bot coletou sobre elas, como tempo de carregamento e palavras-chave.
Esses processos de rastreamento e indexação ocorrem continuamente.
Os bots estão sempre encontrando e organizando o conteúdo na web . Mas a ordem em que eles exibem seus resultados aos usuários é definida por meio de classificação.
A classificação ocorre toda vez que um usuário pesquisa algo — esse é o foco do SEO.
De acordo com as palavras-chave utilizadas na busca, o Google percorre rapidamente seu índice para encontrar páginas que coincidam com aqueles termos e responder à pergunta.
Assim, a classificação é determinada pela melhor relação entre as palavras-chave e uma série de fatores de ranqueamento que compõem o algoritmo de busca.
Eles servem para oferecer uma melhor experiência ao usuário e, consequentemente, aumentar a posição da sua página nos resultados de busca.
Vamos nos concentrar nesses fatores em detalhes abaixo.
Algoritmo e atualizações do Google
O algoritmo do Google é a combinação de operações que definem como os links são classificados na página de resultados de busca orgânica. Sua função é criar uma hierarquia de páginas para fornecer resultados na ordem mais relevante para cada usuário .
O algoritmo adota uma série de critérios para conseguir isso e é continuamente atualizado para se tornar cada vez mais relevante.
Por meio dessas atualizações, o Google visa não apenas melhorar a classificação dos resultados, mas também eliminar ou diminuir a posição de conteúdos maliciosos e de baixa qualidade, que podem prejudicar a experiência do usuário.
Milhares de atualizações ocorrem todos os anos, mas várias se destacam por seu impacto no mercado de SEO.
- Panda (2011) : penalizou páginas com conteúdo de baixa qualidade que faziam uso de más práticas, incluindo palavras-chave excessivas e fazendas de links.
- Penguin (2012) : penalizou sites com backlinks de baixa qualidade e passou a valorizar aqueles que recebiam links contextualizados de sites de alta qualidade e autoridade.
- Hummingbird (2013) : melhorou a classificação dos resultados focando na correspondência exata entre a palavra-chave e a intenção de busca.
- Mobilegeddon (2015) : a compatibilidade com dispositivos móveis tornou-se um fator de classificação.
- RankBrain (2015) : adicionou inteligência artificial e aprendizado de máquina ao algoritmo para entender melhor as intenções de pesquisa dos usuários.
- Mobile-First Index : começou a considerar as páginas móveis como a versão principal para o ranking.
- BERT (2019) : incorporou um sistema de inteligência artificial especializado em processamento de linguagem natural para entender como os humanos pesquisam.
- Atualização da experiência da página (2021): adicionados três novos fatores de classificação conectados à experiência geral da página – primeiro atraso de entrada, maior pintura de conteúdo e mudança de layout cumulativa.
- Atualização do algoritmo principal de maio de 2022 (2022): os principais aspectos atualizados e reformulados do algoritmo principal do Google e os fatores de classificação pela primeira vez desde novembro de 2021.
- Atualização de conteúdo e algoritmo principal de setembro de 2022 (2022): a segunda atualização principal ampla de 2022 – implementando mais mudanças importantes no sistema de classificação do Google, recompensando sites que produzem conteúdo útil e ressaltando a importância das avaliações.
Fatores de Classificação
Estima-se que o algoritmo do Google envolva mais de 200 fatores de classificação. A relação entre eles determina a posição nas SERPs. Caso se interesse mais sobre como SEO, acesse https://www.seobh.org/category/blog/page/2/
O Google não compartilha publicamente esses fatores, mas fez algumas declarações que revelam alguns segredos. Além disso, o próprio mercado realiza estudos para determinar o impacto de ações específicas no ranking da página.
Em geral, sabemos que existem dois tipos de fatores de ranqueamento: on-page e off-page.
Classificação na página
Os fatores de classificação na página estão localizados em suas próprias páginas. Quando se fala em SEO on-page, refere-se à otimização desses elementos.
Alguns exemplos:
- Contente
- Título e meta descrição
- Etiqueta de título
- Imagens
- URLs
- Ricos fragmentos
O Google avalia esses fatores para entender quais informações as páginas oferecem e, portanto, como indexá-las corretamente.
Além disso, o buscador analisa se a página está oferecendo uma boa experiência ao usuário com informações relevantes.
Fatores de SEO fora da página
Os fatores fora da página, por outro lado, são elementos que demonstram o status da página como referência, mas não estão localizados no conteúdo da página.
O SEO off-page consiste em otimizar a autoridade do site para os usuários e outros sites, com foco na aquisição de backlinks.
Alguns exemplos desses fatores são:
- Número de backlinks
- Diversidade de backlinks
- Contexto de backlinks
- Menções de marca
- Sinais sociais
- pesquisa direta
Para o Google, fatores nesse sentido revelam o nível de autoridade de um site.
Se uma página recebe muitos visitantes por meio de pesquisas diretas por um nome de marca e muitos backlinks ou menções de sites confiáveis, ela é considerada mais confiável no mercado.
SEO de chapéu preto x SEO de chapéu branco
O algoritmo do Google está sempre melhorando a experiência de pesquisa dos usuários.
Isso significa que não está apenas melhorando continuamente os resultados de busca, mas também combatendo conteúdos duvidosos e de baixa qualidade , conhecidos como Black Hat SEO.
As estratégias Black Hat têm sido um alvo do Google desde os primórdios do SEO.
Quando o algoritmo ainda era novo e tinha muitas brechas, era fácil enganar o sistema para obter uma classificação mais alta, mesmo que você não tivesse nada a oferecer.
Estratégias comuns de Black Hat incluíam:
- Doorway pages: páginas otimizadas para redirecionar os usuários para páginas maliciosas
- Cloaking: páginas que apresentam conteúdos diferentes para usuários reais e bots
- Fazendas de links: páginas que contêm apenas backlinks para outras páginas
- Preenchimento de palavras-chave: páginas que repetem excessivamente palavras-chave
- Textos e links ocultos: páginas que ocultam textos e links do usuário, mas não de bots
- Spam de comentários : páginas que comentam em blogs para ganhar backlinks
Fonte: https://neilpatel.com/br/o-que-e-seo-o-guia-completo-da-otimizacao-dos-motores-de-busca/
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