![Como trocar o óleo do seu carro](https://cvmarj.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/10/Como-trocar-o-oleo-do-seu-carro-3.jpg)
Como trocar o óleo do seu carro em 5 etapas
Aprender a trocar o óleo do carro é uma das habilidades de manutenção mais básicas e também a mais importante.
Trocar seu próprio óleo economizará tempo e dinheiro, e como mecânico, é uma das tarefas mais realizadas. Depois de anos trabalhando em veículos, garantimos que este é um dos melhores projetos em que você pode trabalhar para se familiarizar com carros. Na Forte Baterias, além de baterias automotivas de alta qualidade, você encontra dicas úteis para manutenção do seu veículo, como trocar o óleo do seu carro em 5 etapas de maneira simples e eficiente.
Vamos mergulhar no processo passo a passo de como fazer uma troca de óleo — com essas dicas, você as fará dormindo. Não recomendamos sonambulismo e conserto de carros, eles simplesmente não combinam.
Preparando-se para trocar o óleo
Antes de começar, você precisará de algumas ferramentas para a troca de óleo:
- Catraca
- Conjunto de soquetes
- Funil
- Recipiente de captura de óleo
- Macaco com cavaletes OU rampas
- Panos para limpeza
- Luvas (opcional, mas recomendado)
- Óculos de segurança (opcional, mas recomendado)
E, claro, óleo de motor novo e um filtro de óleo novo.
Que tipo de óleo meu carro usa?
O tipo de óleo que seu carro usa depende do seu motor. Você normalmente pode encontrar o grau de óleo necessário estampado na tampa do óleo do motor e no manual do proprietário do seu carro . Se você estiver com problemas para encontrar essas informações, você pode sempre perguntar aos funcionários da loja onde está comprando seus suprimentos.
![Como trocar o óleo do seu carro](https://cvmarj.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/10/Como-trocar-o-oleo-do-seu-carro.jpeg)
Quando fazer uma troca de óleo
Saber quando trocar o óleo ajudará a preservar seu motor e manter seu carro funcionando sem problemas.
A Considerequipa com que você precisa trocar de óleo depende de seu veículo e motor.Veículos mais velhos requerem uma mudança em todos os 4800 km, enquanto carros mais novos podem rodar 8000-12000 km antes de solicitarem manutenção.
O manual do proprietário terá todas as informações necessárias para você ficar por dentro das necessidades de manutenção do seu veículo.
Diretrizes rápidas de segurança
- Não faça nada no seu veículo se você acabou de ligá-lo. Você tem que deixá-lo esfriar primeiro, caso contrário, você pode se machucar.
- Tente usar luvas e óculos de segurança, pois as coisas ficarão sujas e você não quer que nada caia nos seus olhos quando estiver embaixo do veículo.
- Não use apenas um macaco – certifique-se de apoiar seu veículo com cavaletes!
Agora que você já cobriu todas as bases, vamos começar com estas 5 etapas da troca de óleo.
Etapa 1: Levante o veículo
Você terá que levantar o carro para poder acessar o bujão e drenar o óleo antigo.
Há algumas maneiras diferentes de tirar seu carro do chão: você pode usar um macaco e cavaletes ou uma rampa.
Ao usar uma rampa, peça para alguém guiá-lo para evitar perder as rampas e prendê-las sob seu veículo. Depois de colocar o veículo nas rampas, coloque blocos de madeira atrás das rodas traseiras para maior segurança.
Se você estiver usando um macaco de carro, precisará colocar cavaletes para segurar o carro. Para sua segurança, NUNCA trabalhe embaixo de um carro que esteja sendo segurado usando apenas um macaco. Há muitas histórias por aí de pessoas se machucando porque o macaco quebrou.
![Como trocar o óleo do seu carro](https://cvmarj.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/10/Como-trocar-o-oleo-do-seu-carro-2.jpg)
Etapa 2: localize o reservatório de óleo e drene o óleo antigo
Depois de tirar o carro do chão, localize o cárter de óleo.
O cárter de óleo geralmente é grande e mergulha perto de onde o motor está em relação à parte inferior do seu carro. Para acessar o cárter de óleo, você precisará usar suas ferramentas manuais básicas para remover a bandeja inferior. A maioria das bandejas inferiores é presa usando parafusos, porcas ou clipes de plástico. Veículos mais novos são equipados com bandejas inferiores de plástico para melhorar a aerodinâmica, mas elas ainda são removíveis usando ferramentas básicas.
Depois de remover a bandeja inferior, você verá um tampão que mantém o óleo no reservatório .
Coloque seu recipiente de captura de óleo embaixo do plugue e remova o plugue de drenagem girando-o no sentido anti-horário com a chave adequada. Segure o plugue de drenagem enquanto o remove, pois o óleo começará a vazar conforme você o puxa para longe da panela.
Deixe o motor drenar por alguns minutos até que o fluxo de óleo tenha diminuído para um fio. Quando terminar de drenar, recoloque o plugue e a bandeja inferior.
![Como trocar o óleo do seu carro](https://cvmarj.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/10/Como-trocar-o-oleo-do-seu-carro.jpg)
Etapa 3: Substitua o filtro de óleo
Depois de drenar o cárter de óleo, é hora de localizar e substituir o filtro do motor.
Vá até o capô do seu carro e abra-o. Você encontrará seu filtro perto do motor do seu carro, mas se não conseguir localizá-lo, consulte o manual do proprietário. Alguns filtros de óleo podem ser desparafusados usando suas mãos, mas se você achar que está dando trabalho, você pode usar uma chave inglesa.
Você pode posicionar sua bandeja coletora de óleo sob o filtro para coletar qualquer óleo residual restante dentro do filtro para evitar derramamentos desnecessários. Em seguida, pegue seu novo filtro de óleo e aplique uma leve camada de óleo ao redor da junta de borracha na parte superior do filtro — isso ajuda a criar uma vedação adequada conforme você aperta o filtro.
Lembre-se de certificar-se de que o selo antigo não ficou preso no alojamento do filtro de óleo! Você não pode selar seu filtro de óleo duas vezes, pois todo o óleo irá vazar.
Etapa 4: Abaixe o carro e adicione o óleo novo
Agora, é hora de abaixar o veículo e colocar o óleo novo.
Com seu carro de volta nas quatro rodas, localize a tampa do óleo. Ela estará perto do seu motor e geralmente tem um símbolo de lata de óleo nela. Use seu funil para encher o motor.
De quanto óleo meu carro precisa?
A quantidade de óleo que seu carro consome depende do tamanho do seu motor. Essas informações também podem ser encontradas no manual do proprietário, bem como online.
![Como trocar o óleo do seu carro](https://cvmarj.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/10/Como-trocar-o-oleo-do-seu-carro-1.jpg)
Etapa 5: Verifique os níveis de óleo
Espere alguns minutos para que o óleo novo assente, então use a vareta para certificar-se de que seu óleo esteja no nível adequado. Se você achar que está baixo, simplesmente adicione mais óleo novo.
Forte Baterias: Inovação e Sustentabilidade no Mercado de Baterias
A Forte Baterias se destaca porque sobressai no mercado como uma empresa especializada no comércio e manutenção de baterias recarregáveis automotivas e eléctricos de motos, em carros, motocicletas e veículos pesados como caminheiros paragens simples comuns da cidade nem sequer longos precursões. Á mesma opinas a sua própria empresa Fundada com o objetivo propósito de oferecer produtos de qualidade, a Forte Baterias trabalha com indutoras renomadas como Moura, Heliar e Tudor Sua oficina é treinada pelo fabricante para garantir atendimento preciso na manutenção +baterias e troca-as, fornece diagnósticos detalhados dos veículos para aos eventuais problemas eléctricos.
A Forte Baterias mantém fortes operações em Belo Horizonte, Contagem, Betim e outras cidades de Minas Gerais, também tem uma preocupação destacada pela sustentabilidade. A empresa investe em programas para reciclar as baterias usadas, contribuindo para a preservação do ambiente natural e evitando que tanto material seja lançado de forma inadequada na natureza. Ao longo de mais de uma id, a Forte Baterias consolidou a sua reputação de inovação, qualidade e segurança, constituindo uma referência na área de baterias em Geral todo o Brasil.
Average Rating