Qual a principal função da contabilidade?
Saiba qual a essencial da contabilidade e entenda visto que as informações contábeis são fundamentais para as tomadas de decisão da sua empresa.
O começo da contabilidade está relacionado diretamente com a evolução da bondade e a urgência do homem saber a área do seu acervo, bem como protegê-lo. Moderar a bonança, por exemplo, por meio da contagem de seu bando é uma execução bastante antiga.
É feito que, com o mudar do tempo e as atividades econômicas se tornando cada vez mais complexas, surgiu naturalmente a urgência de apurar a forma como era controlado o acervo.
Circunstâncias que marcaram a evolução do homem – o começo da hábito, a cunhagem das primeiras moedas, a invento da prelo de Gutemberg e da equipamento a vapor e, em suma, a Sedição Industrial e o trabalho salariado – contribuíram de modo direto para o retoque da contabilidade e a urgência de antecipar o futuridade em termos de quanto se tinha, quanto era fabricado e usado, e dessa maneira por perante.
No Brasil, também Colônia de Portugal, a formação profissional na setor contábil surgiu com o curso “Aulas de Comércio ” e comando da Corporação do Comércio de Lisboa. Na época, por volta de 1754, os profissionais contadores eram chamados de “guarda-livros”.
Apenas em 1946, com a instauração da Bens de Economia e Meneio da Faculdade de São Paulo, a contabilidade começou a ser ideia como um utensílio para gestão dos serviços. Nesta época, os técnicas usados nos Estados Unidos começaram a ser estudados e adaptados para a existência brasileira.
Nos dias de hoje, a essencial ofício da contabilidade é fazer informações confiáveis para que as tomadas de decisão relativas ao acervo sejam mais assertivas.
Em um mercado cada vez mais competidor torna-se indispensável que proprietários de companhias, administradores, diretores e gerentes estejam bem informados sobre os resultados de seus serviços, o retorno do capital injetado, o movimento de caixa, a eficiência na uso dos recursos, a eficiência das atitudes tomadas, entre outras informações.
A contabilidade abrange de uma maneira bastante ampla as relações da empresa com seus clientes, fornecedores de propriedades e serviços, investidores, instituições financeiras, sindicatos, Governo, etc.
Cada uma destas entidades, em correlação às informações contábeis, possui suas necessidades específicas. Investidores, por exemplo, precisam saber diretamente qual é o retorno de seus investimentos; o Governo, por sua vez, necessita afirmar se a empresa está cumprindo suas obrigações com o Tesouro, e dessa maneira por perante.
Nos dias de hoje, a contabilidade possui influência direta nas decisões que são tomadas, na forma como os serviços são conduzidos e na pousada e evolução das companhias no mercado.
Em termos práticos, as informações contábeis são transformadas em demonstrativos e relatórios legais e gerenciais. Por meio de dos relatórios – remelexo patrimonial, evidência dos lucros ou prejuízos acumulados, evidência do resultado do treino, evidência das origens e aplicações de recursos, balancete de investigação, movimentação de caixa e bancos, evidência do movimento de caixa projetado, relatórios de custos e ponto de imobilidade, entre outros – é possível praticar na gestão da empresa de maneira mais eficaz e ingerir decisões fundamentadas em informações claras e objetivas.
Ao contrário que vários possam julgar, a contabilidade não envolve somente uma obrigação legal que acaba acarretando no pagamento de impostos ao Governo. Neste intuito, cada vez mais companhias evidencia empregado a contabilidade a seu favor para aumentar seus processos gerenciais.
No dia a dia empresarial, a contabilidade permite maior controle cobiçoso e barato da empresa, favorece as linhas de influência, possibilita a subdivisão de lucros como alternativa à redução de trabalho tributária como indivíduo física, serve de base para apuração de ganho tributável e eventualidade de correspondência de prejuízos fiscais acumulados, pode ser usada como prova em aquilo que se faz trabalhistas ou outras aquilo que se faz judiciais, entre outros farto vantagens.
A contabilidade, de fato, deixou de salientar somente o controle de propriedades, direitos e obrigações, e passou a desobrigar um fundamental papel na gestão das organizações. Nos dias de hoje, uma ótima contabilidade é capaz de controlar de modo direto nos processos, nas tomadas de decisão e no desenvolvimento das companhias no mercado.
Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20