Finalidade da Contabilidade
As micro, pequenas e médias organizações possuem enorme importância para a economia do país, umas vez que a maioria dos negócios que operam no Brasil são constituídos dessa parcela. São estas empresas as responsáveis pela geração de emprego e riquezas, contribuindo significativamente para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
Apesar disso, muitas desse não contam com uma gestão eficaz, fato principal do encerramento das atividades logo nos primeiros anos. O mais importante disso pode ser Não conhecimento por ausência do empresário, ou uma assessoria inapropriado no serviço prestado pelos contadores.
Pensando nisso, criamos esse post com o objetivo de deixar claro como funciona a contabilidade nas micro, pequenas e pequenas empresas.
Contabilidade Gerencial nas Micro, Pequenas e Médias empresas
Contabilidade gerencial
Contabilidade Gerencial nas Micro, Pequenas e Médias empresas
Muitos empreendedores, não enxergam o trabalho da contabilidade como instrumento de orientação e apoio. O contador é visto apenas como a pessoa responsável por cuidar de toda a parte burocrática e obrigações rotineiras. da empresa.
A contabilidade de gerenciamento também conhecida como contabilidade de custos, pode (e deve) ser utilizada como ferramenta de assistenência para o processo de tomada de decisão dos empresários que, baseados nas informações que a contabilidade repassa, são capazes de tomar decisões mais acertadas.
A seguir abordaremos mostrando um pouco da importância da Contabilidade de gerenciamento em micro e pequenas empresas.
Benefícios de se utilizar a Contabilidade Gerencial
Controle de custos de produção e controle de desperdício, aumentando assim o lucro da empresa.
Previsão financeira;
Fixação de um alvo e planejamento da melhor forma de atingi-lo;
Tomada de decisões estratégicas;
Aumento da eficiência em todas as funções de gestão;
Como enunciado acontecido ela pode ser utilizada como ferramenta para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões para a empresa, tudo isso pelo fato de que utiliza informações com a finalidade de projetar relatórios focados ao futuro. Estes relatórios são confidenciais e limitam-se a ser utilizados completamente pelo contexto interno da empresa.
FAÇA COMO MAIS DE 50.000 PESSOAS
O fluxo de caixa é uma forma de organizar com uma determinada periodicidade como ficará o saldo final da empresa nos aproximidades meses. Não acredite que é apenas uma mera visualização de números. Lembre-se que a projeção do fluxo de caixa deve ser muito mais que um esquema de soma e subtração.
É muito importante saber como fazer uma projeção do fluxo de melhor coisa um Corretor para ter ideia de que direção a empresa está usando e, caso necessário, tomar as medidas para solucionar possíveis problemas antes que fiquem fora de controle.
Já o Capital de Giro pode ser entendido como a quantia de dinheiro que a empresa precisa para operar normalmente E este recurso financeiro está alocado nos deposito nas contas a receber, no caixa ou na própria conta corrente da empresa.
Um dos primordiais motivos apresentados para o ruptura das atividades logo nos primeiros anos de operação é a falta de capital de giro.
O que indica que há um descompasso entre as contas de entrada e saída de recursos. Quando as finanças não estão integradas entre si. uma série de problemas aparecem como por exemplo: déficit nas contas, falta de capital para investimentos e a necessidade de empréstimos bancários. Um dos motivos para isso acontecer é que alguns empreendedores, não fazem um planejamento financeiro adequado.
Saiba objetivo da contabilidade,Fique por dentro de tudo,Acesse nosso site
O empreendedor deve estar bem atento a situações como essa, uma vez que vincular os recursos de longo prazo com recursos de curto prazo implicam a perspectiva futura da empresa e, se não houver uma orientação oportuno é bem possível que essa empresa não resista.
O papel do contador
Contador nas Micro, Pequenas e Médias empresas
Contador nas Micro, Pequenas e Médias empresas
O contador é a pessoa que produz informações que afetam a empresa, os investimentos, os empresários entre outros, sem agir em próprio uso de algum desses em específico. Para que o contabilista exerça a sua função como se espera, é fundamental que os empresários forneçam informações corretas.
Assim, o profissional da contabilidade pode se focar em analisar as alternativas que melhores se direcionam a um determinado tipo de negócio. Servindo como um orientador para o empreendedor. E não apenas cuidar da burocracia.
A contabilidade, quando munida de dados mais corretas. é a maior fonte de informações sobre o patrimônio de uma empresa, sobre investimentos e tomada de decisão dos administradores.
Com o mercado cada vez mais concorrido o empreendedor não pode simplesmente fazer decisões baseadas na experiência. Quando a contabilidade trabalha como deveria e possui as informações sobre a empresa, o contador tem condições de oferecer análises contábeis apropriadas para o negócio e funcionar como um instrumento de orientação, para que o profissional da admnistração tenha uma base sólida na hora de tomar decisões que podem impactar no futuro da empresa.
Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20