Escolhendo a madeira tratada, com pressão correta:
Você sabia que agora existem diferentes tipos de madeira serrada tratada com pressão? Escolher a madeira tratada com pressão certa pode fazer a diferença entre um projeto duradouro e um de curta duração.
Digamos que você entre em sua loja local de materiais de construção para comprar alguns 2x4s tratados com pressão para um projeto externo, mas quando inspeciona aquela madeira verde, você encontra uma etiqueta que diz “Contato no solo”. Não diz “tratado com pressão”.
Os humanos usam madeira para construção há muito tempo e provavelmente estamos tentando preservá-la há tanto tempo. Azeite, óleo de linhaça, resina de árvore, alcatrão e produtos químicos modernos são várias maneiras de prolongar a vida útil da madeira, especialmente em climas externos rigorosos.
Os métodos usados para aplicar esses conservantes incluem fricção, escovação, imersão ou infusão por tratamento de pressão. Neste post, vamos nos concentrar na madeira tratada por pressão.
O que é madeira tratada por pressão? Existe uma diferença entre a madeira de contato com o solo e a madeira tratada com pressão? Onde e quando deve ser usado?
O que é madeira tratada por pressão
O tratamento com pressão de madeira refere-se ao processo de infusão de espécies de madeira macia, principalmente Pinheiros, com conservantes químicos usando uma grande câmara de pressão. A madeira fresca vai para a câmara, é selada e então despressurizada criando um vácuo que remove o ar da madeira. A câmara é então preenchida com o conservante e repressurizada, forçando o conservante a penetrar profundamente na madeira. Para uma análise mais aprofundada do processo de tratamento de pressão, assista ao vídeo abaixo.
Esses preservativos estendem a vida da madeira significativamente, ajudando a prevenir o apodrecimento da madeira causado por fungos e ataques de insetos comedores de madeira.
A madeira tratada com pressão não evita o desgaste, entretanto. Ela ainda absorve água como a madeira normal e, com o tempo, o sol e o clima afetarão a madeira exposta. Ele irá verificar, formar um copo e deformar como madeiras não tratadas no mesmo ambiente. É por isso que a madeira tratada por pressão deve ser tratada da mesma forma que a madeira não tratada para uso externo, dando-lhe algum tipo de revestimento protetor. Se for tomado cuidado, pode durar 3 ou 4 vezes mais do que a madeira não tratada.
Doca tratada com pressão resistida
Se você está planejando um projeto externo que usa madeira, vai querer madeira tratada por pressão (PT) em vez de madeira padrão não tratada. Não use madeira tratada com pressão para projetos internos. Fique com madeiras não tratadas com manchas, selantes e tintas para projetos internos.
contato com o solo vs tratado por pressão
O tratamento com pressão é usado em aplicações residenciais, como decks, calçadões, galpões, cercas, canteiros, gazebos, mandris e, graças a conservantes mais novos e mais seguros, até mesmo mesas de piquenique e jogos. Também é usado para abrir aberturas ásperas para janelas e portas.
Embora a maioria dos fabricantes que usam esses conservantes modernos diga que é seguro usá-los em canteiros para cultivo de comestíveis, alguns jardineiros sugerem forrar a madeira serrada com plástico para evitar qualquer infiltração no solo.
Nem todas as madeiras tratadas com pressão são iguais. Na verdade, existem 12 níveis diferentes de madeira tratada com pressão disponíveis.
Abaixo mostra as categorias de uso onde madeira tratada com pressão é usada somente acima do solo e contato com o solo.
- UC1, UC2, UC3A, UC3B são usados somente acima do solo.
- UC4A, UC4B, UC4C são usados para contato com o solo ou diretamente no solo.
- UC5A, UC5B, UC5C são usados para contato com o solo ou diretamente no solo e onde água salgada ou salobra está continuamente presente.
- UCFA e UCFB são usados onde madeira tratada por pressão e madeira retardante de fogo são necessárias.
Quanto maior a proporção de conservante na madeira, melhor o produto resiste às condições que promovem a decomposição e danos causados por insetos. A maior retenção de conservante é o que dá à madeira tratada com pressão o rótulo de “Contato com o solo”. Retenção é a quantidade de conservante químico que resta na madeira após o processo de tratamento por pressão. Os níveis mínimos de retenção variam para cada categoria de uso, dependendo do tipo de conservante usado.
onde e quando usar
É importante saber que tipo de PT usar em seu projeto. Seria lamentável usar acidentalmente o tipo errado de madeira tratada com pressão apenas para que apodrecesse em alguns anos.
As informações acima podem parecer esmagadoras, mas a realidade é que não é muito difícil determinar o que você precisa. Cada peça de madeira tratada com pressão deve ter uma etiqueta final que forneça tudo o que você precisa para tomar uma boa decisão. Além disso, seu distribuidor local deve ser capaz de orientá-lo na direção certa. Vamos dar uma olhada nesta tag final.
Para a maioria dos projetos residenciais ao ar livre, onde a madeira entrará em contato com o solo ou diretamente no solo, essa madeira é a adequada para o trabalho. Você também pode usar o contato terrestre acima do solo, especialmente onde os componentes do seu projeto podem ser difíceis de manter nas próximas décadas.
Para a maior parte, acabamentos, placas de painel, tábuas de deck, corrimão e pisos de varanda são exemplos de locais acima do solo, onde a madeira tratada com pressão pode ser usada. Caixas de plantio, postes estruturais, postes de cerca, longarinas de escada externa são todos exemplos de onde o contato com o solo deve ser usado.
Conclusão
Agora você sabe como decidir qual madeira tratada com pressão é melhor para você. Com os devidos cuidados e manutenção, a madeira tratada com pressão é um ótimo produto para construir projetos duradouros.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_tratada
Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20