Dicas para uma consultoria de SEO bem-sucedida

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Você está procurando superar outros concorrentes no Google? A resposta é sim. Mais tráfego significa mais clientes e seguidores. Mais seguidores significam mais leads que significam mais clientes que estão comprando seus serviços e produtos. No entanto, a menos que você tenha páginas de SEO bem otimizadas, não é tão fácil. SEO tem uma estratégia comprovada que funcionará para o seu negócio.

Usar SEO é um compromisso de longo prazo. Se você planeja começar a usá-lo, precisa usar uma estratégia bem pensada e personalizada para o seu negócio. A boa notícia é que você pode fazer duas coisas que maximizam seus resultados de SEO. Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.seobh.org/

Você pode contratar um consultor de SEO que criará uma estratégia personalizada para o seu SEO ou contratar uma agência de marketing de SEO com histórico de ser o melhor.

Vamos discutir como escolher o serviço de consultoria de SEO certo para o seu negócio.

Sem mais delongas, aqui estão as dicas para uma consultoria de SEO bem-sucedida:

1. Comece estabelecendo seu USP em SEO: Por que eles deveriam contratar você especificamente e não outra agência ou consultor?

Identifique e destaque o que diferencia você como consultor de SEO dos demais, por exemplo:

  • Confiança: Você mantém elevados princípios éticos como consultor que não colocará em risco os negócios dos clientes e manterá total transparência nas ações implementadas.
  • Conveniência: Oferecendo todos os recursos de marketing digital ou SEO? Isso pode funcionar melhor se você for uma equipe multidisciplinar.
  • Especialização: Oferecendo serviços específicos de SEO e profundo conhecimento e experiência? Isso funcionará melhor se você quiser segmentar clientes maiores.

2. Verifique se há um ajuste com o tipo de cliente e projeto antes de lançar, aceitar ou assinar um novo contrato

Você pode fornecer a melhor consultoria de SEO levando em consideração as características do cliente e do projeto? É útil entender quais são os melhores tipos de negócios, indústrias e projetos para você dar os melhores resultados:

  • Tamanho do negócio: Você tem como alvo um grande volume de pequenos clientes ou um baixo volume de grandes clientes?
  • Tipo de negócio: Você tem como alvo clientes B2B ou B2C?
  • Tipo de setor: Você se especializa em negócios de determinados setores em que já possui experiência profunda?
  • Tipo de projetos: Você se especializa em projetos que abrangem determinadas atividades de SEO (SEO técnico, link building, etc.) ou mercados específicos (Europa, EUA, América Latina etc.)?

3. Defina as expectativas certas para o cliente desde o início sobre os tempos, recursos e flexibilidade do processo de SEO necessários para fazer as coisas acontecerem

  • Acesso a dados internos para ter as informações necessárias para análise e acompanhamento.
  • Tempo mínimo esperado para ver melhorias *depois* que as recomendações de SEO são executadas.
  • Flexibilidade e recursos exigidos pelo cliente para implementar as recomendações.
  • Envolvimento das equipes do cliente para execução e alinhamento de esforços.

4. Tenha alguém do lado do cliente para ser o “campeão/proprietário de SEO” interno, que deve ser seu principal ponto de contato e ajudará a coordenar e fazer as coisas

  • Um gerente de projeto interno de SEO que deve ter a capacidade necessária para “aprovar” ações e objetivos.
  • Alguém que possa se comunicar internamente e coordenar a equipe envolvida, para fazer as coisas acontecerem em diferentes áreas.

5. Pergunte (e valide) sobre quaisquer atividades ou alterações anteriores de SEO que possam influenciar as classificações atuais do site e também podem servir como entrada para o processo de SEO

  • Verifique o que funcionou bem e o que não funcionou no passado.
  • Verifique se o site sofreu alguma penalização no passado.
  • Obtenha informações sobre mudanças estruturais anteriores da Web como migrações ou reformulações.
  • Veja se a empresa tem outras propriedades da Web em produção ou para fins de teste que possam representar um problema ou que possam ser aproveitadas no processo.

6. Comece com uma auditoria e pesquisa completas para entender o status dos negócios e do site, bem como o contexto do setor, situação e USP versus concorrentes

  • Uma análise técnica, de conteúdo, popularidade de links, comportamento de busca do público versus concorrentes deve ser necessária para iniciar e servir como impulsionador do processo de SEO e fundamental para definir uma estratégia eficaz e metas relevantes.
  • Mesmo se você estiver focando em um lado específico do SEO é fundamental ter o máximo de entendimento possível do contexto para identificar oportunidades e estabelecer uma estratégia eficaz, então se você está visando apenas um aspecto específico do processo de SEO, como SEO técnico ou link building, então é fundamental que você receba informações de outros profissionais com foco nessas outras áreas para alinhar esforços.

7. Sempre desenvolva sua própria pesquisa de palavras-chave, para validar você mesmo o comportamento do público, mesmo que os clientes já forneçam seus próprios dados, para identificar oportunidades perdidas

  • Leve em consideração o público do cliente, o conhecimento do setor e da concorrência.
  • Use palavras-chave de processos anteriores de SEO ou campanhas de PPC e pesquisa de concorrência como entrada.
  • Sempre valide-se desenvolvendo sua própria pesquisa de palavras-chave e concorrência, pois o comportamento do público e da concorrência pode mudar facilmente ao longo do tempo e você deseja identificar também as oportunidades perdidas.
  • Não use apenas uma única fonte de dados, use quantas fontes for possível, que fornecerão entradas validadas suficientes.

8. Replicar a auditoria e a pesquisa para ser “segmentado para dispositivos móveis” para estar pronto para o próximo índice do Google para dispositivos móveis

  • Isso não deve ser útil apenas para o próximo índice móvel do Google, mas também importante para garantir que seu processo de SEO leve em consideração uma jornada do cliente em vários dispositivos.
  • Use o rastreador de “smartphone” ao fazer a auditoria técnica, segmentação “móvel” para pesquisa de palavras-chave e conteúdo e rastreie visibilidade, tráfego e conversões de dispositivos móveis também.
  • Identifique possíveis lacunas entre o status de otimização para computadores e dispositivos móveis que devem ser fechadas antes do lançamento do primeiro índice para dispositivos móveis do Google.

9. Priorize suas metas de tópicos/termos/palavras-chave não apenas com base no volume, relevância, concorrência e sazonalidade, mas também na lucratividade potencial para o negócio

  • Verifique com o cliente para alinhar o resultado da pesquisa de palavras-chave com base em critérios de negócios: se há categorias, serviços ou produtos que eles desejam priorizar devido à lucratividade, um novo lançamento ou motivos de concorrência.
  • A seleção final deve ser equilibrada para abranger tanto as frutas de baixo custo quanto os tópicos altamente benéficos, mas mais competitivos, que gerarão resultados a curto e longo prazo.

10. Estabeleça kpis relevantes e razoáveis, bem como metas ao longo de seu cliente com base no que é viável de implementar e no resultado final de negócios desejado

  • Para os KPIs: Quais são os diferentes aspectos, áreas e atividades em que você estará trabalhando que você precisa manter informado para ver facilmente se as coisas estão funcionando como esperado e para os quais você pode facilmente obter “indicadores de sucesso” confiáveis ​​para tomar decisões a partir de?
  • Para os Objetivos: Qual é o resultado final que o cliente deseja alcançar do ponto de vista comercial e para o qual o processo de SEO contribuirá diretamente?
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

11. Desenvolver recomendações de SEO acionáveis ​​com base nas descobertas da auditoria, especificando os recursos técnicos, de conteúdo ou promocionais necessários para implementá-los

  • Para cada problema identificado na auditoria de SEO, uma recomendação acionável deve ser feita para implementar a solução.
  • Cada recomendação deve especificar se vai exigir suporte técnico, de conteúdo ou promocional, bem como quem será responsável por implementá-la, para coordenar sua execução e alocar os recursos necessários de acordo.

12. Faça capturas de tela para cada problema de SEO identificado para documentá-lo e forneça exemplos de todos os cenários relevantes, bem como todas as instâncias identificadas a serem corrigidas, mostrando como fazê-lo

  • Fazer e incluir capturas de tela dos problemas identificados nas recomendações de SEO é fundamental não apenas para documentá-los – caso haja dúvidas no futuro sobre seu status anterior – como também para fornecer indicações mais claras sobre em quais cenários eles estão acontecendo e exemplos de como corrigi-los.
  • É fundamental fazer isso não apenas com a primeira auditoria e recomendações, mas toda vez que você validar uma implementação, deixar um registro de como elas foram alteradas ao longo do tempo.
  • Dê também exemplos de capturas de tela de como os concorrentes estão efetivamente fazendo isso – comparando-os com os do site do cliente – para que seja mais fácil de tomar como referência para facilitar sua implementação, bem como para “incentivar” o cliente a fazer as alterações apropriadas. O Blog SEO BH detalha outras coisas importantes sobre SEO, veja a seguir https://www.seobh.org/category/blog/

13. Priorize as recomendações de SEO com base em quão críticos são os problemas e oportunidades identificados, levando em consideração seu impacto potencial para atingir os objetivos desejados

  • Atribua uma prioridade “ideal” a cada recomendação de SEO com base em quão crítica é sua implementação para atingir os objetivos desejados.
  • As prioridades especificadas devem ser atualizadas quando as recomendações de SEO são compartilhadas com o cliente com base no esforço necessário para implementá-las e ter as ações de “maior impacto, mais fáceis de implementar” primeiro.
  • Além de priorizar cada recomendação com base em seu nível de criticidade e impacto, também é importante priorizar sua implementação nas áreas que são mais críticas do ponto de vista do usuário, tráfego e conversão (ex: Comece otimizando os títulos das categorias principais e páginas de produtos mais populares, em vez de páginas ocultas com valor muito menor).

14. Acordar um roteiro de implementação claro e “ágil”, com prazos específicos para lançar as atividades estabelecidas que você deve acompanhar com o cliente

  • Os tempos de desenvolvimento e lançamento devem ser acordados junto ao cliente para cada ação recomendada, seguindo a prioridade acordada.
  • Siga uma abordagem “ágil” para lançar rapidamente com um pensamento “iterativo/incremental”.
  • Todas as partes interessadas envolvidas no processo devem concordar e aprovar o roteiro estabelecido.

15. Obtenha o envolvimento antecipado de todas as partes interessadas relevantes que também devem incluir as metas de SEO como parte de suas próprias áreas

  • As diferentes áreas envolvidas nas implementações relacionadas com SEO devem também torná-las parte dos objetivos da sua própria área, de forma a obter o seu total apoio e envolvimento (se o SEO tiver impacto no seu próprio desempenho como área, tenderá a ser levado em consideração consideração em suas próprias atividades também).
  • Cada parte interessada envolvida em cada tarefa deve participar das chamadas e reuniões relacionadas à sua execução, e entender o resultado final desejado, bem como a razão por trás, para que seja mais fácil identificar alternativas e soluções caso a forma ideal de execução não seja viável.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca


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