Dicas para limpar sua casa na metade do tempo
Todo mundo odeia limpar, mas todo mundo adora uma casa limpa. Existe a melhor maneira de limpar sua casa rapidamente? A maioria dos novatos não tem certeza se deve tirar o pó ou aspirar primeiro. Eles se perguntam se devem limpar a cozinha antes do banheiro ou vice-versa. Isso significa limpar a casa sempre na mesma ordem: trabalhar um cômodo de cada vez, começando e terminando no mesmo local em um cômodo para que você não perca tempo correndo para frente e para trás.
Para diminuir o tempo, você precisa ser consistente, essa é a premissa inteira. Você faz a mesma coisa toda vez que limpa, por isso é uma rotina, diz a equipe: Conservadoragranminas.com.br. A rotina é o método, e essa é uma maneira pratica é melhor de limpar porque a velocidade vem do método em vez da pressa. Você realmente pode limpar sua casa na metade do tempo. Não é um truque.
Limpe de cima para baixo, da esquerda para a direita
Não comece um cômodo limpando a mesinha de centro, depois limpe as persianas e veja a poeira das persianas cobrir sua mesa de centro recém-limpa. Comece na sala, como tirar o pó de um ventilador de teto, e descer até o chão para eliminar o trabalho redundante. Da mesma forma, a limpeza da esquerda para a direita garante que você cubra toda a sala, em vez de correr de um lugar para outro.
A maioria das pessoas vê algo e o limpa, depois olha para cima, vê outra coisa e limpa, e a sujeira cai sobre o que você acabou de limpar. Se você trabalha de cima para baixo e da esquerda para a direita, está trabalhando uma vez em vez de limpar as áreas que acabou de limpar.
Mantenha os matérias adequados e prontos
Ter todas as ferramentas e produtos de limpeza necessários ao alcance do braço significa que você não perderá tempo indo e voltando até o gabinete embaixo da pia. Use um avental, ou mesmo um cinto de ferramentas de carpinteiro, e encher os bolsos. Isso pode ser difícil com vários frascos grandes de limpador, mas você não precisa de frascos grandes, coloque os produtos de limpeza em pequenos frascos de spray fáceis de transportar. Você também pode colocar seus suprimentos em um balde para se manter organizado e economizar tempo. Se você contratou um carpinteiro e ele subiu e desceu uma escada sempre que precisava de um prego, você nunca toleraria isso você quer que ele tenha tudo com ele. Você pode fazer o mesmo com produtos de limpeza.
Limpe a desordem
Antes mesmo de começar a limpar, vá de quarto em quarto e arrume a bagunça. Ao pegar cada item: revistas, livros de bolso bem lidos, tênis velhos, pense se você deve guardá-los, jogá-los fora ou doá-los.
Desinfete bancadas e áreas de superfície
Passe por sua casa e limpe as superfícies duras de bancadas, eletrodomésticos e armários a maçanetas, interruptores de luz, controles remotos de TV e telefones. Você deve desinfetar algumas dessas superfícies, especialmente aquelas que podem levar germes aos dedos e rostos das pessoas. Faça uma solução desinfetante atóxica misturando um quarto a meia xícara de vinagre de cidra branco ou de maçã com um copo de água.
Invista na manutenção diária
Você pode não acreditar, mas fazer um pouco todo dia é a capaz de fazer maravilhas pela limpeza de casa. E pode ficar calmo: aqui, não estamos falando de uma faxina pesada diária (algo que é simplesmente impossível considerando todos os compromissos), mas sim de não deixar a sujeira acumular.
Na prática, isso inclui atitudes como:
- lavar a louça logo depois das refeições (ou enquanto está cozinhando, o que facilita bastante);
- varrer ou passar um pano naquele cômodo que está mais sujo;
- dar uma geral rápida no micro-ondas;
- limpar a geladeira e os puxadores dos armários da cozinha;
- arrumar a cama (embora muita gente não ache esse cuidado necessário, o fato é que ele colabora para deixar a roupa de cama limpa por muito mais tempo!);
- realizar toda tarefa pequena que pode ser facilmente resolvida no dia a dia.
Outra a coisa a se ter em mente é não deixar pequenos problemas para depois. A pasta de dente caiu e formou uma crosta na pia? Os produtos do banho mancharam o box ou ficou shampoo no azulejo? Resolva o problema imediatamente. Na hora, você vai gastar apenas alguns minutos ou segundos – por outro lado, se for deixando essas pequenas sujeiras acumularem, tudo vai se tornar muito mais cansativo e trabalhoso.
Retire o pó das superfícies antes de limpar o chão
Essa é uma dica básica, mas que é sinônimo de muito mais eficiência! Ao invés de varrer/aspirar o chão e depois tirar todo o pó dos móveis e superfícies, faça o movimento contrário. O processo de limpar o pó, afinal, faz com que muita sujeira caia no chão, o que é contraprodutivo se você só se dedicar à atividade depois que o chão estiver limpinho. Primeiro, retire toda a poeira com um pano úmido e só então parta para o aspirador ou a vassoura. Dessa forma, você evita que o pó de móveis e objetos permaneçam no ambiente até a próxima faxina (ou mesmo que você tenha trabalho em dobro!).
Use um spray antes de esfregar eletrodomésticos e superfícies
Limpar eletrodomésticos (como micro-ondas, fogão, geladeira e máquina de lavar) e outras superfícies – a exemplo de janelas, mesas, pias e azulejos – pode exigir muita “esfregação”. Antes de gastar um bom tempo e força na tarefa, a dica é borrifar um produto multiuso no local e deixar agir por alguns minutos.
Enquanto o produto age, é claro que você pode (e deve) aproveitar seu tempo para limpar outra parte do cômodo. Depois do período de espera, é só pegar a bucha e ver como a sujeira sai com muito mais facilidade e rapidez!
Defina uma estratégia para a faxina
A dinâmica da limpeza de casa é muito subjetiva, variando de acordo com a preferência de cada um. O mais importante, nessa etapa, é definir uma estratégia para a faxina, de modo que você possa se programar ao longo da semana.
Se você prefere reservar um dia da semana para fazer todo o trabalho, tudo bem! Para quem tem pouco tempo e precisa conciliar as tarefas domésticas com uma rotina corrida, porém, uma dica eficiente é dividir a faxina por dias.
Dessa forma, você consegue se concentrar na limpeza de um único cômodo com mais afinco, sem correr o risco de desanimar ou ficar cansado demais quando tiver limpado todos os locais da casa pela metade. Esse sistema também permite encaixar as tarefas de acordo com a sua disponibilidade.
Um exemplo desse planejamento é lavar as roupas aos domingos (vale a pena considerar também os serviços das lavanderias online, com ótimo custo-benefício), limpar a sala e tirar o pó dos objetos na segunda, arrumar os quartos na terça, se dedicar à cozinha na quarta, fazer a limpeza mais pesada do banheiro na quinta e por aí vai.
Claro que você pode ir intercalando os dias, de forma a não ficar sobrecarregado. Com a organização e as pequenas limpezas de todos os dias (como já falamos nos tópicos acima), a tendência é que tudo fique mais rápido e fácil.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Limpeza
Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20