Como trocar a embreagem do seu carro?
DESMONTAGEM DA EMBREAGEM
Durante seu feliz e longo caso de amor com seu carro, há uma boa chance de que ele peça para você trocar a embreagem . Isso pode ser uma simples substituição do disco desgastado ou a atualização completa para um modelo mais robusto, diz a equipe Rs embreagem. Muito mais do que em qualquer outro caso, o aspecto de segurança deve ser sua primeira preocupação , tanto quando você estiver sob o carro do que ao volante! Veremos, portanto, nesta primeira parte a desmontagem do sistema de embreagem.
O QUE É A EMBREAGEM?
A embreagem é um elemento essencial para o funcionamento do nosso carro. Elemento de ligação entre a caixa de velocidades e o motor, permite ao condutor adaptar a potência do motor à velocidade que pretende dar ao seu veículo. Quanto menor o número indicado na alavanca de câmbio, mais forte será a potência do motor: na partida, o motor precisa de muita potência para poder colocar o veículo em movimento. O fato de engatar a primeira marcha permitirá, portanto, que o motor transmita o torque máximo necessário para tal esforço.
A embreagem também tem a função de transmitir a energia do motor para as rodas através da caixa de câmbio, o que possibilita aumentar ou diminuir sua velocidade de rotação. Quanto maior o número mostrado na alavanca de câmbio, mais rápido a combinação da relação potência do motor/caixa de câmbio permitirá que as rodas girem.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE EMBREAGEM?
É constituído por vários elementos envolvidos no seu funcionamento. A embreagem de disco único é a mais comum. É composto por:
- O pedal da embreagem;
- O mecanismo de embreagem;
- O garfo da embreagem;
- O rolamento de embraiagem;
- Um disco de embreagem.
A função do disco de embreagem é transmitir a energia gerada pelo motor para a caixa de câmbio. Durante uma viagem, a posição deste disco muda: quando é colado ao volante , permite que a energia passe na direção das rodas. Quando as duas partes se separam, a energia não passa mais.
No caso de uma embreagem mecânica, quando o motorista pressiona o pedal , é possível engatar o garfo que exerce pressão sobre o batente . Isso atua no mecanismo para liberar o disco de embreagem. Este e o volante são então separados: esta é a posição desengatada . É quando o motorista pode mudar de marcha. A embreagem deve ser mantida na posição desengatada quando o veículo estiver parado em frente a uma luz vermelha, por exemplo.

ESCOLHER UMA EMBREAGEM É UM NEGÓCIO SÉRIO.
A menos que você opte por uma renovação total do mecanismo original, você precisará fazer alguma pesquisa para encontrar o produto certo. O primeiro critério a ter em conta é a qualidade da embraiagem. Sua segurança dependerá diretamente disso! Nenhum compromisso é possível aqui. O volante em particular é uma parte sensível (você não precisa trocá-lo, mas quando a caixa está no chão, você pode aproveitar para fazer o total!).
Ele funciona em altas velocidades e o menor problema (mau posicionamento, aperto aproximado, etc.) gera vibrações que podem levar à quebra dos elementos. Na melhor das hipóteses, saímos com um alumínio amassado, na pior das hipóteses, com lesões corporais reais! Então certifique-se de quea embreagem é robusta o suficiente para conter a coragem do seu moinho e não encerar na pressão do acelerador. Como sempre, quem pode fazer mais pode fazer menos. Tenha cuidado, no entanto, para escolher um produto que corresponda ao seu uso. Se você tiver a infelicidade de instalar um disco de três pastilhas de metal sem amortecimento enquanto passa a maior parte do tempo no trânsito, espere acabar em um hospital psiquiátrico!
Observe que existem dois tipos de embreagem :
o “empurrado” (clássico) e o “puxado”. Antes de qualquer intervenção, não deixe de conhecer o tipo da sua! Os mecanismos puxados, que são frequentemente encontrados no Impreza ou mesmo no Lancer Evo, têm um procedimento de desmontagem específico que requer notavelmente o desengate do garfo para poder remover a caixa de câmbio. Se perdermos esse detalhe, passamos horas puxando a caixa como um burro sem entender o que está errado!
Neste Tutorial, usamos um elevador. É um pouco diferente do espírito “faça como um adulto”, mas você tem que admitir que com uma caixa de câmbio longitudinal, ainda é muito mais fácil! Lembre-se que existem várias garagens na França que permitem alugar pontes, ferramentas, etc. e até às vezes ser aconselhado por um mecânico! Não se preocupe, é bem possível deixar uma caixa usando simples macacos de carro ! Planeje-os alto o suficiente e certifique-se de que sejam sólidos e estáveis.
Embreagem: quando trocá-la?
Além de um exame preciso realizado na embreagem, alguns sinais podem fornecer indicações sobre o estado de desgaste da embreagem e sobre o fato de que pode ser hora de trocá-la:
- o pedal da embreagem fica anormalmente duro.
- o pedal da embreagem é barulhento.
- a embreagem desliza.
- a mudança é conseguida com mais dificuldade do que antes.
- a mudança de marcha, quando fria, é acompanhada por um rangido.
Em geral, uma embreagem tem uma vida útil de aproximadamente 100.000 quilômetros em um veículo a gasolina e mais 50.000 quilômetros em um veículo a diesel. Esta vida pode ser prolongada quando a embreagem é poupada durante a condução, ou reduzida quando o motorista adota uma condução esportiva diária, mantém o pé no pedal da embreagem sem motivo aparente, etc.

Embreagem: sintomas, avarias
- Tente dar a partida em 4ª ou 5ª marcha (o motor deve estar quente) com o freio de mão puxado: se o carro não parar, a embreagem deve ser trocada.
- Dirigir em velocidade reduzida e acelerar de repente: se o carro não ganha velocidade quando o tacômetro sobe, é porque a embreagem precisa ser trocada (diz-se que a embreagem está patinando).
- Se as marchas forem difíceis de mudar ou se você tiver que pressionar levemente a embreagem constantemente, é necessário trocá-la…
Como trocar a embreagem?
Embora alguns equipamentos do veículo possam ser substituídos com bastante facilidade por indivíduos com algumas habilidades em mecânica automotiva, a troca da embreagem requer uma intervenção importante e demorada no veículo. De fato, muitas vezes é necessário remover a caixa de câmbio , ou até mesmo desmontar o motor, para poder trocar a embreagem. Portanto, é altamente recomendável confiar esta tarefa a profissionais do setor automotivo (reparadores, oficinas, etc.). Também é recomendável aproveitar a troca de embreagem para substituir o disco, o mecanismo e o rolamento simultaneamente.

Embreagem: como cuidar dela?
Existem algumas dicas e boas práticas para evitar o desgaste prematuro da embreagem:
- Não conduza com o pé esquerdo no pedal da embraiagem, mas coloque-o no apoio para os pés previsto para o efeito. De fato, mesmo uma pressão mínima do pé na embreagem pode fazer com que o disco deslize e desgaste o sistema.
- Não fique na primeira marcha pressionando o pedal da embreagem em um sinal vermelho e prefira colocar-se em ponto morto. De fato, isso evita fadiga desnecessária de todo o sistema.
- Não puxe a embraiagem e adote um estilo de condução calmo e não desportivo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem
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