Como saber se minhas pastilhas de freio estão gastas?

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As pastilhas de freio desempenham um papel essencial no sistema de frenagem de um veículo. Por isso, é fundamental não descuidar da sua condição para garantir a segurança dos passageiros e dos outros utentes da estrada. Quando devem ser alterados? Aqui estão algumas dicas que ajudarão qualquer pessoa a determinar os sinais de desgaste das pastilhas de freio.  Diz a equipe Forte baterias em seu site: https://fortebaterias.com.

Funcionamento das pastilhas de freio

É uma peça pertencente ao dispositivo de travagem de um veículo. Sua função é esfregar a superfície de cada disco quando o motorista aciona o pedal do freio. Esta manobra diminui a velocidade do veículo e, em seguida, faz com que ele pare completamente. A pastilha de freio é fixada em uma pinça que garante o movimento de fricção graças à pressão exercida no pedal.

É composto por dois elementos, a saber:

  • Um bloco de aço servindo de suporte,
  • Uma guarnição que pode ser de diferentes materiais, como:
    • Metal,
    • cerâmica,
    • carbono,
    • Grafite.

Existem duas pastilhas de freio por roda, dispostas na pinça de cada lado do disco de freio.

Causa do desgaste da pastilha de freio

Cada pastilha de freio de um veículo é submetida a altas temperaturas de até 800°C quando entra em contato com o disco. A sua fricção contra esta parte reduz gradualmente a espessura do forro até que a almofada perca gradualmente a sua eficácia.

Seu desgaste pode causar danos ao disco de freio e consequentemente perda de controle do veículo . Portanto, não hesite em trocar as pastilhas de freio assim que apresentarem sinais de desgaste: é uma questão de segurança.

Quando você deve substituir as pastilhas de freio?

Geralmente são substituídos a cada 30 a 40.000 km no eixo dianteiro e a cada 60.000 km no traseiro. No entanto, a frequência de uso do veículo e, portanto, a intensidade da frenagem, assim como a condução esportiva podem causar desgaste prematuro dessas peças. O uso do veículo em ambiente urbano também acentua o estresse nas pastilhas. Nesses casos específicos, pode ser necessário trocar as pastilhas com mais frequência.

Alguns veículos estão equipados com um indicador de desgaste visível no painel. Assim que uma pastilha de freio é gasta , um sensor integrado na lona corta o contato do circuito elétrico e acende a luz de advertência .

Mas nem todos os veículos têm luzes de aviso. Para identificar uma pastilha de freio desgastada, existem vários métodos. Se um ruído estridente for ouvido durante a frenagem, é provável que pelo menos uma pastilha em contato com o disco giratório não seja mais eficaz. Esse ruído pode vir das pinças que roçam no disco, levando ao desgaste do sistema de freios. Nessas condições , as pastilhas de freio devem ser trocadas imediatamente .

Outra solução é frequentemente recomendada para verificar sua condição. Basta acessar o sistema de frenagem depois de remover as rodas uma a uma usando um macaco manual ou um macaco hidráulico. A espessura de cada pastilha de freio é então medida, que deve ser de pelo menos 2 mm .

Para evitar surpresas desagradáveis, é melhor que seus freios sejam verificados regularmente por um profissional . Só ele é competente para este tipo de tarefa e pode substituir as almofadas se necessário.

Componente que conecta o carro à estrada, os pneus são responsáveis ​​por dar sustentação ao veículo, resistir a frenagens e acelerações, absorver irregularidades na estrada e ajudar o carro a ganhar precisão. Dado o seu papel importante na segurança e conforto, é crucial escolhê-los bem. Para isso, basta respeitar determinados critérios fundamentais.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Os diferentes tipos de pneus

A prioridade é escolher os pneus de acordo com o seu carro, sua localização geográfica e seus hábitos. No mercado existe uma grande variedade de modelos adequados para cada necessidade. Como regra geral, os motoristas tendem a escolher o pneu de verão que é feito de várias borrachas diferentes e que funciona de maneira ideal quando a temperatura ambiente excede 7°C. Eficiente em superfícies secas ou molhadas, o pneu de verão se adapta a todas as condições climáticas. Por outro lado, se a temperatura cair abaixo da marca de 7°C, é preferível trocar o pneu, pois a borracha endurece, o que causa perda de aderência.

Portanto, no inverno, troque seus pneus de verão por pneus de inverno. Este tem a particularidade de resistir a todas as intempéries que vão desde gelo, neve, frio e chuva. É feito de uma borracha especial que tem a capacidade de oferecer melhor capacidade de frenagem e aderência à estrada, mantendo uma certa flexibilidade mesmo em temperaturas muito baixas.

Se você não quiser trocar os pneus a cada temporada, considere adotar pneus de 4 estações. Como o próprio título sugere, eles são versáteis e podem ser usados ​​durante todo o ano. Aconselha-se apostar neste modelo se vive numa zona onde não seja -10°C ou +30°C. É entre estas temperaturas que o seu funcionamento é óptimo. Para reconhecer esses pneus, um pictograma marcando “quatro estações” ou “4S” é visível.

Pneus adaptados ao estilo de condução

Nada o impede de escolher o seu pneu de acordo com o seu estilo de condução. Se você costuma fazer viagens longas ou se você pega a estrada regularmente, é mais sensato orientar-se para modelos de muito boa qualidade, oferecendo alta longevidade e ótima resistência. Na pista rápida, os pneus tendem a se desgastar mais rapidamente. Eles também devem ser capazes de oferecer a melhor estabilidade e maior conforto.

Para uso em áreas urbanas, prefira pneus resistentes que não tenham medo de frenagem de curta distância. Na cidade, você é obrigado a parar, acelerar e começar o tempo todo. Seu pneu deve ser capaz de suportar tais tensões.

Se tem um estilo de condução desportivo e dinâmico, opte por um pneu de borracha macia. Você ganhará em conforto e segurança ao mudar de direção. Por outro lado, esteja preparado para trocar os pneus regularmente, pois quando eles são flexíveis, o desgaste nas paredes laterais é mais rápido.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

rotulagem europeia

É difícil, se não impossível, escolher um pneu sem consultar a rotulagem europeia. Sobre o que é isso ? Na Europa, qualquer produto que entra no mercado passa por controle de qualidade via rotulagem. Os pneus não fogem à regra. Para escolhê-los, você deve então confiar em três critérios que garantem a segurança na estrada de acordo com a União Europeia, ou seja, resistência ao rolamento, aderência e nível de ruído. A resistência ao rolamento é classificada de A a G.

Quando os pneus têm baixa resistência ao rolamento, o que significa que eles vão causar menos consumo de combustível, eles recebem uma nota A. Se eles são de qualidade inferior, eles têm uma nota G. Existem 80 litros de combustível entre os pneus A e G, daí a importância crucial de escolhê-los bem. A capacidade de frenagem ou aderência em piso molhado é baseada no mesmo princípio e será classificada de A a G. Mais uma vez, esteja ciente de que entre essas duas classificações, a distância de frenagem chega a 18 metros. Por fim, em relação ao nível de ruído, um pneu silencioso recebe uma onda enquanto um ruidoso recebe três ondas.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/trocar-o-pneu-facil


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