Como é o tratamento a água potável

Read Time:6 Minute, 0 Second

Quase um século atrás, o controle de doenças transmitidas pela água era o principal objetivo de tratamento dos provedores de água. Hoje, grandes e pequenas agências de água fornecem a seus clientes a água potável da mais alta qualidade do mundo. Antes que a desinfecção se tornasse uma prática comum, surtos generalizados de cólera e febre tifóide eram frequentes nos Estados Unidos. Essas doenças ainda são comuns em países menos desenvolvidos, mas desapareceram em grande parte nos Estados Unidos quando o cloro e a filtragem se tornaram amplamente utilizados há 80 anos.

Antes que a desinfecção se tornasse uma prática comum, surtos generalizados de cólera e febre tifóide eram frequentes nos Estados Unidos. Quer saber mais, clique em http://caixaforte.ind.br/

Uma quantidade enorme de tempo e tecnologia é gasta para tornar a água de superfície segura para beber. Na estação de tratamento, ele passa por muitos processos antes de chegar à torneira do consumidor.

A tecnologia de tratamento de água deve lidar com uma série de perigos potenciais resultantes do movimento da água de sua fonte até nossa torneira. As nascentes das montanhas podem fluir através de formações carregadas de enxofre, zinco ou arsênico. As águas subterrâneas podem ser contaminadas por fertilizantes, fossas sépticas, drenagem de minas, minerais naturais, produtos químicos industriais e metais como arsênico e cromo. Rios e córregos às vezes carregam microorganismos nocivos de animais ou humanos, apresentando risco de doenças. Os bueiros podem transportar o escoamento poluído das cidades para os rios e córregos.

O abastecimento de água potável dos EUA é fortemente regulamentado. Atualmente, os fornecedores de água públicos e privados que operam sistemas de tratamento têm métodos para controlar quase todas as propriedades encontradas na água: dureza, acidez e alcalinidade, cor, turbidez, sabor e odor, bem como as características químicas biológicas e orgânicas. Grandes fornecedores de água têm seus próprios laboratórios para testar a água, enquanto agências menores usam laboratórios comerciais.

Em alguns sistemas, o flúor é adicionado para reduzir a cárie dentária. A lei da Califórnia exige a fluoretação da água em sistemas com 10.000 ou mais conexões se houver financiamento externo. De acordo com o estado, 30% de todos os fornecedores públicos de água na Califórnia fluoretam sua água.

O tratamento das águas subterrâneas varia de comunidade para comunidade, e até mesmo de poço para poço dentro de uma cidade, dependendo dos contaminantes na água. A água pode ser tratada à medida que é bombeada do solo para remover certos contaminantes ou pode ser clorada se houver preocupação de infecção bacteriana ou parasitária.

A força motriz por trás do desenvolvimento de normas e regulamentos de água potável é a proteção da saúde pública. Muitas leis foram adotadas em relação aos padrões de qualidade da água, desde o Interstate Quarantine Act de 1893, que buscava controlar a introdução de doenças transmissíveis de outros países. Os primeiros regulamentos de água potável proibiam o uso de um copo comum nos trens.

O primeiro padrão federal de água potável, adotado em 1914, limitava-se à qualidade bacteriológica da água e não aos requisitos físicos e químicos. Em 1925, as cidades estavam usando filtração, cloração ou ambos e tinham pouca dificuldade em cumprir o padrão de coliformes. Eventualmente, foram estabelecidos limites para chumbo, cobre, zinco e substâncias minerais solúveis em excesso. Em 1941, um comitê consultivo de representantes de agências federais, associações científicas e membros em geral foi formado para revisar os regulamentos de água potável. Em 1942, o comitê concordou com iniciativas importantes, como exames bacteriológicos obrigatórios em sistemas de distribuição de água e concentrações máximas de chumbo, flúor, arsênico e selênio. Vinte anos depois, os Estados Unidos

Durante as décadas seguintes, os esforços federais de controle da poluição da água concentraram-se em resíduos físicos, biológicos, químicos e industriais. Aprovado pelo Congresso em 1974, o Safe Drinking Water Act (SDWA) regula a qualidade da água potável nos Estados Unidos. Sob o SDWA, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) pode delegar a implementação de regulamentações de água potável para estados que desenvolveram programas pelo menos tão rigorosos quanto o federal. Esses estados, incluindo a Califórnia, têm a responsabilidade primária de aplicação de seus próprios programas.

Sob o SDWA, os sistemas públicos de água são obrigados a realizar testes regularmente. O monitoramento mensal de contaminantes microbianos é necessário para os sistemas de águas superficiais e subterrâneas, enquanto o monitoramento químico orgânico deve ser realizado anualmente pelos sistemas de superfície e a cada três anos pelos sistemas de águas subterrâneas.

Os contaminantes se enquadram em várias categorias: aqueles que ocorrem naturalmente, como arsênico e urânio, aqueles que são produzidos pelo homem, como solventes ou pesticidas; e aqueles que derivam principalmente dos materiais utilizados no abastecimento de água, principalmente os subprodutos de desinfecção (DBPs). Os subprodutos emergem do processo de tratamento quando o cloro reage com compostos orgânicos naturais encontrados na água de abastecimento. Especialistas em saúde pública observam que os possíveis riscos dos DBPs são limitados em comparação com a desinfecção inadequada da água potável.

A EPA estabeleceu cronogramas mínimos de testes específicos para poluentes para sistemas públicos de água. Se um problema for detectado, há requisitos de reteste imediatos que entram em vigor e instruções estritas sobre como o sistema informa o público sobre o problema. Até que o sistema possa demonstrar de forma confiável que está livre de problemas, o reteste continua.

1. PRÉ-TRATAMENTO

O primeiro passo é remover sólidos grandes. Uma cerca é geralmente colocada para evitar que peixes ou galhos filtrem. Em seguida, com a ajuda de um coletor de areia, a areia é separada da água para evitar que danifique as bombas da estação de tratamento de água . Nesta fase, a pré-desinfecção também é comum para destruir algumas substâncias orgânicas.

Fonte de Reprodução: Getty Images

2. COAGULAÇÃO-FLOCULAÇÃO

Bombas de baixa pressão transportam a água para uma câmara de mistura, onde são incorporados os componentes que tornam a água potável . Nesta fase do processo de purificação, o pH é ajustado pela adição de ácidos ou álcalis e agentes coagulantes são adicionados à água.

3. DECANTAÇÃO

No decantador, as partículas suspensas transportadas pela água são separadas por gravidade. Os sedimentos nocivos mais densos permanecem no fundo, onde são eliminados e os menos densos permanecem dissolvidos na água decantada.

4. FILTRAÇÃO

Após o processo de decantação, a água passa por um meio poroso para remover os sedimentos menos densos. Esses filtros terminam de coar as impurezas. Existem diferentes tipos de filtros, como areia ou carvão ativado, e estes podem ser abertos e por gravidade ou fechados e sob pressão.

5. DESINFECÇÃO DA ÁGUA

Finalmente, adiciona-se cloro para eliminar qualquer tipo de bactéria ou vírus. Se você deseja eliminar patógenos de águas subterrâneas ou de nascentes naturais, isso também pode ser conseguido através da irradiação de raios ultravioleta ou da aplicação de ozônio, por exemplo.

6. ANÁLISE

Terminado o processo na ETAP , é fundamental realizar várias análises à água para garantir que o processo de purificação foi bem sucedido. A água potável  deve ser incolor, inodora e insípida e cumprir as normas vigentes em cada país.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratamento_de_%C3%A1guas_residuais


Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20

About Post Author

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Por que não consigo drenar minha piscina de fibra de vidro?
Next post Perguntas que você deve fazer antes de realizar uma cirurgia plástica