Tudo o que você precisa saber sobre o ar-condicionado do seu carro

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COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AR CONDICIONADO?

Todos nós queremos o frio final saindo de nossas aberturas; especialmente quando se trata de sobreviver à selva de concreto quente. Quando o sistema de ar condicionado entra em ação naqueles dias quentes e suados, isso é algo que todos nós apreciamos. Mas, acredite ou não, não há máquina de gelo dentro (mas antigamente o gelo era usado para esfriar os passeios das pessoas). Na verdade, o ar frio gerado pelo seu sistema de ar condicionado é, na verdade, ar quente com gases quentes removidos durante um processo de várias etapas.

Tudo o que você precisa saber sobre o ar-condicionado do seu carro

É realmente termodinâmica, mas não vamos chegar lá. A versão da nota do Cliff é simplesmente sobre mudanças na pressão causando mudanças na temperatura. Ligue o ar condicionado e o compressor comprime o refrigerante do sistema (Freon) elevando sua temperatura. Ele perde calor à medida que flui através do condensador (aquele segundo radiador que parece na frente do radiador). Ele passa pelo receptor/secador onde os contaminantes e a umidade são removidos e depois para a válvula de expansão/acumulador onde o refrigerante é desacelerado ainda mais, fazendo com que ele perca pressão e temperatura antes de chegar ao evaporador. O evaporador é como um mini radiador (não deve ser confundido com o núcleo do aquecedor – são duas coisas separadas) dentro do painel do seu passeio que fica frio à medida que diminui ainda mais a temperatura do refrigerante e, adicionalmente, remove a umidade do ar. O motor do ventilador do sistema de ventilação sopra ar sobre o evaporador frio e empurra o ar frio para o compartimento de passageiros.Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/

COM QUE FREQUÊNCIA MEU A/C DEVE SER INSPECIONADO?

Você nos diz. Como está o ar no seu passeio? Você está refrescado e resfriado com fluxo de ar total quando o ar condicionado está bombeando? Bem, se você respondeu “Sim, eu sou tão legal quanto um pepino”, você pode riscar a inspeção A/C da sua lista.

Para todos os que responderam “Não” : você se enquadra no lado “meu A/C não está frio o suficiente” ou “está demorando muito para esfriar”? Não se preocupe, pare para uma verificação de desempenho do ar-condicionado e você voltará a rolar pelas ruas quentes de verão mais frias do que nunca. Então relaxe, seu ar condicionado está a apenas uma inspeção dos dias mais frios.

COM QUE FREQUÊNCIA PRECISO QUE MEU SISTEMA DE AR CONDICIONADO SEJA “RECARREGADO”?

Somente quando a brisa fresca não for mais tão fria quanto você se lembra. Simples o suficiente. Agora, é verdade que um sistema de ar condicionado bem conservado pode durar toda a sua vida sem precisar de recarga. Mas, isso é se você for extremamente sortudo.

Se você começar a perceber que seu ar-condicionado não está atingindo essas temperaturas refrescantes, inspecione seu sistema. Nesta situação, a maioria dos carros estará com pouco Freon. E como o A/C é um sistema selado, o baixo Freon é um grande sinal de que algo não está certo. Pode ser um pequeno vazamento que precisa de atenção ou possivelmente parte do A/C está falhando – traga-o e faremos uma verificação de desempenho do A/C e chegaremos à raiz do problema. Nós vamos levá-lo de volta lá fora de cruzeiro com uma brisa agradável e fresca novamente.

O QUE É REFRIGERANTE?

Normalmente referido pelo nome comercial da DuPont Freon, os Freons mais comuns são R-12, R-134A e, em breve, HFO-1234yf. Freon é bastante semelhante ao óleo de motor e refrigerante do radiador, pois é um fluido de trabalho projetado para um sistema específico; Neste caso, o sistema de ar condicionado do seu carro.

O refrigerante é uma mistura especialmente formulada com o único propósito de transformar o ar quente em ar frio. Ele faz isso absorvendo e liberando calor, deixando o ar frio para trás.

Diferentes dispositivos, como o refrigerador doméstico, o sistema de ar condicionado doméstico ou seu veículo, podem usar diferentes tipos de refrigerantes. Podem ou não ser iguais. Agora que você sabe o que esfria carros, casas e frigoríficos, ligue o bebê e maravilhe-se enquanto seu ar condicionado transforma o ar quente viciado em sua própria caixa de gelo pessoal.

O QUE EXATAMENTE É FREON?

Parece que uma aula de história de ar condicionado automotivo está em ordem. Bem, bem-vindo, puxe uma cadeira e coloque seu boné de pensamento.

Freon, mais conhecido como R-12 , foi o principal clorofluorcarbono (CFC) usado em sistemas de ar condicionado de carros até ser banido em meados da década de 1990, depois que a EPA descobriu que estava esgotando a camada de ozônio do nosso planeta. Fale sobre tóxico.

Desde então, a indústria automobilística mudou para o R-134a livre de CFC . Desde a eliminação dos CFCs da indústria automobilística – e de todas as indústrias – a camada de ozônio recuperou sua estrutura, e os buracos de ozônio causados ​​​​pelos CFCs devem fechar completamente por volta de 2050, de acordo com a EPA.

Você sabia? A proibição do CFC, felizmente, também marcou o fim da mania do spray de cabelo pesado com CFC que varreu a nação nos anos 70 e 80. Para muitas pessoas, essa mudança foi um avanço bem-vindo na cultura capilar americana.

O QUE É O PROTOCOLO DE MONTREAL? (R-12)

Não, este não é um tratado que você aprendeu na aula de história. O Protocolo de Montreal é, na verdade, o título oficial do banimento do R-12 (Freon) e outros produtos que emitem CFC (Clorofluorcarbonetos) de uso posterior em qualquer lugar do planeta. E por uma boa razão – descobriu-se que os CFCs estão abrindo grandes buracos em nossa camada de ozônio.

O Protocolo de Montreal foi assinado pela primeira vez em 1987. Se todo o mundo industrial seguir os padrões ambientais destinados a eliminar o uso de gases que destroem a camada de ozônio (em vigor nos Estados Unidos desde 1996), diz-se que o ozônio se recuperará totalmente até 2050.

O Protocolo de Montreal é o motivo pelo qual agora usamos o R-134a em vez do R-12, que destrói a camada de ozônio. A partir de 2013, alguns modelos de veículos dos EUA começarão a fazer a transição para um agente de resfriamento ainda mais eficiente e seguro chamado HFO-1234yf. Fale sobre um bocado. Diz-se que o HFO-1234yf quase não tem impacto ambiental. E isso é algo que todos nós podemos esperar.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE R-134A E R-12?

Você pode dizer que a diferença é tão grande que poupou o destino de todo o planeta. Não para se aprofundar em sua psique e tudo, mas depois que foi descoberto que o R-12 e toda uma infinidade de produtos contendo clorofluorcarbonos (CFC) estavam destruindo a camada de ozônio, os cientistas ambientais imediatamente começaram a trabalhar em um agente de resfriamento alternativo livre de ozônio. esgotando os CFCs. Essa fórmula é R-134a: o refrigerante padrão e único permitido em sistemas de ar condicionado automotivos hoje .

O R-134a, embora mais seguro, não é perfeito:

A partir de 2013, o R-134a está sendo substituído por uma nova fórmula, HFO-1234yf, disponível em alguns modelos de carros dos EUA. O HFO-1234yf é o refrigerante mais limpo e seguro até agora. E o que é ainda mais importante é que ele foi estudado e certificado como não deixando nenhum impacto no meio ambiente. Fale sobre um grande avanço na tecnologia de A/C que ajudará a proteger nosso planeta para todos aqueles que forem conduzidos a cruzar as estradas abertas por muitos anos.

MAS POR QUE SUBSTITUIR O R-134A?

Bem, embora o R-134a tenha sido projetado com a camada de ozônio em mente, ele ainda é feito com produtos químicos que podem prejudicar o meio ambiente se vazarem do seu sistema de ar condicionado ou forem descartados de forma inadequada. Com esse fato conhecido, cientistas ambientais internacionais sabiam que um refrigerante de ar condicionado ainda mais seguro estava esperando para ser formulado.

O HFO-1234yf está definido para se tornar o padrão de refrigerante:

  • Foi testado e descobriu-se que não deixa praticamente nenhum impacto no meio ambiente.
  • Se o seu sistema de ar condicionado vazar, não haverá mais um surto ambiental.

É tudo sobre as futuras gerações de motoristas. Nosso objetivo como profissionais automotivos é fornecer o melhor cuidado para o seu carro, preservando o ambiente natural da estrada em que seu veículo percorre por muitos anos.

QUANTAS PEÇAS COMPÕEM UM SISTEMA DE AR CONDICIONADO DE CARRO?

Seu sistema de A/C consiste em cinco partes principais, todas trabalhando juntas para refrescar você e todos os seus passageiros.

A maioria dos sistemas de ar condicionado são construídos com:

  • Compressor
  • Condensador
  • Secador ou acumulador do receptor
  • Tubo de orifício ou válvula de expansão
  • Evaporador

Seu sistema de ar condicionado também consiste em mangueiras e portas de carregamento de refrigerante, mas o trabalho significativo ocorre nas cinco partes listadas acima. Você pode aprender mais sobre cada parte que compõe seu sistema de ar condicionado começando com a próxima pergunta. Legal.

O QUE É O COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO?

O compressor é o núcleo, a parte principal de todo sistema de ar condicionado. Se você quiser se refrescar, um compressor funcionando é essencial. Vimos pessoas tentando criar ar frio sem um. Confie em nós, não funciona.

O compressor:

  • Pressuriza o refrigerante que resfria o ar.
  • Detecta mudanças de temperatura: Os compressores monitoram e controlam a saída de temperatura com uma embreagem operada eletricamente. Esta embreagem liga e desliga sempre que você altera a temperatura, escolhe uma configuração de fluxo de ar diferente ou apenas quando o ar antigo de fora cai ou aumenta de temperatura.
  • Alimentado pela correia serpentina: Essa correia enrolada sob o capô é responsável por alimentar muitos componentes cruciais, incluindo o compressor do ar-condicionado.

Sinais de um compressor desgastado: vazamentos de óleo ou freon, ruído e operação irregular ou inexistente são indicações de que um compressor pode precisar ser substituído. Podemos inspecionar seu carro quanto a vazamentos usando corantes e dispositivos especiais de detecção de refrigerante. Você pode não conseguir ver um vazamento, mas nosso equipamento, às vezes chamado de “sniffer”, pode detectar – ou farejar – um vazamento químico mesmo se nenhum líquido estiver visível. Sim, você pode dizer que estamos bastante avançados aqui.O Blog Edu Ar Condicionado detalha outras coisas importantes sobre o seu ar condicionado, veja a seguir https://www.eduarcondicionado.com.br/manutencao-maquinas-recicladoras-ar

O QUE É UM CONDENSADOR DE AR CONDICIONADO?

Considere-o o mestre de transformar gases refrigerantes quentes em líquidos. O condensador é montado na frente da maioria dos veículos, geralmente na frente do radiador. O ar passa pelo condensador, transformando o gás refrigerante quente em um líquido refrigerante condensado e mais frio.

Um condensador A/C é:

  • Encontrado na frente do radiador e muitas vezes referido como um mini-radiador
  • O refrigerador de refrigerante mestre. E ainda campeão. O Condensador irradia os gases refrigerantes quentes que entraram do compressor, reduzindo sua temperatura e pressão, transformando-o em um líquido que segue para o Secador A/C.

Sinais de um condensador gasto:

  • Vazamentos
  • Aletas ou tubos entupidos, corroídos ou danificados
  • Baixo desempenho do ar condicionado
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O QUE É UM RECEPTOR/SECADOR?

O receptor ou secador é encontrado em veículos com válvula de expansão térmica. É a rede de segurança responsável por impedir que todos os detritos, umidade e líquidos prejudiciais atinjam o compressor e outras peças vitais do A/C.

As funções do receptor/secador:

  • Separa o gás do líquido. Se o líquido não estiver contido no secador, ele pode entrar e destruir seu compressor (os compressores não são projetados para lidar com líquidos. Apenas gás).
  • Remove a umidade. Para reter a umidade, um dessecante é usado. O dessecante é semelhante àqueles pacotes que matam a umidade que você encontra na embalagem de novos dispositivos eletrônicos.
  • Filtra os contaminantes. Ninguém quer um sistema de ar condicionado contaminado. Contaminantes podem levar ao desgaste acelerado das peças e corrosão prejudicial.

Fato rápido: Se houver alguma umidade presente em seu compressor, ela pode se misturar com o refrigerante e criar ácidos corrosivos muito prejudiciais.

Sintomas de um receptor/secador desgastado:

  • Desempenho ruim do ar condicionado
  • Umidade no vidro e/ou incapacidade do desembaçador de remover a umidade do vidro e das janelas

O receptor/secador deve ser substituído nas seguintes situações:

  • Sempre que o sistema A/C for aberto para reparo, o receptor/secador precisará ser substituído.
  • Sempre que um técnico determinar que umidade ou detritos danificaram permanentemente o desempenho do seu receptor/secador.

O QUE É UM ACUMULADOR?

Um acumulador é semelhante a um secador-receptor, mas encontrado apenas em veículos com tubo de orifício. Se você tem um acumulador, isso significa que você não tem uma válvula de expansão térmica.

O acumulador:

  • Monitora e controla a quantidade de refrigerante que entra no evaporador.
  • Armazena o excesso de refrigerante para que não possa entrar e danificar o compressor.
  • Filtra detritos e remove a umidade do sistema de ar condicionado.

Quando substituir o acumulador:

  • Sempre que o sistema A/C for aberto para reparo, o acumulador precisará ser substituído.
  • Sempre que um técnico determinar que umidade ou detritos danificaram permanentemente o desempenho do seu acumulador.

O QUE É UMA VÁLVULA DE EXPANSÃO TÉRMICA/TUBO DE ORIFÍCIO?

O tubo de orifício ou válvula de expansão térmica está localizado entre o condensador e o evaporador. Seu trabalho é monitorar constantemente a pressão e a temperatura do seu sistema de A/C para determinar a quantidade exata de refrigerante que pode entrar com segurança no seu evaporador. Um tubo de orifício também pode conter uma tela de malha fina para bloquear contaminantes do resto do sistema.

Fato rápido: Se muito ou pouco refrigerante entrar no evaporador, você pode ter um grande problema em suas mãos. O funcionamento adequado da válvula de expansão térmica ou do tubo de orifício é crucial para a operação bem-sucedida do sistema A/C.

Sinais de um tubo de orifício ou válvula de expansão térmica desgastada:

  • Desempenho ruim do sistema de ar condicionado
  • Quando um técnico determinar que está sujo ou entupido

O QUE É UM EVAPORADOR?

O evaporador é responsável por resfriar o ar e remover a umidade. Se o ar frio e refrescante estiver atingindo seu rosto, seu evaporador está funcionando como um campeão.

O evaporador:

  • Localizado logo atrás do seu painel. O evaporador é a última e mais importante parada antes que o ar frio atinja seu rosto.
  • Resfria o ar com refrigerante. Baixa pressão O refrigerante que passa pelo evaporador absorve o calor do habitáculo, baixando a temperatura do evaporador. O ar soprado sobre a superfície fria do evaporador sai pelas aberturas fornecendo o frio que você espera.
  • Inicia o fluxo de ar frio. A melhor e última etapa. O ar frio agora deve estar soprando suas aberturas graças ao trabalho árduo do evaporador.

Sintomas de um evaporador desgastado:

  • Desempenho ruim do sistema de ar condicionado

O QUE É UMA EMBREAGEM DE COMPRESSOR?

Antes de o compressor ligar, uma embreagem eletromagnética especial, convenientemente chamada de “embreagem do compressor”, é necessária para engatar e desengatar o ciclo do compressor. A embreagem do compressor informa ao compressor quando ligar ou desligar para que o Freon (refrigerante) seja pressurizado corretamente para uso pelo condensador que é então entregue ao evaporador onde o resfriamento começa.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar


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