10 melhores práticas para escolher a localização perfeita do restaurante
Localização, localização, localização. Escolher o local certo do restaurante é uma das decisões mais importantes que você pode tomar ao abrir seu negócio.
A localização é ainda mais importante se você estiver iniciando um restaurante de serviço rápido (QSR), cujos clientes valorizam a conveniência. Mas o que faz uma boa localização para um restaurante?
Estamos dando a você nossas principais dicas para escolher o local certo para sua startup de restaurante, não importa o tipo de local que você administra. Leia para aprender:
- Por que a localização do seu restaurante é importante
- 10 dicas para escolher o local certo do restaurante
- O que considerar ao escolher um local de restaurante para um QSR versus um FSR
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Por que a localização do seu restaurante é importante
Construa e eles virão – certo? Não necessariamente. A menos que você seja um chef famoso com reconhecimento de nome, as pessoas podem não migrar para o seu restaurante de longe. Isso é apenas parte do motivo pelo qual a localização é primordial ao iniciar seu negócio de alimentos.
Primeiro, a localização do seu restaurante pode ajudá-lo a atrair clientes. Um local de destaque, como um centro de cidade cheio de pedestres ou um shopping ao lado de uma estrada movimentada, serve como uma ferramenta de marketing integrada. Os transeuntes notarão sua vitrine ou sinal enquanto visitam uma empresa vizinha ou apenas passam.
Embora um local fora do caminho comum não necessariamente arruine seus negócios, isso significa que você terá que trabalhar mais e gastar mais em marketing para conquistar clientes. Uma localização de destaque, por outro lado, ajuda os clientes a encontrá-lo sem sequer olhar.
Em segundo lugar, uma boa localização do restaurante pode facilitar o alcance de clientes para entregas. Com cada vez mais restaurantes oferecendo delivery e até operando como cozinhas fantasmas , uma localização central permitirá que você aproveite esse fluxo de receita cada vez mais importante. Os restaurantes localizados no centro estão prontos para entregar a mais pessoas, em menos tempo.
O local certo para o seu restaurante ajudará os clientes a encontrá-lo e ajudará sua empresa a alcançar os clientes. Agora continue lendo para saber como encontrar esse ponto ideal.
10 dicas para escolher o local certo do restaurante
Embora não haja uma maneira infalível de garantir o sucesso no setor de restaurantes, onde você opera sua empresa pode ter um enorme impacto nas vendas. Estas são as nossas principais dicas para escolher a melhor localização para o seu restaurante.
1. Verifique as leis de zoneamento
Antes de mais nada: certifique-se de que o seu espaço ideal está dividido em zonas para um restaurante. E, se bebidas para adultos fizerem parte do conceito do seu restaurante, verifique se você terá permissão para servir bebidas alcoólicas naquele local.
2. Pense em seus clientes-alvo
Considere o seu mercado ao escolher o local para a inicialização do seu restaurante. Você será capaz de alcançar seu cliente ideal no espaço que você selecionou?
Por exemplo, um restaurante de fast food para crianças seria mais adequado para uma área suburbana com muitas famílias. Uma pizzaria destinada a jovens adultos famintos após uma longa noitada deve estar próxima de locais populares de vida noturna. E um QSR de construa sua prpria tigela voltado para profissionais urbanos faria bem em se instalar no distrito corporativo de uma cidade.
3. Considere o tráfego de pedestres e carros
Embora a localização do seu restaurante não compense o serviço ruim ou a comida medíocre, ela pode chamar a atenção de novos clientes. Para atrair clientes de primeira viagem, seu restaurante deve estar localizado em algum lugar com bastante tráfego de carros ou pedestres. Quanto mais pessoas passarem por seu restaurante, maiores serão suas chances de atrair novos clientes. Ter um sinal ou exibição atraente ajudará.
Mas lembre-se: uma vez que novos clientes param graças à localização do seu restaurante, é seu trabalho mantê-los voltando.O Blog Guia Jampa detalha outras coisas importantes sobre um restaurante, veja a seguir https://guiajampa.com.br/
4. Fora da vista, fora da mente
Testar a linha de visão de seus clientes para o seu restaurante deve ser uma parte essencial da análise da localização do seu restaurante. Os clientes em potencial devem poder ver seu local da rua. Embora a sinalização estratégica possa ajudar os clientes a encontrar o caminho, os sinais por si só podem não ser tão atraentes quanto um vislumbre do seu pátio ou das opções do seu menu.
Se você escolher um local interno, como dentro de uma praça de alimentação, concentre seus esforços no marketing para garantir que os clientes vejam seu restaurante como um destino. Liste a localização do seu restaurante no Google Maps e empregue outros esforços de marketing digital para ajudar os clientes a encontrar seu restaurante, não importa o que aconteça.
5. Mantenha a acessibilidade em mente
Além de poder ver facilmente seu restaurante, os clientes também devem poder chegar facilmente ao seu restaurante.
Se você deseja estabelecer seu negócio em uma área que exigirá viagens de carro, certifique-se de que o espaço tenha amplo estacionamento nas proximidades. Se pretende localizar o seu restaurante numa zona pedonal, certifique-se de que existem linhas de transportes públicos nas proximidades.
Depois de definir seu espaço, torne-o acessível a clientes com todos os tipos de habilidades e deficiências. Instale rampas e outras ferramentas para garantir a conformidade com a ADA nos EUA ou a conformidade com a ACA no Canadá.

6. Pese os prós e os contras dos custos de uma localização de restaurante premium
Locais premium virão com custos premium. Se você não pode pagar um espaço no local que deseja, seja criativo.
Comprometa-se em obter um local em uma área próxima, mas em ascensão, e dedique o dinheiro que você economiza no aluguel ao marketing. Com o tempo, seu bairro de segunda escolha pode até se tornar um imóvel nobre.
Para uma startup de restaurante, a melhor localização pode ser nenhuma localização – especialmente quando se considera os custos iniciais. Considere abrir um negócio pop-up ou móvel (como um food truck ou carrinho) para testar seu conceito, criar buzz (auxiliado por uma grande inauguração) e depois mudar para um local mais acessível.
7. Rotatividade do espaço de estudo
Todo mundo conhece aquela rua ou shopping center em sua cidade em que as empresas parecem abrir e fechar a cada poucos meses. Embora a localização desses pontos possa parecer ideal, geralmente há uma razão pela qual tantas empresas começam e fracassam lá. Não se arrisque em um espaço comercial em que tantos outros negócios tentaram e falharam.
Se você está considerando uma área com a qual não está familiarizado para a localização do seu restaurante, reserve um tempo e faça sua pesquisa. Visite a área durante um período de vários meses ou anos para monitorar o volume de negócios. Pergunte aos moradores e outros empresários sobre a área antes de se comprometer com um espaço.
8. Evite a concorrência
Evite construir seu restaurante perto de um restaurante que esteja em concorrência direta com o seu. Sim, há uma chance de sua loja froyo levar a vizinha à falência, mas você terá que trabalhar ainda mais para conquistar os clientes dessa loja e impedi-los de retornar ao seu favorito de longa data.
Explore o bairro e leia as notícias do setor para ficar de olho nas próximas aberturas para evitar dobrar um conceito. Às vezes, a melhor localização para o seu restaurante é completamente relativa.
9. Procure empresas complementares próximas
Embora a concorrência direta seja ruim, algumas empresas próximas podem ajudar a atrair clientes para seu restaurante. Por exemplo, uma loja de smoothies veria grandes vendas ao lado de uma academia. Um café seria uma mina de ouro ao lado de uma biblioteca universitária.
10. Considere montar uma loja em um local coletivo
Negócios autônomos trazem vantagens como visibilidade, mas fazer parte de um coletivo, como um refeitório ou um parque de food trucks, oferece oportunidades de promoção e tráfego extras. Sua empresa terá um público cativo de pessoas famintas que visitam outros estandes no local. E, desde que cada negócio forneça produtos complementares , todos vocês se beneficiam da exposição cruzada aos clientes uns dos outros.
Com essas 10 etapas, você pode ter certeza de que fez uma análise completa da localização do restaurante e está pronto para escolher o local para iniciar seu pequeno negócio.
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