Como Escolher um Bom Arroz
As massas são um símbolo da culinária mediterrânea. É prático, rápido e fácil de cozinhar, pode ser temperado facilmente, transformando qualquer um em um chef. Apesar de todas essas peculiaridades, atualmente o arroz é amplamente preferido e utilizado na gastronomia internacional e na Itália que, graças à qualidade das culturas, é o melhor produtor de arroz para risoto.cesta basica em bh
No entanto, o arroz passa por vários processos para ser comestível.
Portanto , é importante verificar :
– as características das variedades cultivadas;
– a presença de defeitos no grão;
– o estado de preservação e autenticidade .
Este cereal pode ser usado para preparar muitos pratos: aperitivos, pratos principais, sopas, saladas, sobremesas … mas antes de começar a cozinhar, você precisa aprender a escolher o arroz certo para cada receita.
Os tipos
Muitos tipos de arroz crescem na Itália, mas são classificados em quatro grupos : arroz de origem comum, semifino, fino e superfino.
Essa divisão é feita observando as diferentes características do grão , como comprimento, largura, espessura, forma, peso e consistência. Todos esses aspectos determinam o comportamento na culinária e no desempenho culinário de cada tipo e variedade. A variedade de arroz deve sempre ser indicada na embalagem , mas informações adicionais sobre o tipo são opcionais.
Em caso de dúvida, a consistência (dureza) do grão também pode ser avaliada através da observação direta, mas você precisa ter um pouco de experiência. O arroz também tem uma pequena mancha na área branca do grão: quanto maior a mancha, mais macio é o arroz (adequado para caldos e sopas); por outro lado, um menor significa que o arroz é mais difícil (e, portanto, adequado para saladas e cozimento).
Variedades e nomes comerciais
Aqui estão as muitas variedades principais:
O nativo: arroz comum, redondo e pequeno.
- Arroz Po: produzido e consumido principalmente no norte da Itália, é semifino e caracterizado por sua viscosidade.
- Arroz Vialone nano: semifino, um dos melhores arrozes, grãos pequenos e redondos, baixo teor de amido e bom desempenho na culinária .
- Ribe: a viscosidade é média.
- Arroz Sant’Andrea : os grãos são muito pegajosos e possuem uma estrutura compacta .
- Arrozes Roma e Baldo: o grão é grande e arredondado e é altamente pegajoso .
- Maratelli Arroz: muito arroz de boa qualidade , não muito pegajosa. Os grãos são de tamanho médio e ligeiramente arredondados; quando cozido, permanece compacto. É ideal para veganos porque é cultivado apenas na ausência de agentes químicos .
- Arroz Carnaroli: viscosidade média superfina. Os grãos são muito grandes e absorvem perfeitamente os temperos .
- Arroz Arborio: Trata-se de uma cultivar do grupo Japonica, superfina, com um grande grão de cor perolada , que tende a aumentar significativamente de tamanho durante o cozimento , absorvendo água.
- Basmati e Patna: cultivada na Índia, Paquistão, possui grãos longos e finos .
- Thai Rice ou Jasmine Rice: Um arroz aromático com longos grãos de origem tailandesa.
- Arroz Japonica: Arroz branco de grão curto, frequentemente usado para sushi .
- Arroz Vermelho: variedade vermelha de arroz Japonica, alto teor de ferro digerível e antocianinas presentes nas peles externas.
- FONTE: https://g1.globo.com/
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/
Warning: Attempt to read property "roles" on bool in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/cvmarj.com.br/public_html/blog/wp-content/plugins/booster-extension/inc/frontend/author-box-shortcode.php on line 20