Shermans
e Greyhounds em profusão... o quadricíclo não
conta.
Nosso amigo Frank Berg nos mandou estas fotos incríveis
de Beltring deste ano. Nunca é tarde para mostrar esse incrível
evento. Veículos raros são sempre presentes, mas esse
anos, entre os BRC-40, GP, Slatt Grills e Kübbelwagen de esteira,
o destaque foi o raríssimo jeep 6x6 MT-TUG, que não
entrou em produção e teve 15 exemplares protótipos
construídos. A turma do Frank Berg foi rodando de Oslo, Noruéga
até a Inglaterra, num comboio de jeeps, Dodges e até
um Kübbelwagen. Realmente de dar inveja...
|
![](fotos/eventos/1202/b2.gif) |
![](fotos/eventos/1202/b3.gif) |
Se
alguém que gosta de veículos militares antigos
tem um sonho, o nome é Beltring. Prometa tudo para
sua "patroa" em troca de uma viagem até lá...
Acredite: vale a pena presenciar esse mega-evento algum dia.
O dinossáurico "Dragon Wagon" reboca um 155
"Long Tom" |
|
![](fotos/eventos/1202/b4.gif)
Um jeep com corta-fios instalado... |
![](fotos/eventos/1202/b5.gif)
Jeep com caixas de socorro sobre os para-lamas |
![](fotos/eventos/1202/b6.gif)
Sempre presentes os "Ratos do Deserto" do "LRDG"
inglês |
![](fotos/eventos/1202/b7.gif)
Transporte extra, caso acabe a gasolina... |
|
![](fotos/eventos/1202/b8.gif)
Um Bantam BRC-40, de guardar na sala de casa... |
![](fotos/eventos/1202/b9.gif)
O perfil inconfundível do BRC... |
![](fotos/eventos/1202/b10.gif)
Slatt Grill ao lado do seu "concorrente"... |
|
![](fotos/eventos/1202/b11.gif)
O Panzer IV ainda não está rodando, mas estava
presente |
![](fotos/eventos/1202/b12.gif)
Uma bela WC-63 puxando uma múlti .50 anti-aérea |
|
![](fotos/eventos/1202/b13.gif)
Eis aqui o raríssimo TUG 6x6, que não entrou em
fabricação |
![](fotos/eventos/1202/b14.gif)
Apenas 15 foram construídos. Esse é do Sr Fred
Smith, na foto |
![](fotos/eventos/1202/b15.gif)
Detalhe da suspensão traseira: feixe de molas duplo |
|
![](fotos/eventos/1202/b16.gif)
O volante é regulável... deita e levanta. O que
será esta caixa? |
![](fotos/eventos/1202/b17.gif)
O módulo com relógios no painel lembra o do "futuro"
M-38
|
![](fotos/eventos/1202/b18.gif)
O para-brisas era mais robusto e largo,acompanhando as linhas |
|
![](fotos/eventos/1202/b19.gif)
Sob o capô, o motor é o mesmo "Go Devil"
de 64hp |
![](fotos/eventos/1202/b20.gif)
Visão da traseira, com mais lugar que o jeep comum... |
![](fotos/eventos/1202/b21.gif)
A transmissão parecia mesmo frágil, mas a idéia
era ótima |
|
![](fotos/eventos/1202/b22.gif)
Rack adaptado na traseira do jeep, muito comum na guerra |
![](fotos/eventos/1202/b23.gif)
WC-54 que veio no combôio da Noruéga |
![](fotos/eventos/1202/b24.gif)
O grupo que rodou de Oslo até Beltring, na moral... |
|
![](fotos/eventos/1202/b25.gif) |
Land
Rovers militares: sim, um é cor-de-rosa... |
![](fotos/eventos/1202/b26.gif) |
A
incrível reunião de jeeps raríssimos na
arena do evento... |
|
![](fotos/eventos/1202/b27.gif)
Bantam, GP, GPA, TUG e Slatt Grill se destacaram do "resto" |
![](fotos/eventos/1202/b28.gif)
Frentes de jeeps muito especiais: grelhas em profusão... |
![](fotos/eventos/1202/b29.gif)
MT-TUG foi testado pelo Frank Berg e rodou muito bem |
|
![](fotos/eventos/1202/b30.gif) |
Por
falar em coisa rara, um Kübell com esteiras |
![](fotos/eventos/1202/b31.gif) |
Todo
jeep merecia uma "V siren". Por que não vinha
de série? |
|
MUSEUM
OF FLYNG, SANTA MONICA, CALIFORNIA, USA 2001 |
Uma
ambulância M-37 ao lado da cabine de uma B-52
Quem for para os lados da praia de Santa Mônica, na
Califórnia, não pense em ver a Pamela Anderson
nas areias do "SOS Malibú". É mais
fácil achar o "Museum of Flying", visita
obrigatória para quem gosta de aviação.
Quem sabe até ela esteja lá no museu, uma grande
atração da área... Setembro de 2001,
2 dias depois dos atentados terroristas aos EUA. Numa visita
ao famoso "Museum of Flying", podia se perceber
o renovado sentido patriótico que arrebatou a América
logo em seguida aos trágicos acontecimentos. Esta
é sem dúvida uma nação "guerreira".
Afinal, os americanos inventaram e aperfeiçoaram máquinas
de guerra como o jeep e os aviões, com a mesma desenvoltura
e eficiência com que inventaram o jazz, o rock and roll
, a Corvette ou o Ford GT. O CVMARJ prefere as segundas opções
e os veículos militares antigos, claro... Como já
dissemos da visita ao nosso impecável Museu Aeroespacial
no Rio de Janeiro (que não fica atrás deste
museu americano), os aviões podem se incluir na categoria
de "veículos militares". Neste caso, antigos,
voadores e restaurados impecavelmente. Estes exemplares estão
todos voando... Um Hurricane
da RAF, que também foi fabricado no Canadá
|
|
O P-51 Mustang do ás da Segunda Guerra, Chuck Yagger
|
![](fotos/eventos/1202/4.gif) |
Spitfire MK-VI, última série, com hélice
de 5 pás e um DC-3... |
|
![](fotos/eventos/1202/5.gif)
Um raro Yak-3, herói russo da Segunda Guerra, fabricado
hoje |
![](fotos/eventos/1202/6.gif)
Esta ambulância M-37 estava abandonada ao lado do
hangar... |
Sem
dúvida, esse museu é um espetáculo
pelo seu acervo incrível, que ainda conta com
muitos exemplares de todo tipo de aparato que voa, como
balões, biplanos, cápsulas espaciais,
foguetes, etc no interior do hangar. |
|
![](fotos/eventos/1202/7.gif)
O
símbolo dos kamikazes, o Zero. Asas dobráveis
na ponta
Sem
falar que freqüentemente acontecem exibições
com os aviões aqui mostrados realizando "dog fights",
decolando da própria pista do aeroporto regional que
funciona junto ao museu. O Yak-3 é um "remake"
(foi construido atualmente), feito de acordo com as plantas
originais. Os outros aviões são restaurações
de exemplares da época, sendo o Mitsubishi Zero um
dos poucos exemplares existentes. O Spitfire MkVI foi a última
série fabricada do lendário caça da RAF.
Num canto do hangar, via-se uma Dodge M-37 ambulância
abandonada, ao lado do naríz de uma B-52... Será
que ela vai virar uma "ambulância voadora"? |
Inauguração
da Vitrine de Miniaturas na Casa da FEB.23/03/2001 |
![](fotos/feb/f1p.jpg) O
primeiro evento oficial do CVMARJ finalmente foi
realizado na tarde do dia 23 de Março. Contamos com
o apoio da loja Cia do Modelísmo, que fez um concurso
entre os alunos do curso de modelismo oferecido pela
loja, para a montagem dos kits, viaturas usadas pela
FEB na campanha da Itália na Segunda Guerra, sendo:
um jeep Willys, uma moto Harley Davidson, Dodges WC-51,
WC-57, WC-63, ambulância WC-54, um GMC CCKW 2 1/2ton,
um M-3 Half Track e um Ford M-8 6x6.
|
![](fotos/feb/f3p.jpg) O
evento foi prestigiado por vários integrantes do CVMARJ,
da Assossiação dos Veteranos da FEB e autoridades militares,
como o Cel Sérgio Pereira, da Casa da FEB, o TenCel
Mosqueira, do Centro de Instrução de Blindados e a presença
honrosa do Gen. Plínio Pitaluga, que emocionou a todos
os presentes com suas palavras, do alto de seus 92 anos.
O Gen. Plínio agradeceu a iniciativa do CVMARJ e da
Cia do Modelísmo, contando uma história pitoresca, de
quando resolveu tirar as "saias" laterais do seu M-8,
durante as ações do Primeiro Grupo de Reconhecimento
Tático, do qual era comandante. Ele alegava que aquelas
"saias" não tinham lugar no seu pelotão... e lançou
moda.
|
![](fotos/feb/f5p.jpg) Foi
com grande alegria que o CVMARJ levou a cabo um dos
projetos que foram idealizados para divulgar o interesse
por veículos militares antigos, aproveitando para realizar
um evento cívico. Em nome do Clube, falou o vice-presidente
João Henrique Barone, que agradeceu o apoio de todas
as partes envolvidas. Também estavam presentes vários
jovens que montaram as miniaturas, misturando gente
de todas as idades no evento. A Casa
da FEB está aberta de meio-dia as 17hs, de segunda a
sexta feira, na Rua das Marrecas 122, Centro, RJ.
O acervo em exibição permanente vale uma visita
(armas, uniformes, equipamentos, fotos e a vitrine de
miniaturas).
|
Comemoração |
![](fotos/feb/f7p.jpg) Ao
final do evento na Casa da FEB, os integrantes do CVMARJ
que compareceram com suas viaturas, seguiram "em combôio"
até uma conhecida choperia em Ipanema, para a devida
celebração do nosso primeiro evento oficial. No caminho
e na chegada, causamos forte impressão com as nossas
cinco viaturas presentes à missão...
|
|
Beltring-
Inglaterra- Junho de 2000 |
|
|
|
contato@cvmarj.com.br
|
|
|