![](fotos/forum/1101/ch1p.jpg) No
começo de novembro, finalmente pudemos comprovar
as estórias da fazenda cheia de vms do Sr Chico
Barcelos como absolutamente verdadeiras
Ele
e seu filho, Henrique, receberam os membros do CVMARJ
- João Barone e João Paulo Lopes- em
sua fazenda de Bragança Paulista, para mostrar
seu incrível acervo de raros Stuarts e Fords
GPA, muitos deles à venda. |
![](fotos/forum/1101/ch3p.jpg) Quem
quiser entrar em contato, mande um e mail para Cleber
Zubi: cleberzubi@yahoo.com.br
Foi incrível chegar lá e ver um raríssimo
Schwimwagen, em estado de funcionamento. Sem falar
no Stuart, com motor radial Continental 7cil, que
roda com gasolina de 100 octanas.
Veja imagens na sessão
CLIPS!
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Mais
incrível foi ver os vários Fords GPA,
raríssimos, que estão à venda.
São 4, sendo que um está rodando e os
outros 3 estão em ótimo estado, aguardando
serem apenas montados. Foi um dia de se sentir criança
no meio dessa verdadeira "Disneylandia de maluco".
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O
Sr Chico Barcelos foi possivelmente o primeiro brasileiro
a se tornar sócio da MVPA, USA. Ele tinha um
projeto ambicioso de fazer um circuito de "paint
ball" com os Stuarts, que infelizmente não
foi adiante.
Esse Shermam M4A1-ao lado, no meio das pererecas"
(nome popular do Stuart) está vendido
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![](fotos/forum/1101/ch10p.jpg) |
Havia
uns poucos M3-foto esquerda, raros Stuarts "puros",
com a torre hexagonal. Alguns recebiam um motor
radial(!) Guiberson diesel de 9cil-foto direita.
Quem se habilitar a comprar uma dessas jóias,
entre em contato com o Cleber. Antes de mais
nada, saiba que esses brinquedinhos são
bem caros!
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![](fotos/forum/1101/ch11p.jpg) |
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IMPRESSÕES
GERAIS AO RODAR Tivemos o privilégio de fazer
um "test drive" nos veículos do Sr
Chico Barcelos. Eis aqui as impressões: |
O
Ford GPA: Mais uma "barca" do que um jeep
Dirigir um GPA é engraçado, pois a sensação
de estar num jeep em forma de barca é constante,
principalmente fora d'água. Os russos, que
copiaram tanto o jeep anfíbio quanto o "terrestre",
melhoraram uma falha do GPA: os angulos de entrada
e saida eram muito baixos, batendo em qualquer elevação
no terreno. O Henrique Barcelos efetuou uma entrada
"dramática" na represa da fazenda,
a quase 60 por hora, muito divertido, mas molhando
as costas de quem estava no banco da frente. Uma vez
n'água, engata-se a hélice com uma alavanca
ao lado da reduzida. Aí vem a melhor parte:
o GPA se comporta como um patinho na lagoa. Rápido
e estável, sendo possível mesmo encarar
uma arrebentação suave numa praia
Sair d'água não requer muita habilidade,
assim como dirigir o GPA, bastando tomar cuidado com
elevações no terreno. Ao ver um GPA
em ação, perguntamos por que ele não
foi reconhecidamente um projeto de sucesso, pois ele
parece ser um veículos muito robusto, pronto
para qualquer tarefa. |
![](fotos/forum/1101/ach2p.jpg) O
Schwimwagen: feito apenas para "água doce"
O Sr Chico Barcelos foi o nosso motorista do Schwimwagen.
Um motor de " fusca" 1200 empurra o pequeno
e engenhoso jeep alemão. O veículo oferece
uma "ergonomia" de dar inveja ao nosso jeep.
Porém, baixar a hélice ao entrar n'água
e depois recolhe-la, são operações
meio trabalhosas. Dificilmente alguém poderia
fazê-lo numa situação de combate.
Um "gancho"comprido que fica preso sobre
o silenciador (atrás e em cima do banco traseiro)
tem que ser usado para ambas as operações.
Na terra, o Schwim anda bem, vencendo os terrenos
acidentados. Na água, ele é bem limitado,
dando a impressão de que jamais iria onde um
GPA fosse, principalmente em águas agitadas.
A "linha d'água" do Schwim é
bem extrema, se alguma marola maior pegá-lo
de lado, entra água mesmo. Para isso, uma bomba
de recalque pode retirar água que entra no
casco. Ao que parece, o Schwim foi projetado para
atravessar apenas rios ou cursos d'água não
muito caldalósos.
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![](fotos/forum/1101/ach4p.jpg) Quando
íamos dar uma voltinha no Schwim, adivinha
o que aconteceu? O mesmo que acontecia em qualquer
fusca: molhou o distribuidor e o bicho não
pegava de jeito nenhum
Ficamos de voltar para
dirigí-lo, depois da nova pintura que o Sr
Chico está fazendo no raríssimo Schwimwagen.
O Stuart M3A1: Uma verdadeira "lata
de sardinha". |
![](fotos/forum/1101/ach5p.jpg) Os
ingleses o chamaram de "Honey"("docinho")
quando usaram o Stuart no deserto do Norte da África,
mas é realmente incrível como era possível
aguém ter a coragem de entrar numa lata de
sardinha dessas e seguir para um campo de batalha.
Honra seja feita à todos os que o fizeram.
O bicho é tão apertado que para entrar
nele é preciso quase que "vestir"
o tanque. O motorista só tem acesso pela escotilha
dianteira, tendo que entrar de costas(!), uma verdadeira
ginástica
o assitente do motorista que
vai na sua direita, só entra pela torre. Muito
claustrofóbico! |
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Um
giro pelo Sul, por Roberto Amboni |
Nosso
amigo de Criciúma,SC, Roberto Ambôni,
realizou recentemente um giro por algumas cidades
na Região Sul, onde conferiu muitas viaturas
militares no seu roteiro. As fotos são do Roberto,
que está em fase final na restauração
de seu MB 42.
M-41 no pátio do Museu
Militar do Comando Sul
Chegando em Porto Alegre, Roberto foi recebido pelo
ten. Nestor, um dos responsáveis pelo Museu
Militar do Comando Sul, que fica na Rua Duque de Caxias,
Centro. O prédio e referência na área,
tombado pelo patrimônio. O M-41 teve que entrar
sendo içado por um guindaste, pois não
passava pelo portão, que não podia ser
quebrado ou danificado, numa operação
que passou até na TV! A ten. Andréa,
também vem fazendo o trabalho de levantamento
das viaturas que estão sendo encaminhadas para
o Museu, vindas de várias partes do país. |
Scout
Car com as .30 refrigeradas a água
O museu ainda não está aberto para visitação,
pois ainda se encontra em fase de montagem e arrumação
do seu grande acervo. Por enquanto, lá se encontram
vários tanques (Stuart, Sherman, X-1e M-41),
M-3, Scout Car com as .30 refrigeradas à água,
M-8, Command Car, Willys bombeiro (CJ-3), além
de canhões antigos e armamentos variados. Os
contatos por e-mail para o museu podem ser feitos
pelo endereço da ten.Andréa:
andrears@terra.com.br |
O
museu não é especializado apenas
em viaturas, mas seus coordenadores prometem uma
restauração muito cuidadosa desses
veículos. |
![](fotos/forum/sul/3p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/4p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/5p.jpg) |
Stuart
M-3A1, ainda sem o canhão de 37mm |
Dodge
Command, recém aposentada
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Sherman
M4A2, com apliques de blindagem
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![](fotos/forum/sul/6p.jpg)
Roberto Amboni (esq), ten. Nestor
e prof. Jacaré
Ainda em Porto Alegre, Roberto foi conhecer os veículos
do prof. Jacaré, que é assessor técnico
do Museu. O prof. Jacaré tem uma Dodge WC-21,
um Willys e um Scout Car, todos reformados por ele
em pessoa
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![](fotos/forum/sul/7p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/8p.jpg) |
Em
seguida, o Roberto conferiu de perto o Slatt
Grill do Airton Kober, que está sendo
restaurado por ele e seu pai, Sr Kober, que
foi mecânico do exército.
Scout Car do prof.Jacaré-Ambôni
de .30
e
a WC-21
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![](fotos/forum/sul/9p.jpg) ![](fotos/forum/sul/10p.jpg)
A grade é de grelha, mas
a roda é provisória
Airton também conta com a ajuda de seu irmão
Maurício e o vizinho prof. Jacaré sempre
aparece para ver como andam os trabalhos
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![](fotos/forum/sul/11p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/12p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/14p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/13p.jpg) |
Airton com a mão na
massa
Contato c/ o Airton, o e-mail é o do irmão,
Maurício:
m_kober@yahoo.com |
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Deixando
Porto Alegre, Roberto foi em direção
a Panambí, distante uns 390Km. Lá, sabia
da existência do Sefferson Steinroff, que possui
uma revenda de caminhões e mexe com material
pesado.
Cemitério de vms em Panambí.
Quem vai ressussitá-las?
Revelamos aqui mais um "paraíso"
para quem quiser levantar uma viatura militar.O Sr
Sefferson possui vários veículos à
venda, sendo que a maioria precisa ser restaurado
desde a motorização. |
Ele ainda tem disponíveis para venda: 2 Scout
Cars, sendo um rodando com motor Mercedes; 4 Stuarts
M3A1, com motores radiais separados (não rodando),
além de um mundo de peças e material
sucateado do exército (motores, transmissões...)
Caso alguém queira entrar em contato com Sr.
Sefferson, falar com o Roberto Amboni: e-mail: engenet@amboni.com.br |
![](fotos/forum/sul/17p.jpg) |
![](fotos/forum/sul/18p.jpg) |
Tempos
atrás, o exército leiloou muitas
vms, que foram arrematadas pelo Sr. Sefferson.
Muitas eram obrigatoriamente desmembradas para
serem vendidas como sucata, cortadas por maçaricos
e vendidas a siderúrgicas para virar
parafusos e pregos
e assim derreteram
história. |
Scout precisa de motor e direção
(e cor certa)
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Já
este está rodando (mas que corzinha!!) |
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O Sr. Sefferson também tem 2 Kaizer
M-715 e ao menos um M-41 (foto), além
de muitas partes separadas desse tanque. |
Torres
em Panambí
êpa: não
é a cidade do litoral gaúcho! |
![](fotos/forum/sul/21p.jpg) |
Possui
um Sherman que quer restaurar, uma quantidade
enorme de capacetes, tanque e rádios
anos 60/70, e muitas esteiras de half tracks
e Stuarts. |
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