Dallas 26 à 30 de junho de 2002. (
João Barone ) |
Neste
ano, a convenção da MVPA foi realizada em Dallas,
Texas. Estes encontros anuais são organizados com anos
de antecedência por esta entidade que congrega todos
os clubes de veículos militares antigos nos E.U.A,
além dos vários afiliados em outros países.
Tal organização deixa claro a enorme demanda
para quem gosta do assunto lá na América, existindo
assim um "nicho de mercado" onde circula um capital
considerável. São muitos clubes e muita gente
comercializando todo tipo de "trecos" voltado para
a tribo dos restauradores de viaturas militares antigas, desde
peças para os veículos, passando por uniformes,
livros, sejam peças originais de época ("N.O.S."
para "new old stock": peça de reposição
original de época) ou reproduções ("repro":
essas, reproduzidas por fabricantes atuais, como o nome já
diz). É realmente empolgante ver a quantidade de gente
interessada no assunto e a disponibilidade de peças
e acessórios para TODO tipo de veículo militar
já usado pelo exército americano, do Bantam
ao Hummvee
Detalhes do Slatt Grill Airborne |
Nas
bancadas da feira estavam os nossos já conhecidos comerciantes
de peças e acessórios para jeeps e outras viaturas,
como G503, Beachwood Canvas, Weebee Webing, Rapco, Brent Mullins,
Peter Debella, só para citar os mais conhecidos freqüentadores
dos anúncios da revista "Supply Line", da
MVPA . Havia também grande quantidade de oferta de
uniformes, armas de coleção (desativadas), livros,
manuais, miniaturas e qualquer item ligado ao hobby.
Dois Fords GPW |
Os
veículos |
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Estas
eram as motos presentes: Scooter Cushman e Harleys WLA
(clique para ampliar) |
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Os
veículos que estavam fazendo parte da mostra competitiva
eram impecáveis: vários jeeps de várias
épocas. MBs, GPWs, um Slatt Grill pára-quedista,
poucos M-38 e M-38A1, vários Mighty Might e um surpreendente
número de MUTTS M-151 - sabendo-se que esse jeep teve
sua reutilização proibida pelas autoridades.
Muitos desses jeeps levavam uma imponente metralhadora .30
montada numa base, ou uma metralhadora mais moderna no caso
das "patinhas", que apresentava até uma versão
com lança mísseis(!). Havia
também algumas raras e impecavelmente bem conservadas
motos, Harleys e pequenas "scooters" de pára-quedistas.
Esse Ford estava super bem apresentado... |
Galões alemães capturados e usados no "Slatt
Grill Airborne"
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Detalhe do farol black out início de produção,
tipo meia-lua
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O Ford Fordor Staff Car chega para o evento... |
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Um
detalhe interessante era a apresentação de uma
"placa" com os dados junto ao veículo, muitas
impecavelmente preparadas pelos proprietários, além
de também se encontrar no veículo muitos itens
de militaria originais, como ferramentas, armas desativadas,
cartuchos, mochilas, rádios, caixas de munição
ou mantimentos, etc que davam um realce na originalidade dos
veículos.
Os dois
ressaltos da carroceria na frente dos pneus desse GPA indicam
ser este um raro "early production". Os posteriores
tinham três ressaltos.
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As
outras categorias de veículos mais pesados, Dodges,
meia-lagartas e 6x6, estavam muito bem representadas por belos
exemplares de WCs e M-37, em suas várias versões:
ambulâncias, transporte de pessoal e carga. Mais uma
vez, várias dessa "belezocas" levavam metralhadoras,
algumas .50 . Havia muitos exemplares únicos expostos.
Um único M-2A1 estava presente, finamente detalhado,
parecendo que havia chegado das Ardenas naquele instante.
Um único M-8 Greyhound estava concorrendo, finamente
restaurado. Não havia um único caminhão
GMC CCKW, mesmo sendo o veículo mais produzido durante
a Segunda Guerra. Porém, um único e raro exemplar
do DUKW - versão anfíbia do CCKW, estava presente.
Chamava a atenção um raro Ford "Fordor"
Staff Car ( 2GA-73C), impecável em "Olive Drab".
Um MB da marinha e um GPA à venda chegam ao evento |
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Um
MB paramentado com corta-fios e metralhadora |
Um
bom exemplo de motor GPW com seus mínimos detalhes |
Painel
de um M-38
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O
"Agrijeep" (vinha escrito na placa) não
tinha porta-luvas, o câmbio era na coluna de direção
e a pequena alavanca era para acionar a polia de implementos
agrícolas na traseira
Era de se estranhar a ausência de exemplares mais
antigos do jeep (Bantam, MA e GP) e de veículos
pesados de esteiras. |
Eis
o primeiro jeep civil fabricado ainda antes do final da
Segunda Guerra
Não havia um só exemplar de tanque nessa
edição do evento, mas havia um blindado
inglês Ferret e um raríssimo jeep "civil"
CJ-2A, de propriedade do especialista em jeeps Fred Coldwell.
Este jeep era a primeira versão civil do jeep,
já em 1944, para uso agrícola, chamado de
"Agrijeep". |
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A
chegada do anfíbio DUKW.
Notar as bases de antena do tipo pós-guerra |
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Este
HUMMVEE estava à venda por "apenas" 28
mil dólares |
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Os
"brazucas" |
Esse
ano, havia uma verdadeira "comitiva" brasileira presente
ao evento, com a conhecida turma do Imperial Jeep Club, além
do nosso conhecido S. Wlad, de São Paulo. |
A
brazucada passou um verdadeiro "pente fino"
nas bancadas do enorme mercado de peças disponível
nos quatro dias do evento. |
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Os
membros do IJC presentes, Morelli, Saulo, Wilmar e Roland,
que já estiveram em outras convenções
da MVPA, acharam que esse ano o evento foi menor do que
em anos anteriores. Havia dificuldade em se achar peças
N.O.S. e o atual câmbio do dólar fazia com
que todos pensassem duas vezes na real necessidade de
comprar qualquer item. Mesmo assim, foi válida
mais essa presença num evento da MVPA.
Várias fotos do pequeno e valente Mighty Might |
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A
"missão" do CVMARJ |
Com
a missão de levar o "dossiê" do CVMARJ
para ser entregue aos membros da MVPA, fui cordialmente recebido
pela Krystel, secretária do quartel general da MVPA.
Ela prontamente me apresentou ao atual presidente da MVPA,
o simpático grandalhão Charles Varner. Conversamos
longamente sobre o CVMARJ, o que lhe deixou muito surpreso
e curioso sobre nossas realizações, propostas
e idéias. Além do "pacote" com camisetas
e bonés do CVMARJ presenteado aos membros da diretoria
da MVPA, havia uma pasta com texto em inglês e fotos
de nossas atividades e veículos, além de uma
quantidade do nosso jornal "Cia C", tudo muito concorrido
e apreciado pelos "gringos", gerando conversas e
atenções por toda a duração do
evento. Do pessoal que trabalhava no stand da MVPA, muitos
se surpreenderam com a existência de um clube brasileiro
de veículos militares antigos - mal sabendo que existem
dois! |
Várias fotos de "patinhas anabolizadas"...
detalhes do rádio, lança-mísseis
e camuflagens... |
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Depois
da longa conversa com Mr Varner, fui abordado pelo diretor
Jim Guilmore - o mesmo que foi "massivamente"
votado pelos membros da MVPA brasileiros, seguindo a sugestão
do João Paulo Lopes. |
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Também conversamos longamente sobre as pesquisas dele,
com foco nos veículos americanos fornecidos ao Brasil.
Ele me perguntou sobre o paradeiro de algum dos Fords GP que
chegaram aqui nos anos 40, como se fosse assim tão
fácil
Depois que expliquei que não há
registro - até agora - de um único GP que tenha
"sobrado", Mr Gilmore prometeu encontrar mais dados
sobre outros veículos enviados ao Brasil. |
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Estas
ferramentas da WC-52 estão corretamente presas
no suporte |
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A
Dodge ambulância WC-54 tinha um câmbio com
relação mais longa, para maior
velocidade. |
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Pena
que não dá para trazer tudo que se
encontra no mercado de peças... |
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Foi
com grande satisfação que tive garantido pelo
presidente Charles Varner a inclusão do CVMARJ entre
os clubes homologados pela MVPA, depois de nossas conversas.
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Em
breve, estaremos na lista de clubes afiliados nas revista
Supply Line, ao lado do Imperial Jeep Club, representando
mais um clube brasileiro dentre os clubes de outras
nacionalidades incluídos nesse seleto hall. O
Sr Varner também vai indicar o site do CVMARJ
na sessão dedicada à Internet na revista
"Supply Line". Vista
geral do churrasco no pavilhão do evento |
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O
que representa para o CVMARJ ser reconhecido pela MVPA? |
Significa
que estamos recebendo um retorno concreto de nosso empenho
e dedicação em levantar o nível do hobby
no Brasil, juntando os entusiastas no assunto no nosso país,
fornecendo dados corretos, proporcionando um intercâmbio
maior, incentivando a troca de informações,
solidariedade e camaradagem entre os sócios do nosso
clube. Além disso, o reconhecimento do CVMARJ por uma
entidade séria como a MVPA poderá abrir muitas
portas para a realização de nossos projetos,
em especial, junto aos órgãos históricos
das Forças Armadas, além de outras entidades |
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Teste
de motor do P-47D no Musal-4 de agosto de 2001 |
4 de agosto, o CVMARJ promoveu um encontro no Museu Aeroespacial
do RJaneiro, Campo dos Afonsos, para que pudessemos assistir
ao teste de motor do famoso P-47D FAB, restaurado pelo museu
em condições de vôo. A Dodge WC-51 (CVMARJ)
solenemente retirou do hangar e rebocou o Thunderbolt até
a pista, para o acionamento do motor. |
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Na
ocasião, fomos fotografados para o caderno Carro
etc, O Globo, numa matéria recentemente publicada
celebrando os 60 anos do jeep. |
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Fomos
recebidos pelo Brig Bering, que está na chefia do Musal.
O especialista e sub-oficial Joubert, fez o motor do P-47
"cantar" para a privilegiada platéia presente.
Foi muito emocionante ver aquele pássaro raro roncando
seu gigantesco motor radial, deixando todos se perguntando
quando o avião estará autorizado a fazer seu
primeiro vôo depois de restaurado |
O
P-47D, com a marca B4 tem uma história. Ele foi usado
pelo então Ten Av Dornelles, que fez o maior número
de missões (89) ao ser abatido na Itália, sendo
irônicamente a última baixa da FAB no teatro
de operações europeu. Essa
homenagem foi feita pelos veteranos e pelo alto comando da
FAB, quando no momento do final da restauração,
pintura e marcação da aeronave. O Thunderbolt
B4 é conhecido carinhosamente como "O Avião
do Dornelles". Fontes do Musal nos garantiram que em
breve o P-47 estará finalmente homologado para vôo.
O Musal vale a visita, pois é um belo local, com um
acervo espetacular, com exemplares de aviões únicos
no mundo. O site do Musal é: www.musal.maer.mil.br |
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contato@cvmarj.com.br
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