Acabam
de chegar algumas fotos das viaturas do Rodolfo Lourenço
no seu novo "hangar" de viaturas, com o M-35 (que já
era "multifuel" antes dos carros "civis"),
a M-715 e o mais novo projeto do Rodolfo, este raríssimo
Chevrolet 1 1/2 G-7103... E olha que o BANTAN BRC-40 ainda nem
chegou da oficina... Parabéns Rodolfo e faça figa,
pois a galera vai ficar morrendo de inveja! |
|
O CVMARJ DÁ UM JEEP PARA VOCÊ!
Monte, mande uma foto e nós colocaremos
no site!
CLIQUE NA FOTO! |
|
|
Dodge
M-601 do Ivan Angonese, com sua simpática
família.Ele procura mais informações
e intercâmbio com outros donos de M-601.
|
|
Este é um raro veículo nos E.U.A., tendo
sido mais exportado para outros países, sendo
pouco usado pelo U.S. Army, nos anos 50. A plataforma
da M-601 era a mesma das pick-ups Dodge Power Wagon.
Ivan promete restaurar esta Dodge apelidada aqui no
Brasil de "charutinho". E-mail: iangonese@uol.com.br
|
|
|
A
"Confraria dos Preservadores de Viaturas Militares Os Indestrutíveis" |
A Confraria reune 26 veículos em suas ações,
como este REO...
Na
X Fenajeep, que aconteceu nos dias 23 a 25 de
maio último- Brusque, SC, nossos já conhecidos amigos
"Os Indestrutíveis" lá estiveram presentes
mais uma vez, ocupando espaço cada vez maior e chamando
cada vez mais a atenção do público.
A Dodge WC-14, do Jefferson Kravtchintchin, que, apesar
da placa, é 1940
|
|
|
A
turma dos Indestrutíveis é sempre muito animada
e muito organizada. Eles levantam uma tenda enorme para
expor suas viaturas. O grande mentor da Confraria é
o Salvador Poeta Waltrick. Só ele tem uma coleção
enorme de viaturas militares, além dos outros membros
ativos da confraria. Também recebmos fotos de Renato
dos Santos, mostrando a participação da Confraria
no 2º Acampamento Sul Brasileiro, realizado em março
último na cidade de Turvo, SC.
Alguns dos muitos jeeps da Confraria,
expostos com seus "pedigrees"...
Os Indestrutíveis são um exemplo a ser seguido,
no que diz respeito ao empenho e animação
dos seus membros, mantendo viva a lembrança destes
veículos junto ao grande público em qualquer
evento que participem. |
|
|
|
Vale observar que as viaturas da Confraria gozam de uma certa
"liberdade poética", como costumamos dizer aqui
no site, no que diz respeito aos veículos sendo "preparados",
sem muito rigor na originalidade. Mas tudo isso é válido
dentro do espírito deles, que é de colocar os velhos
jeeps e caminhões em estado de "prontidão",
com seus toll bars, santo antônios, rodas livres e guinchos
elétricos... |
|
|
Alguns
veículos mais "novos" estão nas fileiras
da Confraria, como uma pick-up Engesa e um jeep JXP, além
de várias F-75 "cachorro louco" e um interessante
caminhão Ford F600...
Uma WC-52 que fez "musculação"
e um ótimo REO da Confraria... |
|
Realmente,
o combôio da Confraria é de fazer tremer o chão!
O Ford F-600 e um REO c/ apenas quatro rodas na
suspensão traseira, leva um M606
A turma da Confraria está de parabéns pelo empenho
e organização. Quem sabe em algum momento num
futuro próximo, conseguiremos realizar o tão
sonhado "Encontro Nacional de Veículos Militares
Antigos"?
|
|
|
|
(Colaboraram
Roberto Amboni, Alexandre Gerhardt, Renato dos Santos e Salvador
Poeta Waltrick) |
UMA
AGRADÁVEL SURPRESA! |
Abrimos
espaço novamente para viaturas "não-tão-antigas".
Recebemos esta mensagem do "Clube Brutus", que promove
viagens usando viaturas militares (Ford F-600 e duas Bonanzas)
até a Argentina e Chile... Quem sabe uma hora a gente não
se anima e promove uma viagem com nossos veteranos pelos trajetos
conhecidos por eles? Aqui vai a íntegra da mensagem deixada
pelo Ricardo Möller e algumas fotos: |
Olá
Amigos,
Somos
um clube de praticantes de turismo de aventura denominado
CLUBE DO BRUTUS que utiliza veículos militares. Nossa
última expedição gerou fotos lindas que
gostaríamos de compartilhar. Temos um acervo de aproximadamente
20.000 fotos somente em expedições pela Patagônia
Argentina e Chilena. Já ultrapassamos meio milhão
de quilômetros rodados nesta região. Gostaríamos
de ampliar nosso relacionamento com pessoas que tem este hábito
e quem sabe tê-los conosco em nossa próxima aventura
que acontece neste inverno.
Grande
abraço Ricardo Möller |
ricardo@off-road4x4.com
- rmoller44@hotmail.com
- www.off-road4x4.com
0xx51-3028.9909/3028.1909/9951.0909 |
|
Caminhão
Ford F-600, 6x6 valente, no vulcão Osorno, Chile |
As
Bonanzas lindamente camufladas na Patagônia argentina.
OBS: as Bonanzas sairam de linha no início dos anos
90... |
|
O
caminhão de 1 1/2ton Chevroet G 7107 do Fábio Teixeira
Magalhães |
|
|
|
Está
em franco andamento a restauração deste raro
Chevrolet encontrado pelo Flávio, de Sete Lagoas, MG.
Pelo visto, o Flávio vai fazer um restauro criterioso
deste raro veículo. Esperamos mais fotos até
o final dos trabalhos... |
|
NOTAS |
Nosso
amigo Jason Voguel mandou esta foto de arquivo d'O Globo,
muito rara, mostrando um jeep Ford GP numa parada em São
Paulo, possivelmente em 1942 (não há dados
sobre a foto), numa visita do então presidente Getúlio
Vargas a capital paulista. Sim, amigos, os GPs estiveram
aqui, mas onde foram parar? Notem o uniforme brasileiro
antes de receber o material americano, meio parecido com
o uniforme francês (capacete) e alemão (farda)." |
Alguém
fazia idéia que havia um "Gamma Goat"em
terras brasileiras? Descoberto pelo intrépido Tenente
Amboni, esse raro veículo 6x6 diesel americano dos
anos 60/70, foi visto em terras do Sul... Quem puder, avise
ao proprietário que queremos dados para uma ficha
completa desse "lagarto raro" para o nosso site.fotos:Roberto
Amboni |
|
Matéria
para o programa Grid Motor - Sportv |
Era
um sabado (16/6) de manhã chuvosa que parecia não
permitir a pré combinada entrevista para o Grid Motor,
programa de automobilísmo da Sportv. Chegamos aos poucos
no local selecionado, o Monumento dos Pracinhas, no Aterro
do Flamengo, sob forte chuva e trovões... Qual não
foi nossa surpresa quando o tempo firmou e até saiu
um escaldante sol poucos momentos depois, proporcionando o
bom andamento dos trabalhos... Alinhamos
nossos jeeps e Dodges em frente ao monumento e falamos tudo
o que nos foi premitido sobre o CVMARJ, suas viaturas e seus
sócios presentes. Foi muito oportuno poder mostrar
um pouco da cronologia do jeep, pois lá estavam vários
42, MBs e Fords, um M-38, um M-606 e uma "patinha".
Faltava mesmo um M-38A1 e um Hummer para completar as várias
fases evolutivas do jeep... Depois, saímos em combôio
pela orla de Copacabana.
O programa foi ao ar dia 30/7/2002. |
OS
60 ANOS DO JEEP O CVMARJ esteve lembrando a todos
do aniversário do Jeep
|
Apesar
de não existir uma data certa para celebrar
o aniversário do Jeep, esse ícone dos
tempos de guerra e paz, o CVMARJ lembrou que o primeiro
jeep Willys MB saiu da linha de produção
em massa no dia 18 de novembro de 1941. Era um "Slatt
Grill", com número de série 100001.
As
reverências do CVMARJ ao nosso "herói"
movimentaram nossa agenda com encontros e exposições
ao longo de 2001 e renderam uma matéria de
destaque no caderno Carro ETC, do Globo.
Longa vida ao JEEP! |
CVMARJ
já tem sua primeira viatura de lagartas! |
Foi com muita surpresa que o CVMARJ incorporou em
suas fileiras o primeiro veículo de lagartas
do clube: um trator de canhão M5A1 "Gun
Tractor". Veículo
raro, era usado para rebocar canhões, em especial
o famoso 155mm Long Tom. A plataforma do M5 é
bem similar à do Stuart, mas o motor é
um Continental 6cil em linha. O proprietário
do M5 é o Zeca Ferreira, que também
tem um Willys MB sendo reformado. O M5 está
em sua oficina, esperando para um completo trabalho
de restauração, que inclui a "canibalização"
de um outro M5 sem condições de rodar
Aguardem mais novidades desse projeto. Enquanto isso,
ficamos com as fotos do M5 que está no Museu
Conde de Linhares. Observem os extensores da lagarta,
para melhorar a superfície de tração.
A lagarta do Stuart M3 e M5 era muito fina, favorecendo
muitas atolagens em terreno enlameado, em decorrência
disso. |
|
O Cel. Sérgio Pereira nos emprestou algumas de
suas fotos onde aparecem viaturas da FEB. Assim,
aqui estão alguns cavalos mecânicos Diamond U7144T,
4x4, de 4/5ton, levando nossos pracinhas em "primeira
classe" até o porto de Nápoles, na volta para
o Brasil. Depois, o então Ten. Sérgio (dir) junto
ao seu fiel Willys e um M-8 "sem saias" do GTR
do então Cap Pitaluga, em ação na Itália... |
|
VOCÊ...
SABIA? Que
30 Fords GP chegaram ao Brasil entre 40 e 41,
sendo que ninguém sabe ao certo onde foram parar?
Se alguém souber mais informações sobre esse fato,
estamos esperando qualquer estória.Enquanto isso,
ficamos com algumas fotos de Fords GPs tiradas
em Beltring 2000. Alguns estavam à venda
por 20 mil dólares... |
|
Moto-Lembramos que as motocicletas militares são
motivo de grande interesse para o CVMARJ. Esperamos
relatos e fotos de quem tenha alguma moto antiga
e compartilhe conosco sua paixão. Essa foto de
uma Indian (ano e modelo não fornecidos) também
nos foi enviada pelo Renan Ferráz, de São Paulo |
|
FEB
lutou nos campos da Itália, uma guerra bastante
incomum para a época, com escaramúças e emboscadas
nas montanhas e morros na costa dos Apeninos.
Lugar pouco favorável à blindados e tanques.
Ações aéreas também eram dificultadas pelo relevo
do terreno, tanto que a FAB pouco atuou junto
das forças terrestres brasileiras, além da Esquadrilha
de Ligação e Observação e seus valorosos teco-tecos.
Aqui estão algumas fotos de jeeps da FEB e um
tanque alemão Stugg III, que depois de
destruido, serviu de fundo para fotos dos nossos
pracinhas.-Mais FEB no site do JPLopes |
|
|
|
|
contato@cvmarj.com.br |
|