Jeep
M38 ou MCxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
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Produção
para uso nos USA entre 1950 e até 1952 Pela Willys. Unidades
adicionais, produzidas entre 1953 até 1955 para exportação.
Observar que o Rádio nas versões do M38 ou M38
A1 estão sempre colocados do Lado Direito do Veículo |
Características
técnicas Motor: Baseado no mesmo motor dos
Ford GPW / Willys MB 4 Cilindros, porém com pequenas
diferenças internas, carburação melhorada
e ignição blindada. |
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Cilindrada
: |
2199cc |
Potência
HP @ 4,000rpm: |
60hp |
Torque
@ 2,000rpm: |
15,8Kgfm |
Compressão:
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6.48:1 |
Carburador:
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Carter
YS637S |
Velas:
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AC-45
or Champion J-8 |
Abertura
de eletrodo: |
0.030
in. (0.762 mm) |
Torque
de aperto da vela: |
5-33
lbs. ft. (34-44 Nm) |
Ordem
de ignição:
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1-3-4-2 |
Rotação
do distribuidor: |
Anti-horário |
Abertura
do Platinado: |
0.020
in. (Prestolite) |
Tempo
de ignição: |
5
graus BTDC |
Rotação
de Marcha Lenta: |
600
RPM |
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Transmissão
Caixa T-90.
03 Velocidades a frente + 01 à Ré. Sendo
a primeira marcha não sincronizada.
Caixa Múltipla de 02 Velocidades (Normal + reduzida).
Diferencial 5.38:1
Pneus 7.00 x 16
Sistema Elétrico Blindado de 24Volts |
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Jeep
M38 A1 ou MD |
Produção
para uso nos USA entre 1952 até 1957 pela Willys
e Kaiser. Unidades adicionais Produzidas para exportação
entre 1958 até 1971.
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Transmissão
Caixa T-90.
03 Velocidades a frente + 01 à Ré. Sendo
a primeira marcha não sincronizada.
Caixa Múltipla de 02 Velocidades (Normal + reduzida).
Diferencial 5.38:1 - Pneus 7.00 x 16
Sistema Elétrico Blindado de 24Volts |
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Características
técnicas Motor: Hurricane (M38A1) 4 Cilindros
F134-2 (CJ´s montados no Brasil de 1955 até 1957)
Cilindrada
: |
2199cc |
Potência
HP @ 4,000rpm: |
73 |
Torque
@ 2,000rpm: |
15,8Kgfm |
Compressão:
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6.9:1 |
Carburador:
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Carter
YS950S |
Velas:
|
AC-45
or Champion J-8 |
Abertura
de eletrodo: |
0.030
in. (0.762 mm) |
Torque
de aperto da vela: |
5-33
lbs. ft. (34-44 Nm) |
Ordem
de ignição:
|
1-3-4-2 |
Rotação
do distribuidor: |
Anti-horário |
Abertura
do Platinado: |
0.020
in. (Prestolite) |
Tempo
de ignição: |
5
graus BTDC |
Rotação
de Marcha Lenta: |
600
RPM |
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Versões: |
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M38A1c
- canhão sem recuo de 106mm.
Esta versão foi muito usada no Vietnam e no Exército
Brasileiro. Quem já viu um destes disparando, afirma
que o jeep dá um salto de quase um metro com o "coice"
do canhão sem recúo... |
M170
- Jeep Ambulância
Observar a maior distância entre eixos (101pol) para poder
acomodar até três macas no interior do jeep. |
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Zezinho Delatorre está querendo um destes... |
M38A1
"ATÔMICO"!
Durante os anos da guerra fria, o exército americano
preparou o uso tático de armas nucleares de baixa potência
(1 kiloton), para serem disparadas de canhões de 120mm
montados em jeeps M38A1"D", para o provável
cenário de guerra em território europeu (OTAN
X Pacto de Varsóvia). O projeto "Davey Croquet"
levava duas ogivas que podiam ser disparadas até 2km.
No final dos anos 60, este projeto se mostrou inoperante e
foi retirado de serviço, sem nunca ter disparado um
tiro. Isso mostra apenas que o jeep chegou a ser usado como
plataforma até para armas nucleares...
Era disparar e sair correndo pra bem longe! |
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Redigido
por: Alexandre "M38A1" Leite. Fontes: http://www.m38a1.com
e http://mvpimages.net/willys/gary01.htm |
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O
M-38, M-38A1 e o CJ-3B
Com o fim da Segunda Guerra, a Willys continuou com
a produção dos Jeeps, com a linha CJ (Civilian Jeeps).
Entraram em linha de produção os CJ-2A, e CJ-3A, que
tinham o capô baixo, com motor "Go Devil", além de uma
porta de carga traseira e grade com faróis externos
(ao contrário dos antigos MB e GPW). A plataforma do
CJ-3A serviu para o jeep militar M-38, ainda com o motor
"Go Devil" de 64HP. As diferenças entre os dois (CJ-3A
E M-38) eram a voltagem (24V) e o distribuidor blindado.
Foram construidos 61.423 M-38. Já em 1949, foi projetado
um motor mais potente, com 72 hp e comando de válvulas
de admissão no cabeçote, o famoso "Hurricane". O jeep
foi todo redesenhado, com capô mais redondo para receber
o novo motor, transmissão T-90 (3 marchas+ré), 72hp,
24v, distribuidor blindado para aguentar água, chassis
mais robusto, etc. Foi o nascimento do M-38A1, que mais
tarde virou o CJ-5, versão civíl. Nessa fase, a Willys
estava sob propriedade da Kaiser Corp.
Enquanto o M-38A1 era usado exclusivamente pelas Forças
Armadas, a Willys lançou o CJ-3B, com o motor "Hurricane",
que teve o capô aumentado na altura para recebe-lo.
Esse Jeep foi chamado de "Cara de Cavalo" aqui no Brasil,
que teve sua versão militar, conhecida como M-606, com
o estepe na lateral traseira direita. O M-606 foi apenas
exportado dos EUA. A partir de 1950, foram vários os
modelos de jeeps sendo produzidos ao mesmo tempo, sendo:
M38 entre 1950 e 1951 | M-38A1 entre
1950 e 1974(!) | O CJ3B entre 1953 e 1964 (há
quem diga 1968)
Agradecemos ao Otávio Gomes de BH, pelas correções e
complementos. otavio_gomes@yahoo.com.br
Mais detalhes no site CJ-3B Page:
http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Index.html |
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O
Mutt M-151 ou "Patinha"
(MUTT - Military Utility Tactical Transport) No meio
dos anos 50, a Ford desenhou o M-151 para substituir
o M-38A1 como veículo militar. Um desenho novo, com
centro de gravidade baixo, suspensão com molas independentes
e carroceria inteiríça, orientou vários protótipos,
até a entrada em linha do M-151 nos anos 60. O motor
era o Ford L142, 4cl, 2.3cc e os mesmos 72 hp e comando
de válvulas na cabeça do Hurricane. A suspensão com
eixo móvel e molas independentes fez com que o M-151
tivesse a má fama de capotar fácil, o que não mudou
com a tentativa de melhorias no M-151A1. Só em 1970,
a suspensão foi toda remodelada, mas o então M-151A2
ainda tinha má reputação pelo fato da sua traseira ser
muito leve. Nos anos seguintes, o M-151A2 foi fabricado
pela Kaiser Corp e pela AM General Corp, mas com a carroceria
ainda fabricada pela Fruenhauf and Budd. Até o início
dos 80, foram fabricados 95 mil (!) "Patinhas" (apelido
brasileiro para o M-151), em sua maioria pela AM General
Corp. As versões do M-151 eram:
M-107/108
- rádio
M-718/718A1 - ambulância
M-151A1C - canhoneira c/ um 106mm sem recúo
Uma versão se três eixos foi feita, mas não entrou em
produção expressiva, sendo rara. Nos EUA, os M-151 foram
dados como impróprios para uso civil, devido aos problemas
na suspensão, sendo então desmontados e até mesmo destruídos
em sua maioria. O Exército Brasileiro recebeu várias
versões do M-151, incluindo a canhoneira. |
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Diferenças
entre os modelos de M-151:
M-151
- parabrisas bipartido.
M-151A1 - parabrisas inteiro e suspensão traseira
adaptada.
M-151A2 - lanternas incorporadas à
carroceria e suspensão traseira redesenhada.
Fontes:
M-38/A1 e M-151: links do site Olive Drab: http://www.olive-drab.com |
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Foto
do Ford GPA do Jan Roelse, do Amphibians, Holanda, clube
especializado em veículos anfíbios |
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