Viaturas Históricas
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Jeep M38 ou MCxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2
Produção para uso nos USA entre 1950 e até 1952 Pela Willys. Unidades adicionais, produzidas entre 1953 até 1955 para exportação.
Observar que o Rádio nas versões do M38 ou M38 A1 estão sempre colocados do Lado Direito do Veículo
Características técnicas Motor: Baseado no mesmo motor dos Ford GPW / Willys MB 4 Cilindros, porém com pequenas diferenças internas, carburação melhorada e ignição blindada.
Cilindrada : 2199cc
Potência HP @ 4,000rpm: 60hp
Torque @ 2,000rpm: 15,8Kgfm
Compressão: 6.48:1
Carburador: Carter YS637S
Velas:
AC-45 or Champion J-8
Abertura de eletrodo: 0.030 in. (0.762 mm)
Torque de aperto da vela: 5-33 lbs. ft. (34-44 Nm)
Ordem de ignição:
1-3-4-2
Rotação do distribuidor: Anti-horário
Abertura do Platinado: 0.020 in. (Prestolite)
Tempo de ignição: 5 graus BTDC
Rotação de Marcha Lenta: 600 RPM
 
Transmissão
Caixa T-90.
03 Velocidades a frente + 01 à Ré. Sendo a primeira marcha não sincronizada.
Caixa Múltipla de 02 Velocidades (Normal + reduzida).
Diferencial 5.38:1
Pneus 7.00 x 16
Sistema Elétrico Blindado de 24Volts
 
 
Jeep M38 A1 ou MD
Produção para uso nos USA entre 1952 até 1957 pela Willys e Kaiser. Unidades adicionais Produzidas para exportação entre 1958 até 1971.
Transmissão Caixa T-90.
03 Velocidades a frente + 01 à Ré. Sendo a primeira marcha não sincronizada.
Caixa Múltipla de 02 Velocidades (Normal + reduzida).
Diferencial 5.38:1 - Pneus 7.00 x 16
Sistema Elétrico Blindado de 24Volts
Características técnicas Motor: Hurricane (M38A1) 4 Cilindros F134-2 (CJ´s montados no Brasil de 1955 até 1957)
Cilindrada : 2199cc
Potência HP @ 4,000rpm: 73
Torque @ 2,000rpm: 15,8Kgfm
Compressão: 6.9:1
Carburador: Carter YS950S
Velas:
AC-45 or Champion J-8
Abertura de eletrodo: 0.030 in. (0.762 mm)
Torque de aperto da vela: 5-33 lbs. ft. (34-44 Nm)
Ordem de ignição:
1-3-4-2
Rotação do distribuidor: Anti-horário
Abertura do Platinado: 0.020 in. (Prestolite)
Tempo de ignição: 5 graus BTDC
Rotação de Marcha Lenta: 600 RPM
Versões:
M38A1c - canhão sem recuo de 106mm.
Esta versão foi muito usada no Vietnam e no Exército Brasileiro. Quem já viu um destes disparando, afirma que o jeep dá um salto de quase um metro com o "coice" do canhão sem recúo...
M170 - Jeep Ambulância
Observar a maior distância entre eixos (101pol) para poder acomodar até três macas no interior do jeep.

Zezinho Delatorre está querendo um destes...
M38A1 "ATÔMICO"!
Durante os anos da guerra fria, o exército americano preparou o uso tático de armas nucleares de baixa potência (1 kiloton), para serem disparadas de canhões de 120mm montados em jeeps M38A1"D", para o provável cenário de guerra em território europeu (OTAN X Pacto de Varsóvia). O projeto "Davey Croquet" levava duas ogivas que podiam ser disparadas até 2km. No final dos anos 60, este projeto se mostrou inoperante e foi retirado de serviço, sem nunca ter disparado um tiro. Isso mostra apenas que o jeep chegou a ser usado como plataforma até para armas nucleares... Era disparar e sair correndo pra bem longe!
Redigido por: Alexandre "M38A1" Leite. Fontes: http://www.m38a1.com e http://mvpimages.net/willys/gary01.htm
O M-38, M-38A1 e o CJ-3B
Com o fim da Segunda Guerra, a Willys continuou com a produção dos Jeeps, com a linha CJ (Civilian Jeeps). Entraram em linha de produção os CJ-2A, e CJ-3A, que tinham o capô baixo, com motor "Go Devil", além de uma porta de carga traseira e grade com faróis externos (ao contrário dos antigos MB e GPW). A plataforma do CJ-3A serviu para o jeep militar M-38, ainda com o motor "Go Devil" de 64HP. As diferenças entre os dois (CJ-3A E M-38) eram a voltagem (24V) e o distribuidor blindado. Foram construidos 61.423 M-38. Já em 1949, foi projetado um motor mais potente, com 72 hp e comando de válvulas de admissão no cabeçote, o famoso "Hurricane". O jeep foi todo redesenhado, com capô mais redondo para receber o novo motor, transmissão T-90 (3 marchas+ré), 72hp, 24v, distribuidor blindado para aguentar água, chassis mais robusto, etc. Foi o nascimento do M-38A1, que mais tarde virou o CJ-5, versão civíl. Nessa fase, a Willys estava sob propriedade da Kaiser Corp. Enquanto o M-38A1 era usado exclusivamente pelas Forças Armadas, a Willys lançou o CJ-3B, com o motor "Hurricane", que teve o capô aumentado na altura para recebe-lo. Esse Jeep foi chamado de "Cara de Cavalo" aqui no Brasil, que teve sua versão militar, conhecida como M-606, com o estepe na lateral traseira direita. O M-606 foi apenas exportado dos EUA. A partir de 1950, foram vários os modelos de jeeps sendo produzidos ao mesmo tempo, sendo: M38 entre 1950 e 1951 | M-38A1 entre 1950 e 1974(!) | O CJ3B entre 1953 e 1964 (há quem diga 1968)

Agradecemos ao Otávio Gomes de BH, pelas correções e complementos. otavio_gomes@yahoo.com.br
Mais detalhes no site CJ-3B Page: http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Index.html
O Mutt M-151 ou "Patinha" (MUTT - Military Utility Tactical Transport) No meio dos anos 50, a Ford desenhou o M-151 para substituir o M-38A1 como veículo militar. Um desenho novo, com centro de gravidade baixo, suspensão com molas independentes e carroceria inteiríça, orientou vários protótipos, até a entrada em linha do M-151 nos anos 60. O motor era o Ford L142, 4cl, 2.3cc e os mesmos 72 hp e comando de válvulas na cabeça do Hurricane. A suspensão com eixo móvel e molas independentes fez com que o M-151 tivesse a má fama de capotar fácil, o que não mudou com a tentativa de melhorias no M-151A1. Só em 1970, a suspensão foi toda remodelada, mas o então M-151A2 ainda tinha má reputação pelo fato da sua traseira ser muito leve. Nos anos seguintes, o M-151A2 foi fabricado pela Kaiser Corp e pela AM General Corp, mas com a carroceria ainda fabricada pela Fruenhauf and Budd. Até o início dos 80, foram fabricados 95 mil (!) "Patinhas" (apelido brasileiro para o M-151), em sua maioria pela AM General Corp. As versões do M-151 eram:
M-107/108 - rádio
M-718/718A1 - ambulância
M-151A1C - canhoneira c/ um 106mm sem recúo

Uma versão se três eixos foi feita, mas não entrou em produção expressiva, sendo rara. Nos EUA, os M-151 foram dados como impróprios para uso civil, devido aos problemas na suspensão, sendo então desmontados e até mesmo destruídos em sua maioria. O Exército Brasileiro recebeu várias versões do M-151, incluindo a canhoneira.
Diferenças entre os modelos de M-151:
M-151
- parabrisas bipartido.
M-151A1 -
parabrisas inteiro e suspensão traseira adaptada.
M-151A2 - lanternas incorporadas à carroceria e suspensão traseira redesenhada.
Fontes: M-38/A1 e M-151: links do site Olive Drab: http://www.olive-drab.com
Essas fotos são do nosso amigo Frank Berg, de Oslo, Noruega. Ele ja restaurou um sem número de Jeeps, sendo proprietário de um GPW e um "Slatt Grill" 1941, ambos originais..
Foto do Ford GPA do Jan Roelse, do Amphibians, Holanda, clube especializado em veículos anfíbios
 
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