HISTÓRIA
do Dodge WC |
A
companhia Dodge foi encampada pela Chrysler em
1928, formando a terceira maior fabricante de veículos (junto
com a Ford e a GM ). Antes mesmo dos EUA entrarem em guerra, a
Dodge já estava fornecendo veículos de 1/2 ton
4x4 para reequipar o Exército Americano, inicialmente com a série
VC ( V= ano:1940 e C= capac.de de carga:1/2ton, segundo códigos
de contrato e produção), que não chegou a ver ação na guerra.
Já no início dos anos 30, a Dodge foi responsável por mudanças
nos seus veículos que revolucionariam os conceitos vigentes e
durariam até os anos 60(!) (como o motor de 6 cil. em linha ). |
Com
a criação da série WC (W=ano:1941 e C= cap. De carga:1/2ton) em
1941, a Dodge era a única fabricante a ter em sua linha de produção
um veículo militar de 1/2 ton, no início da guerra. As primeiras
WCs foram usadas em campo pelos ingleses no Norte da África (maior
cenário de testes para armamentos aliados no início da Segunda
Guerra ) e mostraram defeitos estruturais, como perfil e centro
de gravidade muito altos (fácil visualização pelo inimigo e instabilidade
ao dirigir), caçamba muito estreita, pneus subdimencionados, etc…
Algumas WC-1 (pick-up cabine fechada ), WC-3 ( pick-up cab aberta)
e suas variantes (WC-13, WC-14, com motor mais potente) chegaram
ao Brasil. São facilmente reconhecidas pela grade do radiador
arredondada. |
Foi em 42 que a Dodge voltou toda sua produção para para
fins militares, criando a nova linha WC (agora c/ a simples denominação
de "Weapons Carrier": Carregador de Armamentos, ao pé da letra).
A nova WC tinha muitas mudanças, foi praticamente redesenhada,
aumentou a capacidade de carga para 3/4 de ton, distância entre
eixos, perfil mais baixo, pneus maiores, caçamba mais ampla, além
da facilidade de intercâmbio de peças entre os vários modelos
da WC, até mesmo o de três eixos 6x6, com a padronização dos veículos
em linha de montagem. Todos utilizavam o motor T-214. |
Os
modelos da WC são os seguintes: |
WC-51-modelo
mais básico, destinado a transporte não especializado
de carga e pessoal; a mesma plataforma era usada para
os outros modelos da linha WC. Havia os modelos de
6V e os de 12V, com supressão de ruído de estática
para utilizarem rádio. Produzidas cerca de 123.541
WC-51 até 45 - muitas foram convertidas em ambulâncias
WC-64 KD. Foi o mais produzido das várias versões
da linha WC. Usada pelo Brasil na Itália e depois
em serviço durante muitos anos. |
Dimensões:
|
Compr:
|
4,24m |
Larg:
|
2,10m |
Alt.
max: |
2,17m |
Alt.
min.: |
1,71m |
Carga:
|
800Kg
|
Peso:
|
2560Kg
|
Dist.eixos:
|
2,49m |
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WC-52
- igual a WC-51, apenas possuindo guincho mecânico montado
na sua dianteira, pesando 140Kg a mais. Foram produzidas
cerca de 59.114, sendo muitas convertidas em WC55, que levava
um canhão de 37mm na caçamba. Usada pelo Brasil na Itália
e em serviço por anos a fio. |
Dimensões: |
Compr:
|
4,73m |
Dist.entre
eixos : |
2,90m
|
Larg:
|
2m |
Carga:
|
800Kg
|
Alt.:
|
2,06m |
Peso:
|
2590Kg
|
WC-53
- Carroceria fechada, tipo perua, conhecida como "Carry
All". Fabricados 8.400 exemplares, fim de produção em 43.
Muitas chegaram ao Brasil, raras de se encontrar, principalmente
em bom estado
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Dimensões: |
Compr: |
4,95m |
Dist.eixos: |
3,07m
|
Larg: |
1,98m |
Carga: |
820Kg
|
Alt.: |
2,30m |
Peso: |
2680Kg
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WC-54
- ambulância de teto rígido. 26002 produzidas. Estepe
embutido logo atrás da porta do motorista. |
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WC-55
-
Porta canhão -37mm, guincho mecânico dianteiro. 5.380
produzidos, muitos foram convertidos em WC-52, pois
as WC-55 se provaram pouco eficazes. Mesmas dimensões
da WC-51, com 1.540Kg. |
WC-56
- Conhecida como "Command Car", usada para transporte
de pessoal, em geral, oficiais, sem guincho. 21.156
produzidas. Peso: 2.420Kg |
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Dimensões: |
Compr:
|
4,22m |
Dist.
eixos: |
2,49m
|
Larg:
|
2m |
Carga:
|
800Kg
|
Alt.:
|
2,07m |
Peso:
|
2560Kg
|
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WC
57
- O Gen. George Patton tinha uma blindada, com uma
metralhadora .50, com guincho. 6010 produzidas. Também
conhecida como "Jipão", foi muito
usada aqui no Brasil. |
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WC-58
- versão para rádio e comunicações, igual a WC-56 (sem
gincho) e com bateria de 12V. -2344 produzidas.
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WC-59
feita para serviços de instalacões de linhas telefônicas.
607 produzidas. Havia também a WC-61 (58 produzidas
), c/ caçamba diferente.
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WC-60
:oficina de campo. 297 produzidas. |
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WC
62
-Versão de 3 eixos, com 1 1/2 ton, 6x6, motor T-223.
Fabricadas à partir de 43.23092 produzidas. A
versão WC 63 -20132 produzidas-possuia guincho
mecânico dianteiro. |
Dimensões: |
Compr:
|
5,47m |
|
Larg:
|
2,10m |
Carga:
|
1500Kg
|
Alt.max:
|
2,17m |
Peso:
|
3120Kg
|
Alt.min.:
|
1,57m |
Dist.eixos:
|
3,17m |
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Dimensões: |
Compr: |
4,90m |
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Larg: |
2,14m |
Carga: |
680Kg
|
Alt.: |
2,53m |
Peso: |
3180Kg
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Pneus: |
9,00x16,8pol.
|
Dist.eixos: |
3,07m
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WC-64
KD
- ambulância
com caçamba rebatível Knock Down:KD. Feita
para substituir a WC-54, não foi recebida com aprovação,
pois era um modelo mais simples de ser fabricado.
Carecia de ventilação no calor e calefação no inverno.
Não havia modelo com guincho. 3.500 foram produzidas,
sendo muitas transformadas de WC-51 posteriormente.
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Outras
versões da Dodge foram feitas na fábrica do Canadá, entre
42/45, com detalhes diferenciados no motor, lataria e painel,
num total de 15002 unidades, na maioria, versões da WC-51. |
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MOTOR
T-214
- "Motor de 6 cil em linha, comando de valvula em "L", com
3772cc. Até 42, vinham com carburador Zenith. De 42 em diante,
com carburador Carter." |
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