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MAIS
FOTOS DO PROJETO "HELGA" (jun/jul 2003) |
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Aqui
está a atual fase do Opel Blits "Helga".
Chassis jateado, pronto para receber primer, As partes estão
em ótimo estado, sendo possível ver as estampas
das peças legítimas Opel. O freio de mão
está funcionando perfeitamente.
PRECISAMOS DE 6 PNEUS 600 OU 650,
ARO 18! QUEM SOUBER ONDE ENCONTRAR, MANDE UM E-MAIL! |
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As
peças do capô e grade dianteira estão restauradas.
A cabine vai receber uma estrutura de madeira, tal qual a original.
Os vidros e máquinas de levantar integrados com as trancas
estão "novos". A novidade fica no uso de um motor
Chevrolet Brasil, uma vez que o motor original se tornou impossível
de ser restaurado. A oficina do Perú está fazendo
um trabalho de joalheiro no raro Opel Blitz... |
A
mais nova aquisição nas fileiras do CVMARJ é
um raro exemplo de veículo usado pelos alemães durante
a Segunda Guerra: um caminhão leve Opel Blitz de 1,5 ton.
4x2. Trata-se de um dos caminhões mais utilizados pela
Wehrmacht durante a primeira fase do conflito, sendo fabricado
de 1938 até 1942, quando houve a padronização
nas linhas de montagem apenas para caminhões de 3 ton.
O Opel Blitz de 1,5ton era um veículo civil de grande sucesso.
O nome Blitz (relâmpago) foi resultado de um concurso popular
para batizá-lo. O ganhador recebeu um caminhão como
prêmio. Foi usado para re-equipar a Wehrmacht antes da guerra
e ainda foi muito usado na Alemanha pelas tropas de ocupação,
depois do conflito. Foi produzido até 1951, sendo depois
remodelado. Alguns poucos exemplares foram comercializados e chegaram
ao Brasil, já no pós-guerra. |
Como
é de conhecimento geral, algumas fábricas americanas
já funcionavam na Alemanha antes da Segunda Guerra, como
a Ford, que fazia o caminhão V 3000S muito usado pela Wehrmacht,
além da GM, que já era proprietária da fábrica
da Opel em Brandenburg/Havel antes da guerra. Ironicamente, estas
fábricas continuaram a produzir estes veículos usando
as plantas americanas, para serem usados pelas forcas alemãs
durante o conflito. O Motor do Ford, por exemplo, era o confiável
V8 de 96hp e o motor do Opel Blitz 2,5 (cm cúbicos) -32
(dist entre eixos:3,20m) era um GM 6cil em linha de 55hp, muito
parecido com o do "inimigo" CCKW e até recentemente
com o do nosso conhecido Opala. O motor do Opel Blitz 3ton era
um 6cil de 3,6L e 75hp. A Mercedes e outras fábricas menos
conhecidas (Krauss Maffei, Auto Union, Horch, Krupp ) também
produziram caminhões para o exército alemão
até o final do conflito. |
Opel Blitz 1,5ton em Panzer Grey (Beltring 2000 Frank Berg)
O
Opel Blitz do CVMARJ foi batizado de "Helga", típico
nome feminino alemão. As tropas costumavam dar nome de
mulher aos veículos (tal qual os Aliados) ou nome de algum
companheiro morto em ação. Helga será pintada
na cor usada no teatro de operações italiano, provavelmente
o famoso Dark Yellow, usado pelo Afrika Korps e tropas "tropicais",
que acabaram lutando na Itália. Por ocasião da rendição
da 148a Divisão da Whermacht em Colecchio, havia um sem
número de Opel Blitz entre as centenas de viaturas alemãs
capturadas pela FEB.
Nosso
exemplar do Opel Blitz foi fabricado em 1951, mas é exatamente
igual ao usado durante a Segunda Guerra. Ele se apresenta bem
íntegro, faltando os detalhes externos presentes na versão
militar, como as famosas lanternas Notek (tipo black out, dianteira
e traseira), relógios, retrovisores, balisas de manobra,
para-lamas traseiros, além da extrutura dos bancos, escape,
logotipo da grade dianteira e caçamba completa. Os aros
corretos com seis meias-luas já foram encontrados pelo
Rodolfo Lourenço. As pesquisas para a restauração
estão sendo baseadas em alguns livros, no pouco que se
encontra na Internet sobre esse veículo (a maioria dos
dados é sobre o 3ton) e um raro modelo em miniatura escala
1:24 da Italeri.
O
motor original precisa de uma completa retífica, sendo
que alguns elementos vitais podem ser reconstituidos usando o
já referido motor do Opala 2.5, sem maiores problemas quanto
a originalidade, neste caso. O
Opel Blitz 2,5-32 não tinha tração nas quatro
rodas. Apenas o 3ton teve uma versão 4x4. Estamos aceitando
qualquer informação para ajudar no nosso "projeto
Helga". Caso tenha alguma dica relevante, por favor, envie
sua ajuda para nós. Seguem
as especificações do Blitz 1,5ton e algumas fotos. |
Período
de produção: 1938 - 1942 (Brandenburg/Havel,
Alemanha),
1945-51(?) |
Caminhão
4x2 1,675-ton
Produção total: aprox. 10000 unidades (de 1938
a 1942)
Motor: 55hp/3400rpm, 6-cil em linha, 4-t OHV, 2473cc
Taxa de compressão: 6 : 1
Refrig.: bomba d'água
Carburador: Solex 30 JF
Compr: 5400mm, larg: 1940mm, alt: 1845mm (cab), 2285mm (c/
comp. de carga coberto)
Dist. entre eixos: 3250mm, vão livre: 206mm
Caçamba: compr: 2900mm, larg: 1800mm, alt: ?mm
Raio de curva: 6,5 m |
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Eixo
diant: 1340mm | Eixo tras.:
1360mm | Chassis
em perfil U
Embreagem: disco simples, seca |
Caixa de marcha: 4 + ré
Relação: I - 4,48, II - 2,61, III - 1,68, IV
- 1,00, ré - ?
Relação do diferencial: 5,50
Susp. tras. e diant: molas semi-elípiticas longitudinais
(amortecedores horizontais) | Eletrica: 6 or 12 V |
Freio : hidráulico
Freio de mão: ação nas rodas traseiras
Peso: 1525kg (carga)|
Vel. Max: 80 km/h | Pneus:
5,50-18
Cap. tanque: 57L ( + ou - 340 km)
consumo: 16,5 L/100km (estrada), aprox. 6km/L
Capac. de óleo no carter: motor - 5,2 L. |
Modelo 1938 |
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ATUAL
ESTÁGIO: Helga
está sendo restaurada na oficina do Perú, em Petrópolis
(xx24-2231-6900), que já realizou excelentes serviços
para os veículos do Imperial Jeep Club. Seguem algumas
fotos de como se encontra o veículo no momento, antes do
início dos trabalhos. |
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(raspagem
completa, aplicação de primer, recondicionamneto
de freios e diferencial, pneus e pintura).
A mecânica está sendo feita pelo Zezinho Delatorre
(21 2462 0501): retífica, câmbio, recondicionamento
de válvulas, tucho, elétrica e todas as partes
vitais .
A caçamba será feita sob encomenda em alguma
marcenaria especializada.
Os perfis de Helga antes de entrar
no "salão"
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O chassis não apresenta
nenhuma empenadura
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Diferencial
original, feixe de molas, amortecedores horizontais
parecidos com os da Dodge WC e os raros pneus 550x18,
de
"charrete"
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Willys
MB do Roberto Amboni |
Aqui
está o belo Willys MB do Roberto Amboni, conselheiro
do CVMARJ, de Criciúma, SC. Roberto foi muito meticuloso
no restauro do seu jeep, que tem um raro volante de série
1942 em baquelite verde. Foram poucos feitos nessa cor,
pois normalmente eram em baquelite preto.
Para ficar bom, deu trabalho...
Roberto
optou por fazer o "hood number" em azul fosco
(Blue Drab), que saia de fábrica com os jeeps. Depois,
o número era geralmente repintado em branco, ao longo
de sua vida útil. |
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A
pressa é inimiga da boa restauração...é
sempre bom lembrar |
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O
Roberto entrega de badeja as estrelas e estênceis
de capota para jeeps da II Guerra. Aqui estão
arquivos para serem baixados e copiados em ploter
para servirem de máscara para pintura. Leve
o arquivo num disquete até uma loja de serviços
de impressão em adesivos. As estrelas são
de 20 polegadas (capô) e 5pol (lateral) como
mostra a foto. As letras que indicam "caution
left hand drive" ("cuidado, veículo
com direção na esquerda", desembarcados
na Inglaterra e depois usados no continente europeu)
e "max speed 40mph" (vel máxima 40
milhas por hora) são de 2 pol. de altura e
1/2 de larg. Estrela de 20"(medida externa)
no capô: círculo de 2pol de esp |
Estrela
achada sob pintura em jeep de época e suas proporções.
Neste
mesmo local (lat.tras.), pode ser usada uma estrela
circunscrita, com medida de 6 polegadas (externa), com
a faixa de 1/2 polegada. As estrelas circunscritas estão
explicadas nesta sessão do site, assim como os
números e letras...
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jeeps usados no teatro de ações europeu
pós 1943. recebiam este estêncil na capota
de lona, no lado esquerdo da janela tarseira da capota. |
Do
lado direito da capota, havia este indicados de velocidade
máxima...
As letras eram em branco, obviamente. |
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Fotos
do CJ-5 "Bernardão" |
Demorou
mas finalmente conseguimos algumas fotos do CJ-5 do Alexandre
Leite , que levou vários anos em trabalho de restauro.
Ficou um belo e raro exemplo de veículo militar nacional
na fileiras do CVMARJ. O "Bernardão" do Alexande
frente a frente com o Hummer...O
Alexandre está digitalizando as fotos de todo trabalho.
Em breve, traremos um completo close up do "Bernardão",
versão repotencializada dos Fords nacionais pela firma
Bernardini(SP), com motorização GM 4cil (mesmo do
Opala), que tornou o jeep mais viável para uso militar
(o outro motor era 6 cil) |
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contato@cvmarj.com.br
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