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1-
POR QUE PLACA PRETA? |
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O CVMARJ sempre lutou pela
definição de controles rígidos para a
obtenção da Placa Preta - concedida aos veículos
antigos de coleção, valor histórico,
com mais de 30 anos e que mantenham 80% ou mais de sua originalidade
- e finalmente agora chegou o momento, no âmbito dos
veículos militares, de darmos nossa contribuição,
possibilitando que viaturas militares passem a ter exigências
e conceitos padronizados para ser conferida sua real originalidade.
A Placa Preta atesta veículos-referência de originalidade
nos mais diversos modelos, mantendo viva sua concepção
original, em conformidade com a época em que foram
fabricados. Esta era uma missão que o CVMARJ não
poderia se furtar, afinal somos incentivadores e responsáveis
pela preservação de Viaturas Militares. Para
isto serve a Placa Preta: GARANTIR E CONTROLAR A MANUTENÇÃO
DA ORIGINALIDADE DE UM VEÍCULO ANTIGO.
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2-
QUEM PODE REQUERER A PLACA PRETA? |
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Para
requerer PLACA PRETA, é preciso ter o Certificado de
Originalidade (CO) emitido pela FBVA, autorizada para tal
conforme Portaria DENATRAN n° 03 de 08/06/98. O proprietário
de uma viatura militar antiga, assim como o de qualquer outra
categoria de veículo antigo, deve ser sócio
de alguma entidade ou clube de veículos antigos, ou
possuir uma coleção de veículos, com
ao menos três (3) peças, atendendo assim a Resolução
n° 127 do CONTRAN.
No caso, se o requerente ainda não for sócio
do CVMARJ ou outro clube de veículos militares antigos,
poderá se filiar ao CVMARJ (veja a sessão SEJA
SÓCIO), e depois pagar uma taxa de encargos de R$120,00
a favor do clube para realizar a avaliação.
A taxa poderá ser paga no ato da avaliação,
junto com a entrega dos documentos e fotos do veículo. |
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3-
MANUAL DE AVALIAÇÃO CVMARJ |
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Depois
de muitos debates e testes, supervisionados pela Federação
Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o CVMARJ teve
aprovada por esta supra entidade, uma Planilha de Avaliação
de Originalidade para Viaturas Militares. Esta planilha está
na forma de um Manual, auto-explicativo, de fácil compreensão,
bastando ler atentamente seus tópicos.
Na prática, o Manual - agora oferecido em arquivo Word
nesta sessão- está dividido em dois grandes
grupos: Itens Excludentes que, se não atendidos, impedem
a continuidade do processo avaliativo; e a Avaliação
em si, pautada no método da "perda de pontos"
(a avaliação começa em 100 pontos e os
itens "desabonantes" vão retirando pontos
até o final do processo), onde o total final representa
o Nível de Originalidade, que define se o veículo
ganha ou não o CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE (CO) emitido
pela FBVA.
Levando em conta que alguns veículos antigos não
conseguem encontrar a totalidade de seus itens originais,
a planilha inclui uma série de ITENS ACEITÁVEIS,
mas que mesmo assim descontam pontos na originalidade da viatura
avaliada. Estes itens estão enumerados e classificados
como "ACEITE", permitindo uma flexibilidade na avaliação,
evitando radicalismos. Peças reproduzidas, similares
às originais, não descontam ponto, mas devem
ser exatamente iguais em forma e função, usadas
no veículo. O FATOR IDADE é outro ponto relevante
em nossa metodologia, afinal somos colecionadores de um bem
que se desgasta sendo, via de regra, mais complexa uma restauração
quanto mais antiga for uma viatura, então para cada
ano, a partir do 30º ano, é dada à viatura
uma pontuação de bonificação. |
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A
partir de agora é através do LAUDO CVMARJ que
a FBVA passa a emitir o CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE (CO) para
viaturas militares. |
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O MANUAL CVMARJ ABRANGE QUAIS CATEGORIAS?
Em princípio todas (1/4 t, 3/4 t, 2 1/2 t, etc), porém
tal fato só poderá ser comprovado com seu uso
nas mais diversas categorias e classes (MB, M38, WC21, M37,
CCKW, etc), pois são itens abrangentes afetos à
quase totalidade das viaturas. Tal pretensão - manual
único para todas as VM's - é bem realística,
uma vez que os carros civis têm uma situação
bem mais diversificada que a nossa, e a forma de avaliação
é única.
Deixamos claro que nada impede que uma viatura militar tenha
conferida sua originalidade (emissão do C.O.) por qualquer
entidade credenciada para tal (ex: Imperial Jeep Club - Portaria
DENATRAN n° 26/01, Jeep Clube do Brasil - Portaria DENATRAN
n ° 16/99, etc). O que agora o CVMARJ conquistou é
que, mesmo sem ser credenciado pelo DENATRAN, se tornou um
braço da FBVA na avaliação de viaturas
militares, ou seja, a partir de agora a FBVA ratifica a conclusão
dos Laudos do CVMARJ, emitindo o Certificado de Originalidade
(C.O.) para as viaturas por nós avaliadas e aprovadas.
Não existe normatização para os itens
de avaliação: cada clube ou entidade credenciada
pode fazer sua metodologia de avaliação e, ao
DETRAN, cabe acatar o que a entidade credenciada informou.
O CVMARJ, ao criar sua metodologia, concretamente pensa em
estabelecer parâmetros e procedimentos para que as avaliações
de viaturas militares, respeitando a independência das
entidades credenciadas, ganhe em uniformidade e coerência
nos itens e na forma de avaliação. |
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CLIQUE
NA PLACA PARA BAIXAR O MANUAL DE AVALIAÇÃO CVMARJ
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4-
QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA OBTER O CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE(C.O.)?
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1º
Passo: Agendamento CVMARJ: Uma vez entendido os itens
2 e 3, para agendar a avaliação de sua viatura
militar antiga, basta entrar em contato com o CVMARJ, através
do e-mail do site (cvmarj@cvmarj.com.br). No título
da mensagem, incluir PEDIDO DE AVALIAÇÃO.
ONDE
SERÁ FEITA A AVALIAÇÃO? A avaliação
será agendada para um dos encontros mensais do CVMARJ,
todo terceiro domingo do mês (ver programação
no site- EVENTOS), no Museu Conde de Linhares, Av. Pedro II,
383 - S. Cristóvão (próximo à
Quinta da Boa Vista), de
9:00h às 13:30h. Assim, haverá total transparência
na avaliação, que contará com a presença
de integrantes da diretoria do clube na ocasião, incluindo
o Diretor Técnico Zezinho Delatorre. Sendo um documento
oficial, o Laudo só tem validade com as assinaturas
do Presidente e Diretor Técnico do CVMARJ.
2º
Passo: Documentação: No dia da Vistoria
devem ser levados os seguintes documentos:
a) Termo de Responsabilidade (modelo da FBVA),
datado do dia da vistoria: é o Termo de Responsabilidade
que garante o compromisso do proprietário em manter
as características originais do veículo, perdendo
o direito da PLACA PRETA caso o veículo sofra qualquer
alteração na sua integridade. Compromete-se
ainda que, em caso de venda do veículo, a mesma deverá
ser comunicada ao CVMARJ e nova vistoria será exigida
caso o futuro comprador queira manter o veículo com
a placa preta.
b) Seis(06) fotos, tamanho 10x15 da viatura:
frente, traseira, laterais direita e esquerda, motor e interior
(mostrando o painel e bancos) e uma foto do veículo
de perfil no tamanho 10x7, para ser incluída no certificado
a ser emitido pela FBVA. As fotos 10x15 podem ser em papel
ou digitalizadas num cd, já a foto10x7 deve ser em
papel. Devem ser coloridas, para avaliar a pintura do veículo.
Sugerimos que o veículo esteja com fundo neutro e claro,
para maior nitidez das formas e contornos do mesmo.
c) CRLV e IPVA: Cópias do CRLV e do
IPVA, comprovando a legalidade do veículo. |
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CLIQUE
AQUI PARA BAIXAR O TERMO DE RESPONSABILIDADE |
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3º
Passo: A Vistoria: O CVMARJ realiza a vistoria e
verifica a documentação. ATENÇÃO:
o laudo de vistoria também tem que estar assinado pelo
proprietário.
4º
Passo: Ratificação da FBVA: Ao receber
o OK do CVMARJ, depois da avaliação, os documentos
são enviados para a FBVA, que concede e confecciona
o Certificado de Originalidade, em um prazo estimado de 10
(dez) dias.
5º Passo: Requerimento da Placa Preta Junto ao
Denatran/Detran: Após receber, via CVMARJ,
o Certificado De Originalidade, o proprietário se encaminha
ao Denatran/Detran para pedir a PLACA PRETA e TROCA DE CATEGORIA,
pagando as taxas sobre este serviço que estejam em
vigor. |
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5-
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: |
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Para
garantir que sua viatura "passe no teste", leia,
observe, estude, confira e tenha certeza de que todos os itens
da PLANILHA que garantam o mínimo ou mais de 80% da
originalidade e "aceite" estejam cobertos na avaliação
do seu veículo, além é claro, de atender
ao item EXCLUDENTES. Caso contrário, será necessário
efetuar melhorias no veículo, trocando ou restaurando
peças em desacordo, para só então sujeitar
sua viatura à avaliação e garantir assim
que seja aprovada no final do processo.
A
taxa de encargos de avaliação só será
cobrada uma vez que o veículo tenha a garantia de ser
aprovado e receba o ok para o CO.
Quem
não puder comparecer com sua viatura aos eventos do
CVMARJ no Museu Conde de Linhares para avaliação
por estar em outro estado, poderá requerer avaliação
pelo correio, bastando:
a)
Enviar a planilha preenchida, juntamente com as 7 (sete) fotos
e cópias dos documentos do veículo, para o endereço:
CVMARJ - Rua Benjamim Batista 180/402, Jardim Botânico,
Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-120
Certifique-se de que as fotos estejam BEM NÍTIDAS e
mostrando claramente a viatura nos detalhes já explicados
nesta sessão do site. Fotos fora de foco, enquadramento
e cores alteradas não serão aceitas,
b) A planilha deverá ser preenchida
e assinada em todas as folhas por SOCIO VISTORIADOR, após
contato com o Diretor Técnico, José Delatorre.
Tal fato se faz necessário por ser imprescindível
uma avaliação “in loco” da viatura,
e não apenas através de fotos, uma vez que a
metodologia adotada pelo CVMARJ, além da originalidade,
avalia também a operacionalidade do veículo
(item 5 da planilha); e no Laudo continua sendo obrigatório
ter a assinatura do Diretor Técnico. |
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Obs:Em
breve o CVMARJ estará disponibilizando o nome e endereço
do Sócio Avaliador por estado da federação. |
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Qualquer
outra dúvida, entrar em contato com o CVMARJ:
contato@cvmarj.com.br
- com o título "DÚVIDAS SOBRE EMISSÃO
DO C.O." |
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O
secretário do CVMARJ, Marcos Muralha, discute os tópicos
do MANUAL DE AVALIAÇÃO redigido pelo CVMARJ, junto
ao 1º Vice-Presidente do Veteran Car Club José Candido
Muricy Neto, que supervisionou o manual em nome da FBVA. |
Na
presença dos sócios e diretores do CVMARJ, foi
simulada a avaliação do Kaiser M-606 do Muralha,
durante o Encontro Mensal no Museu Conde de Linhares, em abril
último. |
Os
critérios escolhidos para a avaliação resultaram
num conjunto perfeito para medir a originalidade de viaturas
militares, inédito no Brasil, aprovado também
pela diretoria do CVMARJ (Zezinho Delatorre, dir). |
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contato@cvmarj.com.br
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