HISTÓRIA do JEEP |
As
principais características para reconhecer cada um dos modelos
Willys ou Ford são: |
Suporte do chassis sob o radiador: |
Caixas de ferramentas na traseira: |
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redondo
- MB |
quadrado
- GPW |
tampa
achatada -MB |
tampa
em relevo- GPW |
Local do número de série: |
Interruptor de luz |
Longarina
esquerda do chassis, atrás do parachoque dianteiro - MB |
Dentro
do capô, ao lado do motor, sobre a longarina esquerda do chassis,
- GPW |
Os primeiros eram de puxar (ambos MB-GPW)até fins de 42 |
De 43 em diante, modelo rotativo |
Suporte da carroceria (dentro do motor, atrás do painel):
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O Willys tem 5 furos, (Willys "puro") |
O
de3 furos foi o que passou a ser usado pelos dois fabricantes.(Ford
e Willys)
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OBS:
de 43 em diante, ambos Willys e Ford tinham esse mesmo suporte
da carroceria, feita pela AUBURN Central Corp. Existem
um sem número de detalhes que diferenciam os MB e GPW, além
dos "F" estampados nas peças dos Ford. O apoio para os pés
dos passageiros que vão atrás, detalhes na estamparia das
peças da carroceria, e muitos mais. |
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Alguns
detalhes que contam muito da originalidade da restauração dos jeeps:
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Roda
de Guerra(combat wheels)
Permitia desmontar a roda para troca ou conserto da câmara
de ar, facilitando a operação. Está cada vez mais rara de
ser encontrada. |
Porta
Fuzil
Montado na base do parabrisas, tanto virado para cima ou
para baixo, esse item é de grande valor para o jeep militar.
Também raro. |
Motor
original É
prioritário numa restauração séria. Motor Willys "Go
Devil" 60 HP e câmbio de 3 marchas à frente mais
ré (transmissão Warner T-40). O motor dos Ford era exatamente
o mesmo, c/a marca em relevo. A caixa de marchas estampada
c/ o "F". |
Volante
Até 42 .Eram em baquelite (plástico) preto. De 43 em
diante, eram c/ 3raios de aço e baquelite verde. |
Galão
de gasolina: Inventado pelos alemães, o "jerry can"
foi copiado pelos americanos e ingleses. A tampa de rosquear
era do galão de gasolina e a com presilha, para água . |
Ferramentas:
A pá e o machado eram presos à lateral direita do
jeep. Quem consegue achar um machado ou pá legítimos ganha
bonus ilimitados na originalidade. Capota e correias:
eram exclusivamente de LONA. Fivelas e presilhas eram em
aço preto. |
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Côres:
Durante a Segunda Guerra o
verde oliva fosco usado nos veículos passou por duas fases.
Inicialmente, era num tom bem claro, quase caki. Depois,
ficou com uma tonalidade um pouco mais escura, mais para
o verde. Chamado de "Olive Drab" ("drab" é a denominação
para cor sem brilho, fosca), muitas fábricas diferentes
forneciam a tinta, com pequenas diferenças da mesma cor.
Quando em uso, os jeeps eram repintados com freqüencia,
devido ao desgaste e uso extremo nas operções de guerra.
O motor do GPW era na cor cinza, enquanto no MB, o motor
era verde igual ao da carroceria. Vários componentes do
motor eram em preto (copo de óleo, buzina, filtro de ar).
Os jeeps do Corpo de Fuzileiros Navais eram cinza fosco.
Os clássicos jeeps do SAS inglês, usados no Norte da África
em 41/42, eram cor de areia. |
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O
jeep dos alemães era o Kübelwagen (Kübel=bolso+Wagen=veículo,
portanto, "carro de bolso"). Foi engenhosamente criado para
ser um veículo para todo terreno, com motor refrigerado a
ar. Em breve, uma sessão mais detalhada sobre os vários modelos
do Kübelwagen. |
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