Viaturas Históricas
jeeps dodges caminhões tanques blindados
HISTÓRIA do JEEP
As principais características para reconhecer cada um dos modelos Willys ou Ford são:
Suporte do chassis sob o radiador: Caixas de ferramentas na traseira:
22 23 24 25
redondo - MB
quadrado - GPW
tampa achatada -MB
tampa em relevo- GPW
Local do número de série:
Interruptor de luz
26
Longarina esquerda do chassis, atrás do parachoque dianteiro - MB
Dentro do capô, ao lado do motor, sobre a longarina esquerda do chassis, - GPW 28
Os primeiros eram de puxar (ambos MB-GPW)até fins de 42
29
De 43 em diante, modelo rotativo
Suporte da carroceria (dentro do motor, atrás do painel):
3031
O Willys tem 5 furos, (Willys "puro")
32O de3 furos foi o que passou a ser usado pelos dois fabricantes.(Ford e Willys)
OBS: de 43 em diante, ambos Willys e Ford tinham esse mesmo suporte da carroceria, feita pela AUBURN Central Corp. Existem um sem número de detalhes que diferenciam os MB e GPW, além dos "F" estampados nas peças dos Ford. O apoio para os pés dos passageiros que vão atrás, detalhes na estamparia das peças da carroceria, e muitos mais.
Alguns detalhes que contam muito da originalidade da restauração dos jeeps:
Roda de Guerra(combat wheels) 33-Roda de Guerra Permitia desmontar a roda para troca ou conserto da câmara de ar, facilitando a operação. Está cada vez mais rara de ser encontrada.
Porta Fuzil 34-Porta fuzil
Montado na base do parabrisas, tanto virado para cima ou para baixo, esse item é de grande valor para o jeep militar. Também raro.
Motor original 35É prioritário numa restauração séria. Motor Willys "Go Devil" 60 HP e câmbio de 3 marchas à frente mais ré (transmissão Warner T-40). O motor dos Ford era exatamente o mesmo, c/a marca em relevo. A caixa de marchas estampada c/ o "F".
36-Volante37-VolanteVolante Até 42 .Eram em baquelite (plástico) preto. De 43 em diante, eram c/ 3raios de aço e baquelite verde.
3839-cliqueGalão de gasolina: Inventado pelos alemães, o "jerry can" foi copiado pelos americanos e ingleses. A tampa de rosquear era do galão de gasolina e a com presilha, para água .
40-FerramentasFerramentas: A pá e o machado eram presos à lateral direita do jeep. Quem consegue achar um machado ou pá legítimos ganha bonus ilimitados na originalidade. Capota e correias: eram exclusivamente de LONA. Fivelas e presilhas eram em aço preto.
clique para ampliar Côres: Durante a Segunda Guerra o verde oliva fosco usado nos veículos passou por duas fases. Inicialmente, era num tom bem claro, quase caki. Depois, ficou com uma tonalidade um pouco mais escura, mais para o verde. Chamado de "Olive Drab" ("drab" é a denominação para cor sem brilho, fosca), muitas fábricas diferentes forneciam a tinta, com pequenas diferenças da mesma cor. Quando em uso, os jeeps eram repintados com freqüencia, devido ao desgaste e uso extremo nas operções de guerra. O motor do GPW era na cor cinza, enquanto no MB, o motor era verde igual ao da carroceria. Vários componentes do motor eram em preto (copo de óleo, buzina, filtro de ar). Os jeeps do Corpo de Fuzileiros Navais eram cinza fosco. Os clássicos jeeps do SAS inglês, usados no Norte da África em 41/42, eram cor de areia.
Kübelwagen O jeep dos alemães era o Kübelwagen (Kübel=bolso+Wagen=veículo, portanto, "carro de bolso"). Foi engenhosamente criado para ser um veículo para todo terreno, com motor refrigerado a ar. Em breve, uma sessão mais detalhada sobre os vários modelos do Kübelwagen.
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